Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
maia



Mensagens: 36
Data de inscrição: 19/03/2014

MensagemAssunto: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Sex Abr 04, 2014 3:52 am

Questão 1

Nota: Não gerada
Segundo Sartoretto (2009, p.1) “(...) o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:
Alternativas

1 - a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
2 - A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva
3 - A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva
4 - A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais
5 - A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente
Sua resposta

1 - a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
Questão 2

Nota: Não gerada
Entendemos que a escola inclusiva é um tipo de comunidade educativa cujas práticas respondem à diversidade dos seus alunos, atendendo às suas necessidades emocionais, de aprendizagem e sociais. Para que uma aula seja inclusiva é preciso mudanças/transformações:
Alternativas

1 - nos ambientes físicos
2 - nas concepções/ paradigmas
3 - na formação competente do professor
4 - nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
5 - Todas as alternativas anteriores estão inteiramente corretas
Sua resposta

4 - nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
Questão 3

Nota: Não gerada
Qualquer escola que deseje seguir uma política de Educação Inclusiva terá de desenvolver políticas, práticas e culturas que respeitem a diversidade e a contribuição ativa de cada aluno para a construção de um conhecimento. Partindo dessa ideia é correto afirmar que as políticas educacionais inclusivas:
Alternativas

1 - dificultam o ato pedagógico inclusivo, já que desconhecem o verdadeiro cotidiano escolar e práticas pedagógicas que promovem a inclusão
2 - facilitam as práticas inclusivas, pois determinam como deve acontecer o ensino particularizado para os alunos com necessidades educativas especiais
3 - não asseguram sozinhas o sucesso das práticas educativas inclusivas, pois não têm um significado único ou consensual
4 - afirmam a importância da escola especial em detrimento da escola comum
5 - valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
Sua resposta

5 - valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual alternativa abaixo é a correta?
Alternativas

1 - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras
2 - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
3 - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas
4 - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos
5 - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros
Sua resposta

2 - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
Questão 5

Nota: Não gerada
Apesar do conceito de inclusão se ter expandido rapidamente como um princípio organizador fundamental do sistema educacional ainda continua a existir uma contradição entre legislação e prática nas escolas ou salas de aula. Tanto a legislação como o discurso dos professores se tornaram rapidamente “inclusivos”, mas as práticas nas escolas nem sempre são consistentes com esses discursos (Rodrigues, 2006). Diante dessa problemática, qual alternativa abaixo é a correta?
Alternativas

1 - A educação inclusiva é um movimento limitado cuja intencionalidade é fortalecer instituições educativas especiais
2 - A educação inclusiva entende que necessidades educativas especiais abrangem situações e/ou condições decorrentes de uma limitação permanente e que, por mais que haja esforços inclusivos por parte dos professores, as práticas escolares serão pouco consistentes e efetivas
3 - A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há uma grande distância entre o discurso e a prática
4 - Ao tratar da educação inclusiva não há nenhum valor em elaborar e discutir as leis, pois entre o que esta prevê e a realidade não há nenhuma possibilidade de aproximação
5 - Incluir significa prever meios, já que as condições de permanência e acesso na escola é amplamente garantida a todos
Sua resposta

3 - A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há uma grande
esta com erros não sei aonde alguém enviou sem erros
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maia



Mensagens: 36
Data de inscrição: 19/03/2014

MensagemAssunto: AV 02 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Qui Abr 03, 2014 10:54 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
Alternativas

1 - uma escola para todos
2 - uma escola de todos
3 - uma escola para muitos
4 - uma escola especializada
5 - uma escola especial
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Criar uma sala de aula inclusiva é um desafio. Os professores devem criar/pensar ambientes de aprendizagem que valorizem a criatividade, o potencial individual, as interações sociais, o trabalho cooperativo, a experimentação e a inovação. Além do mais, é essencial o suporte que os professores podem receber, a vários níveis, dentro e fora da escola. Isso indica que há formas mais adequadas de praticar efetivamente a inclusão em sala de aula. Qual alternativa abaixo indica corretamente a forma mais adequada de inclusão em sala?
Alternativas

1 - Inclusão condicional que entende que é preciso certas condições para que o aluno com necessidade educacional especial seja atendido com qualidade e plenitude
2 - Inclusão total ou radical na qual se almeja o início das escolas especiais
3 - Inclusão responsável que concebe a inclusão como um processo que prevê recursos, inclusive de instituições especializadas, além da necessária presença das redes sociais de apoio
4 - Inclusão responsável que prevê somente os serviços de instituições especializadas
5 - Integração, pois devemos modelar o aluno conforme as necessidades da escola
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Com base nos estudos das webaulas, qual alternativa abaixo está correta?
Alternativas

1 - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de diferença e que avança em relação à ideia de desigualdade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola
2 - Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço secundário no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da inclusão
3 - A partir do ideal de construção de sistemas educacionais excludentes, a organização de escolas e classes especiais deve ser mantida, implicando a permanência estrutural e cultural desse modelo escolar
4 - O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação
5 - Todas as alternativas anteriores estão plenamente corretas
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Partindo-se do pressuposto de que a escola inclusiva pauta-se no princípio da diversidade e do direito à educação para todos, qual alternativa abaixo está incorreta?
Alternativas

1 - A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social
2 - A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola
3 - A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania se reconhece as diferenças e exclusão dos sujeitos que devem ocupar um lugar social segundo os mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades
4 - Sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração, que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar
5 - Todas as alternativas anteriores estão inteiramente incorretas
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?
Alternativas

1 - A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento
2 - A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência
3 - A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência
4 - A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades
5 - A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes
Sua resposta

Sem alguém fez que foi sem erro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maia



Mensagens: 36
Data de inscrição: 19/03/2014

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Qui Abr 03, 2014 10:55 pm

cade o povo  Razz Razz 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
BISPO



Mensagens: 6
Data de inscrição: 27/03/2014

MensagemAssunto: av1 educação inclusiva   Sex Abr 04, 2014 3:09 pm

he sophia eu tbm quero as duas !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Caique



Mensagens: 1
Data de inscrição: 02/04/2014

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Sex Abr 04, 2014 3:26 pm

Alguem já respondeu essas avaliações sem erro eu também quero!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
patricia vogt



Mensagens: 9
Data de inscrição: 01/04/2014

MensagemAssunto: av1 e av2 educaçao inclusiva   Sab Abr 05, 2014 1:30 pm

resposta da av2
a) 5
b) 2
c) 3
d) 5
e) 2
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samara2014



Mensagens: 21
Data de inscrição: 30/03/2014

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Dom Abr 06, 2014 10:09 pm

Esse gabarito da AV 2 está errado. Alguém fez e esta tudo certo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lukas_Maluf



Mensagens: 4
Data de inscrição: 20/03/2014
Idade: 24

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Seg Abr 07, 2014 5:17 pm

Essa Av02 esta errada mesmo pois praticamente todas as respostas falam só de escolas especiais. Smile Smile Smile 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Samara2014



Mensagens: 21
Data de inscrição: 30/03/2014

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Dom Abr 13, 2014 2:27 pm

Question Question Question 
Gente ninguém conseguiu fazer a prova AV 01 e 02 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA??
Estou precisando muito da ajuda de vocês.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
NeumaraLago



Mensagens: 4
Data de inscrição: 11/04/2014

MensagemAssunto: AV 2 Educação Inclusiva   Seg Abr 14, 2014 9:34 pm

Samara2014 escreveu:
Question Question Question 
Gente ninguém conseguiu fazer a prova AV 01 e 02 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA??
Estou precisando muito da ajuda de vocês.
Samara,respondi a AV2 assim,porém ainda ñ enviei.
1-1
2-2
3-3
4-5
5-2
Se alguém aí tiver enviado sem erros,passe p gente,por favor  Wink 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
NeumaraLago



Mensagens: 4
Data de inscrição: 11/04/2014

MensagemAssunto: Re: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Seg Abr 14, 2014 9:36 pm

patricia vogt escreveu:
resposta da av2
a) 5
b) 2
c) 3
d) 5
e) 2
Patrícia vc já enviou esastas respostas,foram sem erros?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cesar mauro



Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/04/2014

MensagemAssunto: AV1 EDUCAÇAO INCUSIVA FOI SEM ERROS   Seg Abr 14, 2014 10:01 pm

1=2
2=5
3=3
4=4
5=3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» E se os professores falassem sobre videogames na escola?
» Avaliação Sprite Tiro Plataforma
» Como organizar o Fórum dividindo cada Categoria?
» Icones pequenos
» Cambada de cabrões ...que falta de educação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -