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 AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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maia



Mensagens: 36
Data de inscrição: 19/03/2014

MensagemAssunto: AV 01 - LICENCIATURAS - EDUCAÇÃO INCLUSIVA   Qua Abr 02, 2014 5:38 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Segundo Sartoretto (2009, p.1) “(...) o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:
Alternativas

1 - a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
2 - A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva
3 - A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva
4 - A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais
5 - A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente
Sua resposta

1 - a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
Questão 2

Nota: Não gerada
Entendemos que a escola inclusiva é um tipo de comunidade educativa cujas práticas respondem à diversidade dos seus alunos, atendendo às suas necessidades emocionais, de aprendizagem e sociais. Para que uma aula seja inclusiva é preciso mudanças/transformações:
Alternativas

1 - nos ambientes físicos
2 - nas concepções/ paradigmas
3 - na formação competente do professor
4 - nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
5 - Todas as alternativas anteriores estão inteiramente corretas
Sua resposta

4 - nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
Questão 3

Nota: Não gerada
Qualquer escola que deseje seguir uma política de Educação Inclusiva terá de desenvolver políticas, práticas e culturas que respeitem a diversidade e a contribuição ativa de cada aluno para a construção de um conhecimento. Partindo dessa ideia é correto afirmar que as políticas educacionais inclusivas:
Alternativas

1 - dificultam o ato pedagógico inclusivo, já que desconhecem o verdadeiro cotidiano escolar e práticas pedagógicas que promovem a inclusão
2 - facilitam as práticas inclusivas, pois determinam como deve acontecer o ensino particularizado para os alunos com necessidades educativas especiais
3 - não asseguram sozinhas o sucesso das práticas educativas inclusivas, pois não têm um significado único ou consensual
4 - afirmam a importância da escola especial em detrimento da escola comum
5 - valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
Sua resposta

5 - valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
Questão 4

Nota: Não gerada
Qual alternativa abaixo é a correta?
Alternativas

1 - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras
2 - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
3 - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas
4 - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos
5 - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros
Sua resposta

2 - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
Questão 5

Nota: Não gerada
Apesar do conceito de inclusão se ter expandido rapidamente como um princípio organizador fundamental do sistema educacional ainda continua a existir uma contradição entre legislação e prática nas escolas ou salas de aula. Tanto a legislação como o discurso dos professores se tornaram rapidamente “inclusivos”, mas as práticas nas escolas nem sempre são consistentes com esses discursos (Rodrigues, 2006). Diante dessa problemática, qual alternativa abaixo é a correta?
Alternativas

1 - A educação inclusiva é um movimento limitado cuja intencionalidade é fortalecer instituições educativas especiais
2 - A educação inclusiva entende que necessidades educativas especiais abrangem situações e/ou condições decorrentes de uma limitação permanente e que, por mais que haja esforços inclusivos por parte dos professores, as práticas escolares serão pouco consistentes e efetivas
3 - A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há uma grande distância entre o discurso e a prática
4 - Ao tratar da educação inclusiva não há nenhum valor em elaborar e discutir as leis, pois entre o que esta prevê e a realidade não há nenhuma possibilidade de aproximação
5 - Incluir significa prever meios, já que as condições de permanência e acesso na escola é amplamente garantida a todos
Sua resposta

3 - A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há um
ta com erro alguém já enviou sem erros
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