Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 qual é a resposta alguém sabe?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cleonilde



Mensagens: 4
Data de inscrição: 31/03/2014

MensagemAssunto: qual é a resposta alguém sabe?   Seg Mar 31, 2014 3:47 pm

1-Segundo Sartoretto (2009, p.1) “(...) o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:

a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva
• A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva
• A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais
• A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente

2-Entendemos que a escola inclusiva é um tipo de comunidade educativa cujas práticas respondem à diversidade dos seus alunos, atendendo às suas necessidades emocionais, de aprendizagem e sociais. Para que uma aula seja inclusiva é preciso mudanças/transformações:
________________________________________
• nos ambientes físicos
• nas concepções/ paradigmas
• na formação competente do professor
3-Qualquer escola que deseje seguir uma política de Educação Inclusiva terá de desenvolver políticas, práticas e culturas que respeitem a diversidade e a contribuição ativa de cada aluno para a construção de um conhecimento. Partindo dessa ideia é correto afirmar que as políticas educacionais inclusivas:
________________________________________
• dificultam o ato pedagógico inclusivo, já que desconhecem o verdadeiro cotidiano escolar e práticas pedagógicas que promovem a inclusão
• facilitam as práticas inclusivas, pois determinam como deve acontecer o ensino particularizado para os alunos com necessidades educativas especiais
• não asseguram sozinhas o sucesso das práticas educativas inclusivas, pois não têm um significado único ou consensual
• afirmam a importância da escola especial em detrimento da escola comum
• valorizam a criação de escolas especiais e a impossibilidade de realizar a inclusão escolar para todos
4-Qual alternativa abaixo é a correta?
________________________________________
• Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras
• A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo
• Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas
• A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos
• As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros
5-Apesar do conceito de inclusão se ter expandido rapidamente como um princípio organizador fundamental do sistema educacional ainda continua a existir uma contradição entre legislação e prática nas escolas ou salas de aula. Tanto a legislação como o discurso dos professores se tornaram rapidamente “inclusivos”, mas as práticas nas escolas nem sempre são consistentes com esses discursos (Rodrigues, 2006). Diante dessa problemática, qual alternativa abaixo é a correta?
• A educação inclusiva é um movimento limitado cuja intencionalidade é fortalecer instituições educativas especiais
• A educação inclusiva entende que necessidades educativas especiais abrangem situações e/ou condições decorrentes de uma limitação permanente e que, por mais que haja esforços inclusivos por parte dos professores, as práticas escolares serão pouco consistentes e efetivas
• A educação inclusiva é um movimento que se expressa em inúmeros documentos internacionais e nacionais, porém, entre o previsto em lei e o efetivado no contexto escolar há uma grande distância entre o discurso e a prática
• Ao tratar da educação inclusiva não há nenhum valor em elaborar e discutir as leis, pois entre o que esta prevê e a realidade não há nenhuma possibilidade de aproximação
• Incluir significa prever meios, já que as condições de permanência e acesso na escola é amplamente garantida a todos

• nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
• Todas as alternativas anteriores estão inteiramente corretas
Avaliação 2
1-A educação inclusiva só existe se forem introduzidas nas salas de aula estratégias e práticas diferentes daquelas que tradicionalmente se praticam (Sanches, 2005). Estas dependem largamente da atitude, conhecimento, competência e capacidades dos professores para inovarem e criarem contextos para um ensino que vá de encontro às necessidades e potenciais dos seus alunos. Assim, devemos entender a inclusão escolar como o processo de construção de:
________________________________________
• uma escola para todos
• uma escola de todos
• uma escola para muitos
• uma escola especializada
• uma escola especial
2-Criar uma sala de aula inclusiva é um desafio. Os professores devem criar/pensar ambientes de aprendizagem que valorizem a criatividade, o potencial individual, as interações sociais, o trabalho cooperativo, a experimentação e a inovação. Além do mais, é essencial o suporte que os professores podem receber, a vários níveis, dentro e fora da escola. Isso indica que há formas mais adequadas de praticar efetivamente a inclusão em sala de aula. Qual alternativa abaixo indica corretamente a forma mais adequada de inclusão em sala?
________________________________________
• Inclusão condicional que entende que é preciso certas condições para que o aluno com necessidade educacional especial seja atendido com qualidade e plenitude
• Inclusão total ou radical na qual se almeja o início das escolas especiais
• Inclusão responsável que concebe a inclusão como um processo que prevê recursos, inclusive de instituições especializadas, além da necessária presença das redes sociais de apoio
• Inclusão responsável que prevê somente os serviços de instituições especializadas
• Integração, pois devemos modelar o aluno conforme as necessidades da escola
3-Com base nos estudos das webaulas, qual alternativa abaixo está correta?
________________________________________
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de diferença e que avança em relação à ideia de desigualdade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço secundário no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da inclusão
A partir do ideal de construção de sistemas educacionais excludentes, a organização de escolas e classes especiais deve ser mantida, implicando a permanência estrutural e cultural desse modelo escolar

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação
• Todas as alternativas anteriores estão plenamente corretas
4-Partindo-se do pressuposto de que a escola inclusiva pauta-se no princípio da diversidade e do direito à educação para todos, qual alternativa abaixo está incorreta?
________________________________________
A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola
A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania se reconhece as diferenças e exclusão dos sujeitos que devem ocupar um lugar social segundo os mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação e produção das desigualdades
Sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração, que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar
Todas as alternativas anteriores estão inteiramente incorretas
5-A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?
________________________________________
• A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento
• A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência
A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência
A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades
• A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes








Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
patricia vogt



Mensagens: 9
Data de inscrição: 31/03/2014

MensagemAssunto: Re: qual é a resposta alguém sabe?   Seg Mar 31, 2014 9:57 pm

oi vc conceguiu responder tambem estou procurando essa resposta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cleonilde



Mensagens: 4
Data de inscrição: 31/03/2014

MensagemAssunto: oi   Ter Abr 01, 2014 9:45 am

oi ainda não c vç consegui passa pra mim...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
deborahsilva



Mensagens: 31
Data de inscrição: 20/10/2013
Idade: 18

MensagemAssunto: Você é contra a aula atividade antes da tele aula ? Leia.   Ter Abr 01, 2014 10:36 pm

Se você não concorda com o horário proposto pela unopar, sendo a aula atividade primeiro e depois a tele aula ,assine ! O horário assim como está, acaba influenciando diretamente no aprendizado, percepção de conteúdo além do bem estar fisico e moral de muitos alunos da universidade. Vamos mudar essa situação. Ajude ! Divulguem a todos os polos ,e o seu próprio e encaminharemos para a coordenadora do curso , e também estaremos enviando ao Polo central da Unopar .! É fácil e simples assinar . É só ir no link a seguir, e clicar em assinar abaixo assinado. Link : http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70778
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

qual é a resposta alguém sabe?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» (#400) Correção das caixas BBcode em resposta rápida dos fóruns
» Nova comunidade do lexuzboxf36 - Entra aqui e sabe mais
» Qual o melhor fabricante de processador?
» Qual o sentido de ter Filosofia em um curso de TI?
» Qual a melhor versão de Mikrotik para RBs?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-