Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 AV2 3º semestre alguem fez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: AV2 3º semestre alguem fez   Qui Mar 20, 2014 4:19 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Leia o trecho retirado da sua web aula: “O documento nesse sentido era a prova concreta e verdadeira de um passado imutável que não precisava ser interpretado.” Essa concepção sobre os documentos é característica de qual escola histórica estudada?
Alternativas

1 - Sim, porque seu caráter oficial da total credibilidade a esta fonte histórica.
2 - Não, uma vez que a falsificação de documentos era e ainda é muito comum em qualquer lugar domundo
3 - Da Escola Metódica dita Positivista, que dava aos documentos o caráter de narradores da verdade. Como dizia Ranke, os documentos falam por si.
4 - Infelizmente não, pois com a Escola dos Annales e os novos objetos e novas abordagens, a história perdeu seu caráter científico.
5 - Sim. O documento é, apesar do uso de outras fontes históricas, a mais confiável.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
As fontes históricas recebem algumas classificações, que não denigrem nem desmerecem nenhuma delas, apenas diferenciam-nas. Assinale a alternativa que explica corretamente uma destas divisões:
Alternativas

1 - Fontes primarias são aquelas que primeiro foram analisadas no decorres do estudo de um historiador, é a sua fonte prima. As secundárias são as fontes que o pesquisador utilizou para complementar a fonte primária.
2 - Fontes primárias são aquelas consideradas mais fáceis de serem analisadas, como uma canção ou uma certidão de nascimento. Já as fontes secundárias são aquelas que requerem um maior rigor acadêmico na sua análise, como os objetos de cultura material e as entrevistas.
3 - Fontes secundárias são aquelas chamadas “diretas” ou de primeira mão, ou seja, podem ser documentos, objetos de cultura material, entre outras que são vestígios diretos do fato e da época estudada. Já as fontes primárias, são aquelas que já passaram por uma interpretação e, por isso, indiretas, como uma tese de doutorado de um professor ou um livro didático.
4 - A divisão entre fontes primárias e secundárias é totalmente irrelevante para o estudo da História.
5 - Fontes primárias são aquelas chamadas “diretas” ou de primeira mão, ou seja, podem ser documentos, objetos de cultura material, entre outras que são vestígios diretos do fato e da época estudada. Já as fontes secundárias, são aquelas que já passaram por uma interpretação e, por isso, indiretas, como uma tese de doutorado.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Hoje, os historiadores chamam de revolução, as transformações profundas (políticas e econômicas, técnicas, de valores, costumes, etc) que provocam a destruição total ou parcial da velha ordem e a sua substituição por uma nova ordem.

(...)
Toda vez que técnicas, costumes, tradições ou valores que eram dominantes são substituídos por outros, alterando profundamente a vida das pessoas e as relações entre elas, nós usamos a palavra revolução.
Joelza Éster Rodrigues - "História em documentos"

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conceito acima apresentado.
Alternativas

1 - A independênciados EUA.
2 - A descoberta da agricultura e domesticação dos animais na Pré-História.
3 - A ascensão do aiatolá Khomeini ao poder no Irã
4 - A posse do presidente Fernando Henrique Cardoso no Brasil.
5 - A tomada do poder pelos bolcheviques, em1917, na Rússia.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Um dos grandes representantes da Escola dos Annales, que revolucionou a historiografia, é Fernand Braudel. A sua teoria sobre as diferentes temporalidades é seguida à risca pela maioria esmagadora dos historiadores atuais. Assinale a alternativa correta sobre essa teoria:
Alternativas

1 - A definição que Braudel utiliza para tempo histórico e tempo cronológico sem dúvida alguma revolucionou a História do tempo presente.
2 - Os eventos de longa duração para Braudel são aqueles de longa data, na qual podemos fazer uma análise das estruturas formadas, como no caso da escravidão no Brasil, que perdurou por mais de 300 anos.
3 - A curta duração, apesar do nome, não é tão curta assim. Eventos que duraram alguns anos, como a Segunda Guerra Mundial, ou até mesmo décadas, se encaixam nesta categoria.
4 - A longa duração limita-se cronologicamente a eventos que não ultrapassem 100 anos.
5 - A média duração é destinada a acontecimentos que tiveram importância mediana para a História, que não são considerados revolucionários os divisores de eras históricas.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
“Da produção intelectual, no campo da historiografia, no século XX, uma importante parcela do que existe de mais inovador, notável e significativo, origina-se da França. A historiografia jamais será a mesma” (BURKE, 1997, p.127). A Escola Histórica que Burke faze referência é:
Alternativas

1 - Materialismo Histórico
2 - Escola Metódica
3 - Escola dos Annales.
4 - Positivismo comteano.
5 - Idealismo Alemão.
Sua resposta

Sem resposta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ivie Rafaela



Mensagens: 5
Data de inscrição: 25/03/2014

MensagemAssunto: respostas   Ter Mar 25, 2014 10:35 am

Oi, você ainda precisa?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: AV3   Ter Mar 25, 2014 3:22 pm

Sim, Ivie Rafaela, você poderia me ajudar?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: Re: AV2 3º semestre alguem fez   Ter Mar 25, 2014 3:24 pm

Ivie Rafaela escreveu:
Oi, você ainda precisa?
Sim, você pode me ajudar?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: Por favor alguem pode me ajudar   Qui Mar 27, 2014 3:47 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Leia o trecho retirado da sua web aula: “O documento nesse sentido era a prova concreta e verdadeira de um passado imutável que não precisava ser interpretado.” Essa concepção sobre os documentos é característica de qual escola histórica estudada?
Alternativas

1 - Sim, porque seu caráter oficial da total credibilidade a esta fonte histórica.
2 - Não, uma vez que a falsificação de documentos era e ainda é muito comum em qualquer lugar domundo
3 - Da Escola Metódica dita Positivista, que dava aos documentos o caráter de narradores da verdade. Como dizia Ranke, os documentos falam por si.
4 - Infelizmente não, pois com a Escola dos Annales e os novos objetos e novas abordagens, a história perdeu seu caráter científico.
5 - Sim. O documento é, apesar do uso de outras fontes históricas, a mais confiável.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
As fontes históricas recebem algumas classificações, que não denigrem nem desmerecem nenhuma delas, apenas diferenciam-nas. Assinale a alternativa que explica corretamente uma destas divisões:
Alternativas

1 - Fontes primarias são aquelas que primeiro foram analisadas no decorres do estudo de um historiador, é a sua fonte prima. As secundárias são as fontes que o pesquisador utilizou para complementar a fonte primária.
2 - Fontes primárias são aquelas consideradas mais fáceis de serem analisadas, como uma canção ou uma certidão de nascimento. Já as fontes secundárias são aquelas que requerem um maior rigor acadêmico na sua análise, como os objetos de cultura material e as entrevistas.
3 - Fontes secundárias são aquelas chamadas “diretas” ou de primeira mão, ou seja, podem ser documentos, objetos de cultura material, entre outras que são vestígios diretos do fato e da época estudada. Já as fontes primárias, são aquelas que já passaram por uma interpretação e, por isso, indiretas, como uma tese de doutorado de um professor ou um livro didático.
4 - A divisão entre fontes primárias e secundárias é totalmente irrelevante para o estudo da História.
5 - Fontes primárias são aquelas chamadas “diretas” ou de primeira mão, ou seja, podem ser documentos, objetos de cultura material, entre outras que são vestígios diretos do fato e da época estudada. Já as fontes secundárias, são aquelas que já passaram por uma interpretação e, por isso, indiretas, como uma tese de doutorado.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Hoje, os historiadores chamam de revolução, as transformações profundas (políticas e econômicas, técnicas, de valores, costumes, etc) que provocam a destruição total ou parcial da velha ordem e a sua substituição por uma nova ordem.

(...)
Toda vez que técnicas, costumes, tradições ou valores que eram dominantes são substituídos por outros, alterando profundamente a vida das pessoas e as relações entre elas, nós usamos a palavra revolução.
Joelza Éster Rodrigues - "História em documentos"

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conceito acima apresentado.
Alternativas

1 - A independênciados EUA.
2 - A descoberta da agricultura e domesticação dos animais na Pré-História.
3 - A ascensão do aiatolá Khomeini ao poder no Irã
4 - A posse do presidente Fernando Henrique Cardoso no Brasil.
5 - A tomada do poder pelos bolcheviques, em1917, na Rússia.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Um dos grandes representantes da Escola dos Annales, que revolucionou a historiografia, é Fernand Braudel. A sua teoria sobre as diferentes temporalidades é seguida à risca pela maioria esmagadora dos historiadores atuais. Assinale a alternativa correta sobre essa teoria:
Alternativas

1 - A definição que Braudel utiliza para tempo histórico e tempo cronológico sem dúvida alguma revolucionou a História do tempo presente.
2 - Os eventos de longa duração para Braudel são aqueles de longa data, na qual podemos fazer uma análise das estruturas formadas, como no caso da escravidão no Brasil, que perdurou por mais de 300 anos.
3 - A curta duração, apesar do nome, não é tão curta assim. Eventos que duraram alguns anos, como a Segunda Guerra Mundial, ou até mesmo décadas, se encaixam nesta categoria.
4 - A longa duração limita-se cronologicamente a eventos que não ultrapassem 100 anos.
5 - A média duração é destinada a acontecimentos que tiveram importância mediana para a História, que não são considerados revolucionários os divisores de eras históricas.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
“Da produção intelectual, no campo da historiografia, no século XX, uma importante parcela do que existe de mais inovador, notável e significativo, origina-se da França. A historiografia jamais será a mesma” (BURKE, 1997, p.127). A Escola Histórica que Burke faze referência é:
Alternativas

1 - Materialismo Histórico
2 - Escola Metódica
3 - Escola dos Annales.
4 - Positivismo comteano.
5 - Idealismo Alemão.
Sua resposta

Sem resposta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ivie Rafaela



Mensagens: 5
Data de inscrição: 25/03/2014

MensagemAssunto: Re: AV2 3º semestre alguem fez   Seg Mar 31, 2014 8:14 am

Oi, me desculpa a demora, pra que dia voce precisa??????
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ivie Rafaela



Mensagens: 5
Data de inscrição: 25/03/2014

MensagemAssunto: Respostas   Seg Mar 31, 2014 8:19 am

Então, eu fiz essa prova.

Fica por sua conta e risco ok? rsrsrs
Dê uma pesquisada nas respostas..

1) 3
2) 5
3) 4
4) 2
5) 3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: AV2   Ter Abr 01, 2014 8:47 am

Obrigado Ivie, deu certinho. Gostaria de saber qual e a sua graduação?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ivie Rafaela



Mensagens: 5
Data de inscrição: 25/03/2014

MensagemAssunto: Oi   Ter Abr 01, 2014 2:31 pm

Faço História, 3° semetre. e Você? Pedagogia?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
deborahsilva



Mensagens: 31
Data de inscrição: 20/10/2013
Idade: 19

MensagemAssunto: Você é contra a aula atividade antes da tele aula ? Leia.   Ter Abr 01, 2014 9:22 pm

Se você não concorda com o horário proposto pela unopar, sendo a aula atividade primeiro e depois a tele aula ,assine ! O horário assim como está, acaba influenciando diretamente no aprendizado, percepção de conteúdo além do bem estar fisico e moral de muitos alunos da universidade.Vamos mudar essa situação. Ajude ! Divulguem a todos os polos ,e o seu próprio e encaminharemos para a cordenadora do curso , e também estaremos enviando ao Polo central da Unopar .! É fácil e simples assinar . É só ir no link a seguir, e clicar em assinar abaixo assinado. Link : http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70778
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: História   Ter Abr 08, 2014 10:21 am

Que legal Ivie também faço a graduação em história, 3º semestre, Unopar Brasília.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ivie Rafaela



Mensagens: 5
Data de inscrição: 25/03/2014

MensagemAssunto: Facebook   Sab Abr 26, 2014 7:43 am

Vanderson, você tem Facebook? Assim fica mais fácil trocarmos informações.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vanderson



Mensagens: 8
Data de inscrição: 20/03/2014

MensagemAssunto: Face   Seg Abr 28, 2014 11:02 am

Este e o meu face Ivie marcos1d2@hotmail.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

AV2 3º semestre alguem fez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Alguém tem alguns fontes de Delphi de exemplo?
» CREN 2012 - 1º Enduro de Valongo
» CNE 2013 - Enduro de Góis
» Expedição de MOTOS ao Deserto do SAHARA 20-28 Abril 2013
» CNE 2013 - Enduro da Régua

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -