Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 O trabalho do pedagogo nos espaços educativos ava 3 e ava 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Renatinha



Mensagens: 9
Data de inscrição: 08/05/2012

MensagemAssunto: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos ava 3 e ava 4   Sex Nov 16, 2012 11:11 am

Questão 1: Nota: Não gerada


Se a escola é uma instituição de cultura, ela deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, enquanto que o professor deve viabilizar a todos seus alunos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica, pedagógica e política da sociedade. No espaço escolar também é trabalho do professor participar da estruturação do projeto político pedagógico, planejar e desenvolver atividades pedagógicas e projeto político-pedagógico, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:




Alternativas
1 -
Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação.
2 -
Modificar rotineiramente seus pressupostos teóricos valorizando informações apresentadas pela mídia, portanto passíveis de mudança e diferentes interpretações.
3 -
Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas apenas de forma quantitativa.
4 - Trabalhar a teoria como um suporte complementar à sua prática, nem sempre expressiva, pois a finalidade maior é a prática, a ação.
5 - Condicionar a prática no sentido de observar ou alterar o fazer pedagógico a cada avaliação realizada.
Sua resposta
1 -
Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação.
Questão 2: Nota: Não gerada


Os profissionais da escola devem ter a consciência de que a função social da escola está em garantir a efetivação da educação como um “direito social”. Cabe à escola e seus profissionais garantir aprendizagem significativa aos seus alunos, auxiliar na construção do conhecimento, incentivá-los a participar na escola até a conclusão do curso e certificação com sucesso. Nessa perspectiva, assinale a INCORRETA - quando o homem é tido como sujeito histórico: sua formação na escola tem como objetivo:




Alternativas
1 -
Permitir ao sujeito relacionar-se consigo mesmo, com a natureza e com os outros homens.
2 -
Treinar e disciplinar ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores com o objetivo de servir ao mercado de trabalho.
3 -
Favorecer a criação de oportunidade de inclusão social para aqueles que ainda não praticam o exercício da cidadania.
4 -
Propiciar aquisição de habilidades físicas, intelectuais e manuais necessárias à continuidade da escolarização.
5 -
Preparar a criança em sua totalidade visando o desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo.
Sua resposta
2 -
Treinar e disciplinar ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores com o objetivo de servir ao mercado de trabalho.
Questão 3: Nota: Não gerada


Analise qual afirmativa apresentada logo abaixo, retrata integralmente o trabalho pedagógico no espaço educativo:

O trabalho pedagógico no espaço educativo deve ser entendido como:




Alternativas
1 -
Um processo intencional que visa formação para a alienação dos alunos,
2 -
Um processo organizado, com o objetivo de apresentar infindáveis conteúdos ao mesmo tempo, para que o aluno decore com maior velocidade,
3 -
Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento.
4 -
Um processo autoritário e individualizado, para que cada aluno desenvolva as atividades pautadas num ambiente de competitividade.
5 -
Nenhuma das anteriores,
Sua resposta
3 -
Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento.
Questão 4: Nota: Não gerada


Considere a INCORRETA:

A especificidade da função do Pedagogo diante do processo educativo, exige:






Alternativas
1 - Intencionalidade e comprometimento,
2 - Auxílio na efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social, sempre atenta as indicações do meio empresarial e mercado consumidor
3 - Aprimoramento da visão ideológica para um olhar problematizador, diante da realidade contemporânea,
4 - Fortalecimento de elos entre as ações e os sujeitos que se propõem realizá-las, de forma coletiva,
5 -
Um interesse maior centrado na contextualização do processo de ensino e aprendizagem, fundamentado na articulação do ato de ensinar e aprender.
Sua resposta
2 - Auxílio na efetivação de um projeto de escola que cumpra com sua função política, pedagógica e social, sempre atenta as indicações do meio empresarial e mercado consumidor
Questão 5: Nota: Não gerada


O documento Guia de Percurso (2010/1), do Curso de Pedagogia-UNOPAR, apresenta uma proposta pedagógica facilitadora, aos seus alunos ingressantes. O documento esclarece sobre a compreensão de que o aluno deva buscar conhecimento, sobre diferentes processos e práticas pedagógicas, a serem planejadas e desenvolvidas nos espaços educativos, com o objetivo de atender à democratização do ensino, à profissionalização do educador e à representação efetiva dos envolvidos nas questões educacionais. O documento ainda argumenta ser de primordial importância na formação e atuação do futuro pedagogo a compreensão de que a escola pode ser entendida como uma organização complexa cuja função social e formativa deva centrar-se na promoção da educação para a cidadania. Seguindo esse raciocínio, O Guia de Percurso (2010/1), ainda afirma, que ao término do curso, o acadêmico-futuro pedagogo, deve estar apto a:

I)Atuar com ética, identificando problemas socioculturais e educacionais tendo como referência a postura investigativa, demonstrando ainda consciência e respeito à diversidade;

II) Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

III)Reconhecer e encaminhar alunos que apresentem manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas a espaços especializados sem tentativa de inclusão.

IV) Aplicar diferentes formas de ensinar e diferentes linguagens, nas di­versas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

V) Desenvolver trabalho individualizado, participando da gestão da instituição de forma isolada, sem a necessidade de contribuir para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico,

Após leitura e análise, identifique as INCORRETAS






Alternativas
1 - A alternativa I e V apresenta dados corretos.
2 - A alternativa I, II, III e IV apresenta dados incorretos.
3 - A alternativa II apresenta dados incorretos
4 -
A alternativa III e V apresenta dados incorretos.
5 -
Nenhuma das alternativas apresenta dados incorretos.
Sua resposta
4 -
A alternativa III e V apresenta dados incorretos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Renatinha



Mensagens: 9
Data de inscrição: 08/05/2012

MensagemAssunto: Re: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos ava 3 e ava 4   Sex Nov 16, 2012 11:12 am

a resposta acima é da ava 3
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Renatinha



Mensagens: 9
Data de inscrição: 08/05/2012

MensagemAssunto: ava 4   Sex Nov 16, 2012 11:12 am

Questão 1: Nota: Não gerada


Seguindo análise do material de apoio, atualmente o Currículo expressa as tensões e contradições que acabam por compor a ação humana intencional, realizada a partir do trabalho, produto da cultura, organizado em saberes que auxiliarão na formação dos sujeitos. Ao buscar através da história a estruturação do Currículo na Educação Brasileira, podemos confirmar que o primeiro Currículo Escolar brasileiro mais significativo, “documento que estabelecia as normas administrativas e pedagógicas da organização do ensino no início da colonização”, surge com a nomenclatura de:




Alternativas
1 - PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais
2 -
Ratio Studiorum
3 -
DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais
4 -
Currículo Básico da Escola Pública
5 - Nenhuma das alternativas estão corretas
Sua resposta
2 -
Ratio Studiorum
Questão 2: Nota: Não gerada


As novas propostas relacionadas às Políticas Educacionais, a partir dos anos de 1990 no Brasil, apresentam como Desafios Educacionais o trabalho com determinados temas que sugerem defesa e Combate ao Racismo, à Discriminação Racial e respeito à Diversidade. Auxiliando no contexto, os movimentos culturais, ou seja, a produção humana, dentre outras intenções, busca redefinir a identidade feminina, negra, indígena, do campo, ao mesmo tempo em que expressa e organiza os saberes que circunstanciam as práticas escolares e a formação dos sujeitos de forma intencional. Assim, podemos considerar como INCORRETA a afirmativa apresentada abaixo sugerida como tema/conteúdo a ser tratado em sala de aula.




Alternativas
1 -
Obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro, através da Lei 10639/03.
2 -
Ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena, Lei11648/08.
3 -
Estatuto da Criança e do Adolescente.
4 - Estatuto do Idoso e Educação para a Paz.
5 -
Luta MFC, como estímulo e culto a diferentes formas de agressividade recebida na escola.
Sua resposta
5 -
Luta MFC, como estímulo e culto a diferentes formas de agressividade recebida na escola.
Questão 3: Nota: Não gerada


A Proposta Curricular, por sua vez, construída de forma coletiva pelos professores da disciplina, vem solidificar o trabalho, sob forma de expressão de uma determinada concepção de educação e de sociedade, pensada filosófica, histórica e culturalmente no Projeto Político Pedagógico. A partir desse entendimento podemos considerar como INCORRETA, a descrição do Currículo que envolve:





Alternativas
1 -
Seleção intencional de conteúdo, saberes e conhecimentos.
2 -
Centralidade das práticas educacionais pautada nas intenções sociais e ideológicas que a escola apresenta.
3 -
A organização do trabalho curricular nem sempre deve estar condicionada à organização do trabalho escolar.
4 -
O currículo, os conteúdos, seu ordenamento e sequenciação, suas hierarquias e carga horária são o núcleo fundante e estruturante do cotidiano da escola.
5 -
A seleção de conteúdos e a concepção de conhecimentos escolares, devem incentivar mudanças individuais e sociais.
Sua resposta
3 -
A organização do trabalho curricular nem sempre deve estar condicionada à organização do trabalho escolar.
Questão 4: Nota: Não gerada


Analise o texto e preencha as lacunas de acordo com o que se pede: Pensar a relação entre Pedagogo e Regente de sala de aula implica pensar a ________cotidiana da escola. E a prática cotidiana da escola está intimamente ligada à presença do professor regente de classe, profissional que regula e___________, diretamente com os alunos, o trabalho didático-pedagógico em sala de aula. A ________________do professor deve estimular o aluno a buscar novos desafios, novas formas de estruturar, reestruturar ou transformar o____________. O professor, ao ministrar suas aulas, deve evitar pactuar com o discurso de que o aluno não está interessado, que não se esforça em aprender e não realiza tarefas. O aluno deve encontrar no
docente, no educador, __________e estímulo para a realização do que lhe foi proposto como atividade.




Alternativas
1 -
administra, prática, administra, metodologia, conhecimento, incentivo,
2 - metodologia, conhecimento, incentivo, prática, administra
3 -
prática, administra, metodologia, conhecimento, incentivo,
4 -
administra, metodologia, conhecimento, incentivo, prática,
5 -
administra, metodologia, conhecimento, incentivo, administra,
Sua resposta
3 -
prática, administra, metodologia, conhecimento, incentivo,
Questão 5: Nota: Não gerada


Podemos considerar como INCORRETA a afirmativa de que cabe ao Pedagogo auxiliar o professor:




Alternativas
1 - A participar de cursos de capacitação e aprimoramento
2 -
Aprimorar metodologias e instrumentos e critérios de avaliação,
3 - Instrumentalizá-lo, quando de sua participação em Conselho de Classe e Conselho Escolar,
4 -
A participar do processo coletivo de participação diante da proposta de gestão no espaço escolar,
5 -
Na tarefa de desenvolver atividades constantes fora do espaço escolar, mesmo sem autorização dos responsáveis pelo aluno.
Sua resposta
5 -
Na tarefa de desenvolver atividades constantes fora do espaço escolar, mesmo sem autorização dos responsáveis pelo aluno.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

O trabalho do pedagogo nos espaços educativos ava 3 e ava 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -