Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Av1 Educação Inclusiva 1ºSem. UNOPAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Danny_2013



Mensagens: 3
Data de inscrição: 01/10/2013
Idade: 30
Localização: Brasilia

MensagemAssunto: Av1 Educação Inclusiva 1ºSem. UNOPAR   Ter Out 01, 2013 11:04 pm

Questão 1
Considerando a história da Educação Especial, percebemos que, na Grécia antiga, a perfeição do corpo era cultuada, por isso as pessoas que apresentavam alguma deficiência eram sacrificadas ou escondidas. Considerando esse contexto é correto afirmar que:

Alternativas
1 - Quando nascia uma criança que apresentava alguma deficiência, esta era submetida a um conselho que colocava sobre responsabilidade da família a sobrevivência da criança.
2 - Nesta época, acreditava-se que o comportamento diferente era algo natural, e necessitaria de alguns cuidados.
*3 - A pessoa com deficiência não era considerada como um indivíduo que tinha direito à vida.
4 - As crianças com deficiência ou com alguma malformação eram acolhidas em ambientes religiosos.
5 - Naquela época ter um filho deficiente era visto como benção dos céus para expiação dos pecados de seus ancestrais.

Questão 2:
Com o advento do cristianismo, na Idade Média, houve uma mudança significativa na organização político-administrativa surgindo um novo cenário religioso/político. Nesse período intensificou-se a crença no sobrenatural e as pessoas com deficiência foram reconhecidas como portadoras de alma, sendo também filhos de Deus. De que fase estamos falando?

Alternativas
1 - Adaptação;
2 - Integração.
3 - Inclusão;
*4 - Segregação (assistencial);
5 - Segregação (institucional).

Questão 3:
No século XX, especificamente, entre os anos 60 e 70 surgiu alguns movimentos a favor da desinstitucionalização, surgindo então a ideia de educar as pessoas que apresentavam deficiências em ambientes menos restritivos. Nesse período, iniciam-se os encaminhamentos de crianças com deficiências as escolas regulares, classes especiais e salas de recursos, todavia eram encaminhadas somente àquelas crianças que se mostravam capazes de se interagirem e se adaptarem ao novo ambiente. Essa fase foi denominada de fase de integração, que foi criticada pois:

Alternativas
1 - Partia da perspectiva de que para integrar uma criança com necessidades especiais basta colocá-la junto às demais, sem maiores transformações em relação ao ambiente escolares as práticas pedagógicas.
2 - Apresentava um caráter includente que não isolava o aluno, e respeitava suas limitações;
3 - A sociedade aceita mudar sua estrutura e atitudes em relação ao deficiente, principalmente impulsionada pelo modelo médico;
4 - As classes especiais e as escolas atendiam a todos os alunos, independente de suas características pessoais, integrando-os, colocando como um desafio da escola o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos;
*5 - Se caracterizou como uma concepção que acreditava que todo deficiente consegue se socializar e aprender mediante a intervenção dos profissionais especializados, e do desenvolvimento de práticas pedagógicas.

Questão 4:
No Brasil, a educação inclusiva está presente como política educacional no documento Política Nacional de Educação Especial, (1994), e em outros textos oficiais, promovidos pela Secretaria de Educação Especial do MEC, que visam regulamentar a educação especial inclusiva em nosso país. Considerando as propostas relacionadas a Educação inclusiva analise as afirmativa abaixo e identifique a alternativa que está incorreta:

Alternativas
1 - A educação inclusiva desloca o enfoque individual, centrado no aluno, para a escola, reconhecendo no seu interior a diversidade de diferenças individuais, físicas, culturais e sociais;
2 - A Educação Inclusiva significa, matricular os educandos com necessidades especiais na classe comum, cabendo ao deficiente a sua adaptação em relação ao processo de ensino e aprendizagem;
3 - A educação especial passa a ser compreendida e inserida na educação geral, na qual todos aprendem juntos, convivendo com as diferenças;
*4 - Na proposta da Educação Inclusiva a escola sai em busca de modificações estruturais, além de criar uma nova política educacional, uma política multicultural;
5 - A escola, numa perspectiva de educação Inclusiva precisa capacitar seus professores, preparar-se e buscar adaptar-se as necessidades de aprendizagem dos alunos, independente de suas características físicas, cognitivas, sociais ou culturais.

Questão 5:
De acordo com Ainscow (2005) a perspectiva da inclusão atinge não apenas a educação escolar, mas a nossa sociedade como um todo. Considerando os objetivos e estratégias voltadas à educação inclusiva, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa que está incorreta de acordo com a proposta da inclusão:

Alternativas
1 - A posposta da Educação Inclusiva estabelece a integração das pessoas com deficiência à sociedade, assim como na rede regular de ensino.
*2 - A posposta da Educação Inclusiva prevê apoio da Educação Especial ao sistema de ensino regular para criar condições de integração e aprendizagem de alunos com deficiência.
3 - A posposta da Educação Inclusiva defende a conscientização da comunidade escolar para a importância da presença do aluno com deficiência em sala regular;
4 - A posposta da Educação Inclusiva estabelece a integração técnico-pedagógica entre os educadores que atuam nas salas de aula do ensino regular e os que atendem em salas de educação especial;
*5 - A proposta da Educação Inclusiva baseia-se no princípio de que todas as crianças devem estar integradas no sistema regular de ensino, todavia, a sua participação nas atividades curriculares irá depender de sua adaptação a escola e ao próprio sistema.

GABARITO
1-3
2-4
3-5
4-4
5- 2 ou5

Estou na dúvida, ainda não confirmei... Me ajudem!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela



Mensagens: 42
Data de inscrição: 30/09/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 Educação Inclusiva 1ºSem. UNOPAR   Qua Out 02, 2013 11:19 am


1-3
2-4
3-5
4-4
5-5

essa e av1,enviei deu certo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Av1 Educação Inclusiva 1ºSem. UNOPAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» E se os professores falassem sobre videogames na escola?
» Avaliação Sprite Tiro Plataforma
» Como organizar o Fórum dividindo cada Categoria?
» Icones pequenos
» Cambada de cabrões ...que falta de educação

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -