Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 educacao ,sociedade e praxis educativa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
mary



Mensagens: 29
Data de inscrição: 16/09/2013
Idade: 35
Localização: cruz das almas

MensagemAssunto: educacao ,sociedade e praxis educativa    Seg Set 16, 2013 11:19 pm

Embarassed por favor se alguem souber da prova presencial de educacao ,sociedade e praxis educativa me de uma luz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mônica Valéria



Mensagens: 17
Data de inscrição: 06/09/2013
Idade: 27

MensagemAssunto: Né! :/    Ter Set 17, 2013 4:36 pm

Nos dá Uma Luz! =x
sexta feira à noite a minha ! Sad
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fabiana dos Santos



Mensagens: 56
Data de inscrição: 22/08/2013
Idade: 28
Localização: Colatina

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Ter Set 17, 2013 4:37 pm

a minha tb é sexta....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
amanda



Mensagens: 35
Data de inscrição: 23/08/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Qui Set 19, 2013 12:07 pm

Faço a minha amanhã. Preciso de ajuda também !!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
mia rodrigues



Mensagens: 5
Data de inscrição: 19/09/2013

MensagemAssunto: preciso de ajuda também na materia de educação sociedade e práxis educativa faço a prova hj, me ajudem por favor...   Qui Set 19, 2013 4:59 pm

Laughing 
marilia escreveu:
Embarassed por favor se alguem souber da prova presencial de educacao ,sociedade e praxis educativa me de uma luz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aline Schauerhuber



Mensagens: 39
Data de inscrição: 31/08/2013
Idade: 19
Localização: Itapetininga

MensagemAssunto: Estou passando pra todos   Sex Set 20, 2013 12:41 am

Fiz a prova hoje
1º Semestre
Questão 1- A desigualdade social é uma questão natural no modo d produção capitalista, visto q ao surgir, sustent-se na divisão d classes sociais: burguesia e proletariado. Em divisão d classes sociais estabelece, dentre outras coisas, o processo d exploração d trabalho, alienação e a reprodução dessa desigualdade. Esse texto fundamenta-se na teoria:
A) Positivista de Émile Durkheim
B) Compreensiva de Max Weber
C) Marxista de Karl Marx
D) Reprodutivista de Pierre Bordieu
E) Estruturalista de Levi_ Strauss

Questão 2 - A escola deve auxiliar no processo d formação dos valores morais dos sujeitos e agir em parceria com outras instituições: estado, família, igreja. É necessário estabelecer uma rede d relações, estabelecendo as funções d cada instituição, sendo q as mesmas estabelecem os princípios morais e normativos para os indivíduos em sociedade. O processo de formação para a vivência em sociedade se dá, entre outros elementos, pela escola. Esse texto reflete a discussão da função da escola na leitura de :
A) Marxista
B) Positivista
C) Estruturalista
D) Fenomenologia
E) Compreensiva

Questão 3- A midia coloca o consumo com essencial. A mercadoria surge como objeto importante opara o reconhecimento do sujeito em nossa sociedade. Reproduz um mundo d sujeits iguais, sem critica, buscando o ritimo frenetico d adaptação a nova "onda da moda". Um padrão social é estabelecido: ter é mais importante q ser. Esse texto remete a discussão d qual corrente da sociologia:
A) Perspectiva dos integrados
B) Positivismo
C) Industria cultural
D) Fenomenologia
E) Hermenéutica

Questão 4 - Weber coloca o individuo como agente importante na construção da sociedade. Ação social é uma ação intencional para outro individuo, sendo q exitem 4 tipos d ação. Quando estabelecemos estrategias para alcançar alguma finalidade, objetivos temos uma:
A) Ação tradicional
B) Ação afetiva
C) Ação racional com relações à valores
D) Ação racional com relação à fins
E) Ação irracional com relações à fins

Questão 5- O texto abaixo serve para responder as questões d 5 a 8.

Se levarmos em consideração a nota do IDEB (4,2) (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) criado em 2007 para medir a qualidade d cada escola e d cada rede d ensino . Oindicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas d aprovação. O IDEB da instituição, q é apresentado numa escala de 0 a 10 q mede a qualidade da escola no Brasil, a escola Pedacinho do Céu está fora dos padrões considerados "positivos" para o processo d ensino aprendizagem. Podemos dizer q a escola se encontra em um estado d anomia social, pois os elemntos constitutivos d escola (algumas familia, alguns professores, a direção...) não estão agindo coletivamente em prol da melhoria da escola

Podemos dizer q essa leitura se enquadra em qual perspectiva sociologica:
A) Marxismo
B) Fenomenologia
C) Tefceira via
D) Etnocentrismo
E) Positivismo

Questão 6- A escola Pedacinho do Céu recebe muitos estagiários, principalmente para alunos do ensino fundamental. O futuro professor, mesmo constatando as dificuldades d aprendizagem, a precarização do espaço escolar, o desinteresse por parte d alguns professores deve buscar analisa a escola e a sala d aula como espaços:
A) De contardição, pois na escola estão refletidos todos os aspectos presenter em nossa sociedade, ou seja, a economia. a politica, a cultura, a ideologia, as praticas pedagogicas,a familia... Podemos dizer q a escoal é o espaço de sintese de multiplas determinações
B) De segregação, pois percebemos q existe uma diferença entre educação infantil e fundamental/médio/EJA, pois os professores do infantil lidam com crianças em processo d formação, ja os outros niveis d ensino, principalmente o EJA não precisa d tanta atenção por parte do Governo
C) De reprodução, pois as condições presentes dentro d escola ajudam a reproduzir as desigualdades sociais existentes, por isso q temos uma escola com as quadras esportivas quebradas e professores q reproduzem conteúdos desconexos da realidade dos alunos
D) Da manutenção, pois sabemos, atraves do indice do IDEB e pela comunidade (familia atendida por programas do governo: bolsa familia) q a escola nesse local serve para manter as crianças fora das ruas.
E) Somente as alternativas A e C estão corretas

Questão 7- A escola Pedacinho do Céu tem uma boa infra-estrutura para o atendimento dos alunos, mesmo assim percebemos a precarização do espaço escolar: quadas quebradas, fruto de vandalismo. Mesmo dentro d uma escola, local q abriga os alunos e a comunidade, existe a não conservação do bem publico. Essa relação pode estar liagada a qual elemento discutido na disciplina de sociologia:
A) A questão é economica, social e cultural , visto q nossa sociedade tem dificuldade d avaliar o bem publico com bem d todos
B) A falta de investimento, por parte de estado e a falta de cuidade por parte dos professores desembocam na depredação
C) A depredação do patrimonio publico é uma questão das classes baixas, visto q eles não gostam da escola
D) A falta de cuidado com a escola tem como base o não interesse sa familia pelo ambiente escola, visto q ela esta cada vez mais desestruturada
E) Somente as alternativas B e D estão corretas

Questão 8 - Ao vivenciar o cotidiano da escola Pedacinho do Céu percebo q minha pratica profissional enquanto futura professora e pesquisadora, sera direcionada por
A) Minha ação docente deve sempre partir de uam ação-reflexão-ação, pois a escola é um espaço q está em constantre mudança mesmo com situações precarias
B) Uma realidade com muitos problemas, pois a familis não esta ajudando no processo d formação dos alunos, por isso preciso estudar muito para dar conta de formar os valores basicos nesses alunos
C) Uma realidade diversificada, pois a escoal deve ser vista como sintese de múltiplas determinações, e o meu trabalho como professora deve ser sempre de questionar a realidade e trabalhar no coletivo, buscando construir projetos q melhorem a formação d meu alunos
D) Ralizar intervenções na sala d aula sem refletir sobre a realidade dos alunos, pois se a comunidade não ajuda naõ deve ser o professor responsavel por isso
E) As alternativas A e C estãio corretas

Questão 9 - A questão da "ideologização da cultua" na perspectiva d Marx pod ser utilizada porq:
A) Porq a ideologia ajuda os sujeitos a compreenderem a realidade social em uam forma mais clara e obejetiva, pois as relçãoes sociais devem ser vista como eixos q fundamentam-se na busca pela harmonia e progresso social
B) Não existe separação entre valores culturais e ideologicos, pois os sujeitos são livres para expressar suas vontades, construindo simbolos e signos centrados na individualidade
C) A ideologização da cultura deve ser vita como instrumento da classe dominate, q institui padrões sociais, mascarando a realidade social, q fundamenta-sena divisão de classes sociais e exploração do trabalho
D) Existe uma ideologização da cultura, pois a mesma deve ser vista como elemento de manipulação dos sujeitos, pois institui um padrão social ditado pelas relações d classes sociais, sendo essas relações igualitarias e harmonicas
E) Ideologização da cultura está vinculado, na persepctiva d Marx, no conjunto de ideias e valores q são produzidas pelos sujeitos e representam o cotidiano dos grupos sociais.

Questão 10 - Alguns acontecimentos históricos modificam a forma do homem produzir a sua realidade. Essas mudanças trouxeram novas formas economicas, politicas, sociais e culturais, ou seja, um novo modelo de produção. Dentre esses acontecimentos, podemos elencar as mudanças ocorridas na esfera do trabalho oriundo da inserção da maquina (maquinofatura) no lugar da manufatura (trabalho manual). Essa mudança pode ser fundamentada em:
A) Renascimento
B) Revolução Francesa
C) Reforma Protestante
D) Revolução Industrial
E) Reforma Francesa
OBS: não esta errado, veio assim pra mim mesmo a B e a E a mesma alternativa

Questões Dissertativas:
11- Qual a função do entendimento das questões trabalhadas pela sociologia para o trabalho do professor?
12- A coercitividade (ou seja, a imposição social), aexterioridade (independente da vontade do individuo) e a generalidade ( atinge a maioria dos sujeitos) são elementos do fato social, trabalhados por Durkheim. Fatos sociais. Nesse sentiso, podemos considerar a educação como fato social? Expliq sua resposta



Bom Gente é isso ai q caiu pra mim hoje
Mas cuida hem na prova presencial passada eu pude ver q alguns tiveram questões diferentes
Espero ter ajudado!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sabri



Mensagens: 10
Data de inscrição: 20/08/2013

MensagemAssunto: Alguem sabe o gabarito?   Sex Set 20, 2013 8:51 am

Aline Schauerhuber, vc sabe quais são as respostas? achei bem difícil...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dryca S



Mensagens: 29
Data de inscrição: 16/09/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 9:21 am

Ola pessoal estou cursando o 2 semestre e tbm faço a prova presencial de Educação,sociedade e práxis educativa hj será q vai ser igual?
Alguém sabe as respostas dessa q a amiga postou acima?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ADRIANA SILVEIRA



Mensagens: 38
Data de inscrição: 26/08/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 9:33 am

ADRIANA SOUZA TAMBEM FAÇO O SEGUNDA SEMESTRE MAS TAMBEM TIVE QUE FAZER ESSA PROVA ONTEM E FOI A MESMA VIU
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ADRIANA SILVEIRA



Mensagens: 38
Data de inscrição: 26/08/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 9:33 am

TENHO CERTEZA DAS SEGUINTES RESPOSTA
5- ALTERNATIVA
E- POSITIVISMO

6- ALTERNATIVA
A- DE CONTRATIÇÃO POIS NA ESCOLA.....

7- ALTERNATIVA
A-A QUESTÃO É ECONÔMICA, SOCIAL......

8- ALTERNATIVA
E-
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dryca S



Mensagens: 29
Data de inscrição: 16/09/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 10:01 am

Obrigada xará, eu acho q as alternativas estão corretas.
1 - A
4 - D
10-D
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dryca S



Mensagens: 29
Data de inscrição: 16/09/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 10:10 am

Adriana Silveira, vc respondeu oq nas questões 2, 3 e 9? estou com duvidas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fernanda



Mensagens: 44
Data de inscrição: 28/08/2013

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 10:13 am

meninas, vcs já fizeram a 11 e a 12?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
carine madelon



Mensagens: 7
Data de inscrição: 17/09/2013
Idade: 27
Localização: Duque de Caxias - RJ

MensagemAssunto: Re: educacao ,sociedade e praxis educativa    Sex Set 20, 2013 10:56 am

Daiane escreveu:
meninas, vcs já fizeram a 11 e a 12?
Mandei todas as respostas, inclusive as discursivas + o gabarito corrigido da Av. 1 - Políticas públicas na Educação Básica.
Dá uma olhada aí. bjs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cmsupletivo@facebook.com
Mônica Valéria



Mensagens: 17
Data de inscrição: 06/09/2013
Idade: 27

MensagemAssunto: prova difícil :o    Sex Set 20, 2013 3:14 pm

affraid  Putz ... super difícil !
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

educacao ,sociedade e praxis educativa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos similares

-
» [Vem Ai!] Pergunta para mim. {Jogo de pergunta educativa}
» [Sociedade] Ordem Demolay
» Invision - Cidadania & Sociedade - Azul e Branco
» virus sociedade portuguesa de autores
» Mensagem Subliminar + Um tapa na cara da Sociedade!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -