Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Av 1-Seminário I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rezyta



Mensagens: 18
Data de inscrição: 19/06/2012

MensagemAssunto: Av 1-Seminário I   Ter Jun 19, 2012 8:57 pm

Questão 1

Considere a INCORRETA:

Para a formação do licenciado em pedagogia é central:

Alternativas
1 - O conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com eqüidade, educação para e na cidadania.
2 - A realização, análise de pesquisas e a aplicação de resultados, em perspectiva histórica,
3 - A participação na gestão de processos educativos, na organização e funcionamento de sistemas e de instituições de ensino, com a perspectiva de uma organização democrática
4 - A realização de pesquisas e a aplicação de resultados seguindo o enfoque cultural e político, com a finalidade, de identificar, padronizar, manter e reproduzir, em práticas educativas, elementos manipuladores de relações sociais que enfraquecem identidades, reproduzem ou criam novas relações de poder,
5 - O entendimento sobre a importância da colaboração entre os profissionais, isso auxilia nas relações de trabalho e do poder coletivo e institucional, com vistas a garantir iguais direitos, reconhecimento e valorização das diferentes dimensões que compõem a diversidade no trabalho e na sociedade.

Sua resposta
4 - A realização de pesquisas e a aplicação de resultados seguindo o enfoque cultural e político, com a finalidade, de identificar, padronizar, manter e reproduzir, em práticas educativas, elementos manipuladores de relações sociais que enfraquecem identidades, reproduzem ou criam novas relações de poder,

Questão 2

A compreensão sobre a formação do Pedagogo, nos termos das DCN-Pedagogia implica, em uma sólida formação teórica, alicerçada no estudo das práticas educativas escolares e não-escolares e no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo fundamentado na contribuição das diferentes ciências e dos campos de saberes que atravessam o campo da pedagogia. Essa sólida formação teórica exige:

I) Padronização nas formas de se pensar o currículo e sua organização,

II) Desvalorização das concepções fragmentadas de currículo,

III) Valorização de disciplinas com discussões fechadas em seus campos de conhecimento.

IV) Organização curricular fundamentada nos princípios de interdisciplinaridade,

V) Valorização da contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética,

Assim consideradas as afirmativas, são CORRETAS apenas:

Alternativas
1 - III e IV
2 - I, II e IV
3 - II, IV e V
4 - II e IV
5 - I, II e III

Sua resposta
3 - II, IV e V

Questão 3

A Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares envolve:

Alternativas
1 - Planejamento, administração, coordenação, acompanhamento de planos e de projetos pedagógicos, sem a intenção de avaliá-los em suas especificidades,
2 - Análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.
3 - Valorização de pacto com a sociedade, na qual as visões fragmentadas permaneçam centralizadas na organização escolar e nos sistemas de ensino.
4 - Administração, seguindo o modelo gerencial de diferentes empresas envolvidas com a educação, principalmente no que diz respeito aos seus quadros estatísticos
5 - Elaboração do Plano de Desenvolvimento administrativo para o trabalho do professor em sala de aula.

Sua resposta
2 - Análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

Questão 4

Considere a alternativa FALSA

Alternativas
1 - O curso de Pedagogia, realiza a formação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, em organizações (escolas e órgãos dos sistemas de ensino) da educação básica.
2 - As diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia devem se integrar e se articular ao longo de toda a formação, a partir do diálogo entre os diferentes componentes curriculares, por meio do trabalho coletivo sustentado no princípio interdisciplinar dos diferentes campos científicos e saberes que informam o campo da pedagogia.
3 -
Cerca de 200 pessoas, representando a maioria dos estados brasileiros, participaram das discussões sobre a Reformulação do Currículo da Pedagogia e das Licenciaturas na I CBE, o quê comprova que em muitos Estados brasileiros, germinava a idéia de organização dos educadores em torno dessas reformulações.
4 - Dentre as perspectivas indicadas para o Curso de Pedagogia, apresenta-se a necessidade de se construir efetivamente percursos de formação no campo da educação, com vistas a formação de profissionais que atuarão na educação básica, na formação de crianças, jovens e adultos, na gestão e organização dos espaços escolares e na elaboração de formas criativas e criadoras para a educação escolar e não-escolar,
5 -A formação dos profissionais da educação, para funções próprias do magistério e outras, deve ser baseada no princípio da gestão democrática, obrigatória no ensino público, com vistas a facilitar e manter, formação vinculada ao trabalho fundamentado em estruturas hierárquicas e burocráticas.

Sua resposta
5 -A formação dos profissionais da educação, para funções próprias do magistério e outras, deve ser baseada no princípio da gestão democrática, obrigatória no ensino público, com vistas a facilitar e manter, formação vinculada ao trabalho fundamentado em estruturas hierárquicas e burocráticas.


Questão 5

Pedagogo escolar é aquele que domina sistemática e intencionalmente as forma de organização do processo de formação cultural que se dá no interior da escola, ou seja, o saber sistematizado convertido em saber escolar – de forma dosada e sequenciada para efeito do processo de transmissão-assimilação de conhecimentos elaborados científicamente. Assim deve ser considerado INCORRETO o indicativo que sugere que o pedagogo no uso de suas atribuições, no espaço escolar, deva estar capacitado à:

Alternativas
1 - Executar os processos pedagógicos estabelecidos para a escola pela sociedade civil.
2 - Buscar articulação entre a escola e o mundo das relações sociais e produtivas através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas.
3 - Dialogar com a sociedade civil e com o governo em suas diferentes instâncias.
4 - Compreender a realidade, apoiando-se nas distintas áreas do conhecimento.
5 - Auxiliar na organização e administração do espaço escolar de forma democrática.

Sua resposta
1 - Executar os processos pedagógicos estabelecidos para a escola pela sociedade civil.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Av 1-Seminário I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -