Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Patrícia.geeks



Mensagens: 11
Data de inscrição: 28/08/2013

MensagemAssunto: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Qua Ago 28, 2013 9:44 pm

Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE
Questão 1:

Nota: Não gerada
O estágio de Moralidade Autônomano desenvolvimento moral, segundo Jean Piaget, está ligado a qual ideia abaixo?
Alternativas
1 - O respeito pelos adultos significativos por causa de sentimentos de coação social (de obrigação), pela qual as regras e valores têm valor absoluto e inquestionável para a criança, que não tem a compreensão das causas que os fazem existir.
2 - A determinação consciente (feita pela criança) de outras pessoas (heteronomia) como responsáveis pela conduta de seu comportamento a partir da adolescência
3 - O sentimento de respeito obrigatório existente entre pessoas de gêneros opostos (heterossexualidade) que surge por volta dos 7 anos de idade.
4 - A ausência do sujeito do universo de regras e normas, sendo ele guiado por seus impulsos, indiferente às regras
5 - A capacidade de regular saudavelmente seu próprio comportamento, mediante o sentimento de responsabilidade que surge da superação do egocentrismo e do sentimento de cooperação social.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2:

Nota: Não gerada
A respeito do desenvolvimento moral segundo Jean Piaget, você pôde assistir aos vídeos das Professoras Telma Vinha e Monique Deheinzelin e ler os textos indicados. Ali fica claro que o desenvolvimento moral se dá por uma passagem da fase de anomia à fase de heteronomia moral, e depois da heteronomia à autonomia moral. A condição para que haja tal desenvolvimento, segundo Piaget, é o desenvolvimento cognitivo, pois o sujeito autônomo não teria como perceber as relações de reciprocidade (versus respeito unidirecional por coação) e a relatividade das regras (versus concepção estática das normas) se não houvesse uma estrutura cognitiva capaz de realizar essas operações. Tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no desenvolvimento moral torna-se imperativo a superação do egocentrismo, cujo conceito também foi tratado no vídeo do Dr. Isaac Efraim.
A escola favorece a superação do egocentrismo moral típico do estado de heteronomia quando:
Alternativas
1 - Cria regras claras em seu regimento interno e garante, pela aplicação a ser realizada por inspetores e coordenadores, que as crianças sejam disciplinadas e controladas por tais normas e profissionais.
2 - Aconselha pais a aplicarem conseqüências punitivas para o mau comportamento, caracterizado, por exemplo, pela preguiça na realização das tarefas.
3 - Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.
4 - Deixa livres as crianças para expressarem e realizarem suas vontades conforme queiram, enquanto outras devem aprender a se defender sozinhas para garantir o que é seu, já que é assim o modo de funcionamento do mundo no qual crescerão.
5 -

Oportuniza atividades em sala em que são cumpridas algumas regras para funcionarem, com especial importância para a regra de sempre abrir mão de seus desejos pessoais em prol da satisfação do outro quando este expressar suas vontades.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3:

Nota: Não gerada
A partir da leitura do texto “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas” de Carlos Nogueira Fino, podemos afirmar que signos e ferramentas:
Alternativas
1 - exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
2 - são sinônimos, logo, ambos têm a função de alterar o estado da natureza
3 - são criados naturalmente por determinações genéticas que tornam o homem biologicamente simbólico
4 - precisam ser descartados continuamente para haver evolução
5 - podem substituir um ao outro em qualquer ocasião
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4:

Nota: Não gerada
Segundo Vygotsky, o ser humano aprende
Alternativas
1 - naturalmente, sem a necessidade de intervenção de outro ser humano
2 - ao colocar em ação mecanismos de assimilação e acomodação, desenvolvendo assim sua estrutura cognitiva
3 - sempre de modo mecânico, por imitação dos demais que devem apenas servir como exemplo
4 - de forma cíclica e dialética e isso favorece mudanças integrais que servem como ponto de partida para uma próxima aprendizagem.
5 - com o tempo, mas é preciso também desaprender para poder se renovar
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5:

Nota: Não gerada
Ao propor uma análise científica do comportamento humano, Skinner abordou questões referentes ao processo de aprendizagem em várias de suas obras. Sobre o papel da escola para Skinner (conforme textos e vídeos que você estudou), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
1 - Para o autor, é preciso organizar o ambiente de nossos alunos, criando contingências específicas que favoreçam a aprendizagem
2 - O propósito da educação seria transmitir conhecimento acumulado pelas gerações e ensinar aptidões e práticas sociais adaptativas.
3 - A escola, juntamente com a família, seria uma das agências de controle responsáveis por ensinar.
4 -

A escola deve favorecer um repertório de comportamentos para resolver problemas
5 -

A escola deve apenas divulgar o saber, evitando assim que o aluno pense por si mesmo, já que esta prática pode ser nociva ao modelo social vigente
Sua resposta

Sem resposta

PRECISO DE AJUDA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ana comora



Mensagens: 28
Data de inscrição: 27/08/2013

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Qui Ago 29, 2013 8:42 pm

Eu coloquei

1-1
2-3
3-1
4-4
5-5
Mas gostaria que mais pessoas pudessem compartilhar conosco pra tirar dúvidas pois não tenho certeza das minhas respostas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Psicologia   Sex Ago 30, 2013 12:50 pm

Ola mas ao concluir Deu algum erro?? senão deu esta correto:confused: 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Danika



Mensagens: 3
Data de inscrição: 06/06/2013

MensagemAssunto: AV 2    Seg Set 02, 2013 9:45 pm

AV 2 Psicologia da Educação

1- 1
2- 5
3- 1
4- 4
5- 5

não enviei ainda, não sei se estão todas certas
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dheyse



Mensagens: 86
Data de inscrição: 02/09/2013
Idade: 20

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Ter Set 03, 2013 9:53 am

Ana Comora eu coloquei o mesmo que você, mas alguma questao esta errada, agora preciso ter certeza, quem já enviou e deu certo por favor me ajude.confused confused


Última edição por dheyse em Ter Set 03, 2013 9:58 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dheyse



Mensagens: 86
Data de inscrição: 02/09/2013
Idade: 20

MensagemAssunto: AV 2   Ter Set 03, 2013 9:55 am

Danika  você enviou? Deu certo?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kerolayne Jéssica



Mensagens: 3
Data de inscrição: 03/09/2013

MensagemAssunto: Ava 2   Ter Set 03, 2013 12:18 pm

Eu enviei assim e deu certo, não teve erro.
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kerolayne Jéssica



Mensagens: 3
Data de inscrição: 03/09/2013

MensagemAssunto: Ava 2   Ter Set 03, 2013 12:18 pm

Eu enviei assim e deu certo, não teve erro.
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Ter Set 03, 2013 1:50 pm


Kerolayne Jéssica e postei sua resposta assim e deu certo obrigada. bjs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
daiana carrara



Mensagens: 5
Data de inscrição: 03/09/2013

MensagemAssunto: pedagogia primeiro semetre   Ter Set 03, 2013 2:24 pm

Eu enviei assim e deu certo, não teve erro.espero que ajudou
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
daiana carrara



Mensagens: 5
Data de inscrição: 03/09/2013

MensagemAssunto: pedagogia primeiro semetre   Ter Set 03, 2013 2:24 pm

Eu enviei assim e deu certo, não teve erro.espero que ajudou
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Grazielli



Mensagens: 11
Data de inscrição: 03/09/2013

MensagemAssunto: resposta correta   Ter Set 03, 2013 4:56 pm

Com toda a certeza a resposta é:
1:5
2:3
3:1
4:4
5:5

Podem enviar, acertei de primeira, nem deu erro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
SIMONE CRISTINA



Mensagens: 20
Data de inscrição: 14/06/2013

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Ter Set 03, 2013 11:01 pm

OLÁ
AS RESPOSTAS CORRETAS SÃO ESTAS MESMO, POSTEI SEM ERROS.

1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
junior marques



Mensagens: 6
Data de inscrição: 06/09/2013

MensagemAssunto: resposta da av 2 psicologia da educação   Sex Set 06, 2013 6:26 pm

eu enviei e deu certo
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Érika Cangussu



Mensagens: 2
Data de inscrição: 11/09/2013
Idade: 38
Localização: Penápolis-SP

MensagemAssunto: Re: Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE   Qua Set 11, 2013 1:57 pm

Respondi
1-5
2-3
3-1
4-4
5-5
e deu certo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -