Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Hellen Moreira Pinheiro



Mensagens: 15
Data de inscrição: 16/04/2013

MensagemAssunto: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Seg Ago 12, 2013 9:31 pm

Ainda não respondi...se alguém puder ajudar...valeu!!

Questão 1: Nota: Não gerada
Todo currículo tem um contexto histórico e é elaborado no processo de produção e/ou construção do conhecimento (teorias). O currículo também se relaciona com a cultura escolar construída a partir de experiências de vida dos professores e alunos. Tendo como pressuposto o que afirmamos até aqui, qual alternativa aponta corretamente a concepção de currículo?
Alternativas
1 - O currículo resulta do processo social de produção do conhecimento neutro entre o sujeito individual e o sujeito da comunidade.
2 - Devemos entender que o currículo é apenas um instrumento formal, preconcebido, delimitado, definidor das atividades que o diretor deve realizar na escola.
3 - O currículo resulta das relações históricas entre os agentes sociais que dele participam num espaço e num tempo determinado. Sua definição depende de um suporte teórico que o sustente e se relaciona com a cultura escolar construída a partir de experiências de vida dos professores e alunos.
4 - Currículo é um conjunto de disciplinas que compõem um curso.
5 - Currículo é um conjunto de atividades que a escola planeja para o aluno.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
Sabemos que o currículo tem a finalidade de formação humana no espaço da instituição escolar. Qual alternativa aponta o objetivo que NÃO está de acordo com a relação entre currículo e formação humana?
Alternativas
1 - Promover aspectos do crescimento pessoal e social do aluno considerados importantes na sua formação escolar.
2 - Determinar uma programação com o objetivo de apresentar um plano de caráter fechado e restrito sem nenhuma relação com a cultura escolar e a formação para a cidadania.
3 - Organizar as atividades e as práticas escolares, de acordo com o planejamento e a participação de professores e alunos.
4 - Designar um conjunto de práticas pedagógicas de qualidade que promova o crescimento do aluno, da instituição escolar e dos professores.
5 - Assimilar a experiência historicamente acumulada e culturalmente organizada, a fim de que todos possam converter-se em membros ativos do grupo e agentes de mudança e criação cultural.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
As discussões contemporâneas acerca do currículo consideram que é preciso entrelaçar as dimensões do conhecimento escolar e da cultura. O multiculturalismo e suas teorias apontam basicamente que a escola deve contemplar não somente uma cultura comum ou homogênea, mas a pluralidade de culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como “minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. A teoria curricular que possui a visão de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais, articulando questões de saber e poder, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:
Alternativas
1 - Teorias de currículo como prescrição.
2 - Teorias curriculares tradicionais.
3 - Teorias curriculares críticas.
4 - Teorias curriculares pós-críticas.
5 - Teorias da nova sociologia da educação.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
O currículo para a escola é uma ferramenta necessária, Ele deve ser pensado em seus diferentes conceitos que agregam conteúdos, valores, atitudes, experiências etc. Nessa perspectiva, é válido considerar como eixos que fazem parte da construção de um currículo:
I. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica.
II. O rigor teórico e metodológico.
III. O pensar descontextualizado e fragmentado.
IV. A construção coletiva do conhecimento;
V. O foco unicamente no ensinar.
Está (estão) correta (s):
Alternativas
1 - Apenas I, II e IV.
2 - Apenas II, III e V.
3 - Apenas I, III, IV.
4 - Apenas I, II, III e V.
5 - Apenas I, III e V.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
Planejar currículo exige que se pense no papel que a escola deve assumir diante dos alunos, dos educadores, dos funcionários, dos pais e da sociedade como um todo. Assim entendido, um planejamento curricular que vise contribuir com a transformação social, deverá fundamentar-se:
Alternativas
1 - Em uma concepção de educação que privilegia o conhecimento pronto e acabado, podendo ser armazenado pela repetição e pela memorização.
2 - Em uma concepção de educação que valoriza o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem e o professor apenas como transmissor do conhecimento.
3 - Em uma concepção de educação neutra e que centra atenção no indivíduo e nos resultados alcançados com a prática educativa.
4 - Em uma concepção de educação que compreende as atividades do separadas da totalidade social e voltadas para a transformação do contexto escolar.
5 - Em uma concepção de educação como prática social global, comprometida com a socialização dos saberes científicos, técnicos e culturais, de forma crítica.
Sua resposta
Sem resposta



Questão 1: Nota: Não gerada
Com as transformações sociais e consequentemente suas influências no campo educacional, busca-se a implantação de um currículo escolar que:
Alternativas
1 - Contemple a inserção das novas tecnologias na prática pedagógica;
2 - Represente apenas a cultura européia, enfatizando a multidisciplinaridade em todos os níveis de ensino;
3 - Valorizar apenas a o tecnicismo;
4 - Considerar os saberes, valores somente da cultura afro-brasileira a ser trabalhado no currículo tradicional;
5 - Despreze por completo as mudanças tecnológicas;
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
Existe a possibilidade do professor trabalhar com vídeos na sala de aula por meio do acesso a rede de internet como o:
Alternativas
1 - Paint;
2 - Ícones;
3 - Ramal;
4 - Yorkutwireless;
5 - Youtube;
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
Buscamos embasar as discussões em Platão para conseguir fazer uma analogia com a questão das tecnologias na escola e a respeito dos paradigmas. Sendo assim, a obra referenciada para tal debate é o:
Alternativas
1 - Marcolino.
2 - Astronauta.
3 - Mito da Caverna.
4 - Caberna Tridimensional.
5 - Mito Platônico.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
Atendendo as necessidades do novo paradigma, as pesquisas na escola podem acontecer no laboratório de informática, sendo facilitada e mediada pelo professor, principalmente, quando existe o acesso dos alunos a rede de:
Alternativas
1 - MSN.
2 - Propaganda EArth.
3 - GPS.
4 - Internet.
5 - Hardware.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
O público infanto-juvenil nem sempre entende a intenção da propaganda veiculada e nem mesmo é capaz de distinguir as desaprovações, falsos argumentos e representações enganosas na mensagem comercial. Essa questão também acontece por conta da busca do (a):
Alternativas
1 - Violência exposta na matemática;
2 - Difusão de estereótipos veiculados na carta esferográfica;
3 - Consumismo veiculado na mídia;
4 - Autoridade dos país e professores;
5 - Merchandising social veiculado no telégrafo;
Sua resposta
Sem resposta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juliana12



Mensagens: 66
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 19

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Sex Ago 16, 2013 2:15 pm

as que eu tenho +ou- certeza são essa as duas outras questao n sei
AV2
1-
2-5
3-3
4-4
5-
espera ajuda tb, pq meu livro ainda n chegou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dengosa



Mensagens: 3
Data de inscrição: 19/08/2013
Idade: 40

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Dom Ago 18, 2013 9:44 pm

cheers cheers 


Última edição por dengosa em Dom Ago 18, 2013 9:50 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dengosa



Mensagens: 3
Data de inscrição: 19/08/2013
Idade: 40

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Dom Ago 18, 2013 9:45 pm

[quote="dengosa"
AV2
1-1
2-5
3-3
4-4
5-3
espera ajuda tb, pq meu livro ainda n chegou.
[/quote][/quote]estão todas certas não deu erro.cheers 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
luciana guimaraes



Mensagens: 2
Data de inscrição: 12/08/2013

MensagemAssunto: alguem tem   Dom Ago 18, 2013 9:59 pm

resposta da av 1?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
juliana12



Mensagens: 66
Data de inscrição: 02/04/2013
Idade: 19

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Seg Ago 19, 2013 1:09 pm

a minha tb deu tudo certo, obrigado...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
priscilla chediak



Mensagens: 3
Data de inscrição: 07/04/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Ter Ago 20, 2013 10:14 am

as respostas e essas foi diretos e não deu erros ...
AV-1 Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação
1-3
2-2
3-4
4-1
5-5

AV-2 Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação
1-1
2-5
3-3
4-4
5-3
foi direto e não deu erro nenhum
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Hellen Moreira Pinheiro



Mensagens: 15
Data de inscrição: 16/04/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre   Ter Ago 20, 2013 12:32 pm

Nossa muito obrigada....estou completamente sem tempo de fazer e nada do livro ainda pra ajudar....obrigada mesmo....Beijo grande....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Av1 e Av 2 Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação / 3° semestre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Currículo para GM's (LEIAM ATENCIOSAMENTE)
» Dado escolar em tabela relacional
» Projeto Universo 0.1 ~ Trabalho Escolar
» [Entregue by: temozo] Kit Hatsune Miku
» Como organizar o Fórum dividindo cada Categoria?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -