Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE

Ir em baixo 
AutorMensagem
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE   Sex Abr 20, 2018 2:34 pm

1)
Com base no construtivismo de Piaget, voltado à aprendizagem, existem três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras das crianças: os jogos simbólicos, os jogos de regras e os jogos de exercício.

Considerando o tema apresentado, complete as lacunas das seguintes afirmações para que se tornem descrições corretas a respeito das estruturas mentais relacionadas às brincadeiras:

I. Os __________ são constituídos por explorações sensório-motoras realizadas pelo sujeito. Nessa fase o indivíduo repete ações motoras por prazer e não pela sua utilidade. Esses jogos caracterizam pela repetição das ações, o pensamento não é lógico e o sujeito se vale do reflexo para solucionar seus problemas.

II. Os __________ surgem por volta dos cinco anos e são desenvolvidos, principalmente, entre sete e doze anos. Nessa fase, as estruturas cognitivas do sujeito amadurecem e este passa a compreender a importância das regras de um jogo e jogam para vencer. Este tipo de jogo continua durante praticamente toda a vida do indivíduo, nos esportes, no trabalho etc.

III. Os __________ são manifestados nas situações de brincadeiras em que o sujeito cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos, experimentando, assim, diferentes papéis sociais, tendendo a reproduzir, nesses jogos, as relações predominantes do seu meio. Esses jogos de "faz de conta" possibilitam a realização de sonhos e fantasias, revelam conflitos, medos, angústias, auxiliando no alívio de tensões e frustrações.

Assinale a alternativa que apresenta as expressões que completam corretamente as lacunas das afirmações apresentadas:

Alternativas:

a)
I – jogos de regra; II – jogos simbólicos; III – jogos de exercício.

b)
I – jogos de regra; II – jogos de exercício; III – jogos simbólicos.

c)
I – jogos simbólicos; II – jogos de exercício; III – jogos de regra.

d)
I – jogos de exercício; II – jogos simbólicos; III – jogos de regra.

e)
I – jogos de exercício; II – jogos de regra; III – jogos simbólicos.

Alternativa assinalada
2)
Diferentes estratégias metodológicas podem ser integradas de modo a favorecer a construção de conceitos matemáticos pelas crianças da Educação Infantil. É possível, por exemplo, integrar a Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática com a Literatura Infantil, pois por meio da contação de histórias podem ser criados ambientes favoráveis para a resolução de problemas.

Considerando as potencialidades da Literatura Infantil para o ensino da Matemática na Educação Infantil, analise as afirmações apresentadas a seguir:

I. A literatura é facilmente acessível e proporciona diversos contextos e múltiplas possibilidades de exploração pelas crianças.

II. Os livros infantis exigem do leitor outras informações além daquelas presentes no texto ou de sua própria vivência, promovendo a pesquisa.

III. O emprego da literatura estimula a leitura e a interpretação de diversas situações, além de incentivar o debate, o diálogo, a crítica e a criação.

IV. A associação entre literatura e Matemática possibilita ao aluno aprender novos conceitos sem relacionar com os conhecimentos que já possui.

V. A resolução de problemas associada à literatura pode estimular o uso de diferentes estratégias na busca por uma solução: desenho, oralidade, dramatização, entre outros.

Com base nas afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

b)
Apenas as afirmações I e V estão corretas.

c)
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.

d)
Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.

Alternativa assinalada
e)
Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.

3)
Conforme apresentado por Kátia Stocco Smole em seu livro "A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar" (2000, p.74), "[...] a resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos".

Refletindo sobre o emprego da Resolução de Problemas no ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações:

I. No contexto da Educação Infantil não há necessidade de que a criança obtenha as soluções para os problemas propostos pelo professor por meio de fórmulas e algoritmos, o importante é que ela exponha seu raciocínio por meio de várias representações e oralmente.

II. A Resolução de Problemas caracteriza-se como uma atividade complexa, não sendo reduzida a uma sentença matemática que se obtém por meio da sucessão de regras que já foram estabelecidas.

III. O professor deve ter em mente a necessidade de os alunos memorizarem os algoritmos e fórmulas, pois essa é a essência do ensino da Matemática. Então, é importante desde o começo da escolarização proporcionar às crianças situações de resolução de problemas e exigindo a aplicação dos algoritmos.

Em relação às afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas a afirmação II está correta.

b)
Apenas a afirmação III está correta.

c)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

Alternativa assinalada
d)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

e)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

4)
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a Educação Infantil tem sido caracterizada historicamente como um espaço para jogos e brincadeiras, favorecendo o argumento de que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos pode ocorrer por meio dessas atividades.

Considerando a perspectiva adotada pelo RCNEI, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Os jogos apresentam em sua essência o caráter de descontração, sendo utilizado para motivar os alunos a aprender determinado conteúdo. Porém, o professor deve ficar atento, pois a mera manipulação das peças e as regras do jogo, com o fim em si mesmas, não são garantias de aprendizagem.

( ) As brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil devem ser utilizados de forma livre, sem clareza do conteúdo que se quer trabalhar, pois nessa etapa da escolarização não se tem disciplinas definidas, fato este que favorece a interdisciplinaridade.

( ) Como consequência da caracterização apresentada pelo RCNEI, a participação ativa das crianças e a ludicidade apresentada pelos jogos tem fortalecido o argumento de que a Matemática pode ser aprendida durante as brincadeiras.

Em relação ao tema apresentado, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
V – V – F.

b)
V – F – V.

Alternativa assinalada
c)
V – F – F.

d)
F – V – F.

e)
F – V – V.

5)
Segundo Kátia Stocco Smole, em seu livro "A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar" (2000, p.72), "[...] se um determinado material usado em aulas de matemática estiver adequado às necessidades de desenvolvimento da criança, as situações-problema colocadas a ela, enquanto manipula esse material, fazem com que haja interesse e sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos".

Considerando a estratégia da resolução de problemas e suas principais características voltadas à Educação Infantil, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Nos problemas chamados de padrão, as crianças são levadas a desenvolver uma estratégia de resolução própria, sendo necessário combinar seus conhecimentos prévios com o intuito de "atacar" a situação, encontrando a sua resposta.

( ) Tradicionalmente, os problemas que são apresentados às crianças no contexto da Educação Infantil são do tipo padrão, sendo que sua resolução está associada à aplicação imediata de algum algoritmo já conhecido pelo aluno.

( ) As tarefas matemáticas tradicionais que são aplicadas no contexto da Educação Infantil podem reduzir a ação do aluno a responder questões, culminando em uma busca frenética para encontrar a sentença matemática, satisfazendo as expectativas do professor.

De acordo com o tema apresentado, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
F – V – F.

Alternativa assinalada
b)
F – V – V.

c)
V – V – F.

d)
V – F – V.

e)
V – F – F.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: RESPOSTAS   Sex Abr 20, 2018 2:35 pm

AV2

1-E
2-E
3-C
4-B
5-B

FOI SEM ERROS
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
kiria



Mensagens : 32
Data de inscrição : 04/09/2013

MensagemAssunto: Re: AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE   Sab Abr 21, 2018 9:40 am

av2...
1-E
2-E
3-C
4-B
5-B
SEM ERROS....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV2 MATEMATICA EDUCAÇÃO INFANTIL 5º SEMESTRE
» Respostas das av de Ensino de matematica na educação infantil -AV 01 e AV02
» AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil
» av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil
» Gabarito AV1 Ensino da Matemática na Educação Infantil 5°

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: