Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 av1 ensino da matemática na educação infantil

Ir em baixo 
AutorMensagem
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: av1 ensino da matemática na educação infantil   Seg Abr 02, 2018 12:46 pm

1)
Um dos principais teóricos que investigou o desenvolvimento infantil e suas particularidades foi Jean Piaget. Biólogo de formação, Piaget teve interesse no estudo sobre como os indivíduos se desenvolvem, o que proporcionou a construção de sua teoria chamada de Epistemologia Genética.

Com base nos principais conceitos que fundamentam a teoria de Piaget, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na teoria proposta por Piaget, existe uma relação direta e uma interdependência entre o processo de construção do conhecimento com a inteligência e a aprendizagem.

( ) A aprendizagem é caracterizada como a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, o que o conduz a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.

( ) A assimilação corresponde ao processo pelo qual o indivíduo elabora novos esquemas, ou modifica os esquemas já existentes, visando a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.

( ) A acomodação refere-se ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, fato este que não ocasiona em mudança nos esquemas.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
V – F – V – F.

b)
V – F – V – V.

c)
V – V – F – F.

d)
F – V – V – V.

e)
F – F – V – V.

2)
De acordo com a teoria proposta por Jean Piaget, dois processos são essenciais para que ocorra o desenvolvimento cognitivo do indivíduo: a assimilação e a acomodação, os quais estão diretamente associados aos esquemas presentes na estrutura cognitiva de cada indivíduo.

Com base na Epistemologia Genética de Piaget, analise as afirmações apresentadas a seguir:

I. Os esquemas são estruturas que sofrem modificações em função do desenvolvimento cognitivo, os quais se tornam cada vez mais refinados à medida que o sujeito torna-se mais apto a generalizar os estímulos.

II. O desenvolvimento cognitivo ocorre quando o indivíduo é colocado diante de estímulos provenientes do meio, possibilitando que o mesmo realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.

III. Jean Piaget desenvolveu sua teoria com o objetivo de compreender os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.

IV. As atividades biológicas e intelectuais podem ser consideradas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

d)
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

e)
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

3)
Devido à faixa etária e nível de desenvolvimento, podemos dizer que as crianças que estão frequentando a Educação Infantil, em sua maioria, podem ser classificadas na categoria correspondente ao estágio pré-operatório, segundo a teoria proposta por Piaget.

Com base nas características desse estágio, na concepção de Jean Piaget, analise as seguintes afirmações:

I. A reversibilidade é um processo associado à capacidade de perceber que uma ação pode ser avaliada a partir de dois aspectos simultaneamente: o processo em seu sentido usual e o mesmo processo realizado em sentido oposto ao usual.

II. O egocentrismo é considerado como a capacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro sujeito, considerando e valorizando apenas seus pontos de vista.

III. A característica denominada antitransformadora refere-se à dificuldade de compreensão do estado e do significado das transformações de um para outro estado.

IV. As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular ao geral, sem considerar as outras particularidades, apesar de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.

Em relação às afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

d)
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.

e)
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

4)
O estudo da teoria proposta por Piaget, dentre outros, possibilita a realização de reflexões que podem auxiliar na compreensão do papel do professor, proporcionando uma fundamentação que permita a organização do trabalho docente em sala de aula visando contribuir com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.

Considerando as particularidades do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, desvinculada da prática social, possibilitando a compreensão das relações existentes entre os conceitos teóricos que a fundamentam.

( ) O ensino de Matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.

( ) Na Educação Infantil, a criança deve ser alfabetizada matematicamente de modo a construir gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base na construção de conhecimentos matemáticos referente às etapas posteriores.

Com base nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
V – F – V.

b)
V – F – F.

c)
V – V – F.

d)
F – V – V.

e)
F – F – V.

5)
Um dos elementos mais importantes da teoria proposta por Piaget é a identificação de períodos de desenvolvimento cognitivo, a partir dos quais é possível identificar características comuns aos sujeitos que os integram. Piaget propõe a construção de quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes pode ainda ser subdividido em subestágios.

Em relação ao estágio pré-operacional e seus subestágios, complete as lacunas das seguintes afirmações para que se tornem descrições corretas a respeito das diferentes faixas etárias que compõem o estágio em questão:

I. A faixa etária __________ corresponde ao período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.

II. Na faixa etária __________ a criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.

III. Na etapa correspondente à faixa etária __________ percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.

Assinale a alternativa que apresenta as expressões que completam corretamente as lacunas das afirmações apresentadas:

Alternativas:

a)
I – de 2 a 4 anos; II – de 5 anos e meio a 7 anos; III – de 4 a 5 anos e meio.

b)
I – de 4 a 5 anos e meio; II – de 5 anos e meio a 7 anos; III – de 2 a 4 anos.

c)
I – de 5 anos e meio a 7 anos; II – de 4 a 5 anos e meio; III – de 2 a 4 anos.

d)
I – de 2 a 4 anos; II – de 4 a 5 anos e meio; III – de 5 anos e meio a 7 anos.

e)
I – de 4 a 5 anos e meio; II – de 2 a 4 anos; III – de 5 anos e meio a 7 anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   Seg Abr 02, 2018 12:46 pm

alguém já respondeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: resposta av1 educação matematica   Seg Abr 09, 2018 8:03 am

av1

1-D
2-E
3-E
4-C
5-C
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: resposta av1 educação matematica   Seg Abr 09, 2018 8:04 am

av1

1-D
2-E
3-E
4-C
5-C
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   Sex Abr 13, 2018 12:38 pm

av1

1-C
2-E
3-E
4-D
5-C
FOI SEM ERROS Smile Smile Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
av1 ensino da matemática na educação infantil
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gabarito AV1 Ensino da Matemática na Educação Infantil 5°
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática / 7° semestre
» Resposta da Av 1 e Av 2 Avaliação de Matemática 7º Periodo
» AV1 DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: