Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 pos graduação psicopedagogia

Ir em baixo 
AutorMensagem
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

MensagemAssunto: pos graduação psicopedagogia   Sex Mar 23, 2018 2:53 pm

1)
A EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem) tem como objetivo investigar o modelo de aprendizagem do sujeito. Sua base teórica está firmada na Psicologia Social de Pichon Rivière, nos postulados da Psicanálise e no Método Clínico da Escola de Genebra. Ela é utilizada no âmbito clínico. Identifique a alternativa correta.

A EOCA se caracteriza por:

Alternativas:

a)
Materiais utilizados de maneira indiferenciada independentemente da idade do sujeito avaliado.

b)
Investiga os vínculos que o sujeito possui com os objetos e conteúdos da aprendizagem.

c)
A EOCA é um teste projetivo muito útil para a avaliação psicopedagógica.

d)
A EOCA é realizada em várias sessões.

e)
A EOCA determina o quadro de dificuldade apresentado pelo sujeito.

2)
O desenho é um instrumento que tanto serve à criança para expressar-se, como para o professor e/ou psicopedagogo poder fazer uma "leitura" de seus sentimentos, fantasias, emoções, crenças.

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

I. (__) Na fase da garatuja a criança descarrega as energias, o que é muito salutar, e os movimentos podem ser amplos e livres.

II. (__) Na fase da garatuja a criança apresenta alguma intenção.

III. (__) Inicialmente os rabiscos são complexos em sua imprecisão.

IV. (__) A cor nessa fase é emocional.

V. (__) O esquema da figura humana é padrão de uma criança para a outra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.

Alternativas:

a)
I, II, IV.

b)
II, III, IV.

c)
III, IV, V.

d)
I, IV, V.

e)
II, IV, V.

3)
A proposta de avaliação escolar que melhor contempla as necessidades de aprendizagem dos alunos atende três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa.

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

(__) A avaliação formativa propõe-se a fazer um diagnóstico durante o período letivo verificando as dificuldades encontradas pelos alunos.

(__)A avaliação diagnóstica é realizada no início do ano letivo, com o intuito de se constatar o domínio dos conteúdos considerados pré-requisitos para a série em curso.

(__) A avaliação somativa tem por objetivo avaliar o aproveitamento do aluno, afim de indicar sua aprovação ou retenção.

(__) A avaliação formativa é realizada durante o ano para verificar as possíveis dificuldades dos alunos e reorientar o trabalho do professor.

(__) A avaliação somativa permite reformular o trabalho pedagógico em qualquer momento do ano letivo.

Alternativas:

a)
F-V-V-V-F.

b)
V-F-V-F-V.

c)
V-V-F-F-V.

d)
F-V- F-V-F.

e)
F-F-V-V-V.

4)
Há momentos de anamnese (no âmbito clínico) só com os pais, de compreensão das relações familiares, de avaliação da produção pedagógica e de vínculos com objetos de aprendizagem escolar.

I. Os dados obtidos estão permeados pela percepção dos pais;

II. A anamnese dispensa conhecer as relações familiares;

III. A anamnese permite-nos confirmar ou refutar as hipóteses sobre possíveis causas das dificuldades de aprendizagem;

IV. A anamnese investiga os indicadores de uma problemática que expliquem a dificuldade apresentada no contexto escolar.

V. A anamnese é uma entrevista que investiga superficialmente sobre o histórico do sujeito.

Alternativas:

a)
I, II, V.

b)
II, III, IV.

c)
I, III, IV.

d)
I, IV, V.

e)
II, IV, V.

5)
Assinale a alternativa correta que responde a afirmação abaixo.

As tarefas as quais o psicopedagogo pode realizar na escola:

Alternativas:

a)
Observação de aulas; mediar a prática docente; promover o diálogo entre a equipe pedagógica.

b)
Entrevistar os pais; alterar a programação do professor em benefício do aluno.

c)
Evitar encontros socializadores entre corpo docente, coordenadores; interferir na prática pedagógica em benefício do aluno.

d)
Definir os instrumentos de avaliação a serem utilizados pelo professor.

e)
Substituir o professor na ausência deste; mudar as estratégias planejadas pelo professor para favorecer aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

6)
Uma instituição com problemas e pouca discriminação nos papeis e funções pode "produzir" sintomas, por esta razão a avaliação psicopedagógica institucional procura identificar:

Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.

(__) O desenvolvimento de funções, papeis e capacidade criativa em todos os alunos.

(__) A atuação psicopedagógica na escola também é relacionada à aprendizagem do professor.

(__) Os casos que devem ser encaminhados para atendimento externo a escola.

(__) A capacidade de observação do professor para lidar com os alunos.

(__) Os alunos com maior capacidade de aprendizagem.

Alternativas:

a)
F-F-V-V-F.

b)
V-F-V-F-V.

c)
V-V-F-F-V.

d)
F-V- F-V-F.

e)
F-F-V-V-V.

7)
Por meio da anamnese busca-se informações da vida passada e presente do sujeito porque na anamnese se observa a visão da família sobre a história de seu filho, as suas expectativas desde o nascimento, assim como as ansiedades em relação às dificuldades apresentadas por ele no contexto escolar.

Sobre essas duas afirmações, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b)
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

c)
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d)
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

e)
As duas afirmações são falsas.

Cool
A intervenção psicopedagógica orienta o professor a que se "valorize" o erro do aluno, pois é este que mostra as hipóteses que estão sendo elaboradas pelos alunos em seu processo de aprendizagem. Não significa que não se deva corrigir o erro, mas analisar o erro junto com o aluno.

Assinale a afirmação correta:

Alternativas:

a)
O erro é um elemento que interfere negativamente no processo de aprendizagem do sujeito.

b)
Valorizar o erro do aluno pode lhe causar uma confusão cognitiva.

c)
O erro faz parte da construção do conhecimento.

d)
Identificar as hipóteses do aluno não viabiliza a aprendizagem.

e)
A correção do erro é imprescindível a fim de evitar que seja repetido.

9)
O sujeito com a modalidade hipoassimilativa apresenta dificuldade em estabelecer vínculos emocionais e cognitivos. Pode ser confundido como preguiçoso porque traz vários assuntos enquanto realiza a atividade.

Sobre essas duas afirmações, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

b)
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

c)
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

d)
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

e)
As duas afirmações são falsas.

10)
Ser um psicopedagogo que pensa e toma decisões é ser um profissional que desenvolve o "saber fazer" e a compreensão do "para que fazer", articulando a reflexão sobre "o que", "como", "para que" e "quem vai aprender", de forma que garanta aos seus interlocutores o acesso a boas situações de aprendizagens.

Assinale a afirmação correta:

Alternativas:

a)
O psicopedagogo deve se submeter a uma breve formação para se capacitar.

b)
O conhecimento específico de diversas teorias contribui para o resultado eficiente da intervenção psicopedagógica.

c)
A atuação psicopedagógica é simples por ter um único foco: a aprendizagem.

d)
O papel do psicopedagogo é assinalar "o que" está em defasagem, cabendo ao sujeito estabelecer as relações necessárias.

e)
O agir psicopedagógico supõe o domínio de uma única teoria que dê suporte ao seu trabalho.
alguém está fazendo e tem respostas
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
pos graduação psicopedagogia
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av2 - Psicopedagogia Institucional - O Lúdico e Suas Contribuições a Psicopedagogia
» Av1 - Psicopedagogia Institucional - Motivação e Aprendizagem
» Especialização em Tecnologias Para Aplicações Web - Pós graduação
» Av1 - Psicopedagogia Institucional- o Lúdico e Suas Contribuições a Psicopedagogia
» prova e pós graduação unopar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: