Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 2 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: AV 2 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II    Ter Nov 07, 2017 9:10 am

1)A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9394/96, assegura a oferta da Educação do Campo, a Resolução do CNE/CEB 1, de 03/04/2002, instituiu diretrizes operacionais para as escolas de campo.
Complete as lacunas e em seguida marque a alternativa que as completa corretamente:
A Educação do Campo, além de se preocupar com o cultivo da ________________ cultural camponesa, precisa recuperar os veios da educação dos grandes valores humanos e sociais: emancipação, justiça, igualdade, liberdade, respeito à diversidade, bem como reconstruir nas novas gerações o valor da utopia e do ___________________ pessoal a causas coletivas, humanas (PARANÁ, 2005, p. 24).
(PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: educação do campo. Curitiba: SEED-PR, 2005.)

Alternativas:

• a)identidade – engajamento.
• b)separação – engajamento.
• c)separação – desrespeito.
• d)exclusão – engajamento.
• e)identidade – aspecto.

2)A educação é um direito de todos, segundo a Constituição Federal de 1988. O Conselho Nacional de Educação através da Resolução n.02/01, determina e orienta que deve ser oportunizado aos alunos o atendimento educacional especializado, caso esteja impossibilitado de frequentar à escola por motivo de saúde.
A Pedagogia Hospitalar tem como objetivo:

Alternativas:

• a)Distrair a criança enquanto passa por uma situação de doença complexa, estando em internação hospitalar.
• b)Acompanhamento pedagógica da criança doente em sua residência.
• c)Integrar a criança doente, em situação de internação hospitalar a partir de brincadeiras, apenas.
• d)Acompanhamento psicológico da família enquanto a criança passa por doença e internação hospitalar.
• e)Integrar a criança doente mantendo contado através do atendimento pedagógico- educacional durante período de internação hospitalar.

3)A Pedagogia Hospitalar tem ampliado seu atendimento a partir da conscientização dos profissionais em relação à prestação deste serviço em todos os espaços de saúde em que se faz necessário.

Sobre a organização e oferta dos serviços da Pedagogia Hospitalar, marque V para verdadeiro e F para falso, e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) Compete às Secretarias de Educação o atendimento pedagógico hospitalar, a contração e capacitação dos professores.
( ) Compete à família do aluno em situação de internação hospitalar a contratação de professor especializado para atendimento pedagógico.
( ) Compete apenas ao hospital a contratação de professor especializado para atender alunos em situação de internação hospitalar.

Alternativas:

• a)V, V, V.
• b)V, F, F.
• c)V, V, F.
• d)F, F, V
• e)F, V, F.

4)O trabalho do professor que atua na Pedagogia Hospitalar possui especificidades, e este deve ter uma formação peculiar quanto à sua atuação pedagógica.
Sobre o trabalho do professor na Pedagogia Hospitalar é correto afirmar:

Alternativas:

• a)O professor deve apenas tornar o ambiente acolhedor ao aluno dentro do hospital, devido sua situação de internação hospitalar.
• b)O professor deve respeitar o currículo da escola do aluno em situação de internação, não é possível adaptar o currículo.
• c)O professor deve desenvolver as mesmas atividades a todos os alunos que estão em situação de internação hospitalar, não há especificidades.
• d)O professor deve sendo necessário, inserir adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem ao aluno em situação de internação hospitalar.
• e)O hospital deve construir um currículo que atenda alunos que encontram-se em situação de internação hospitalar.

5)Na Educação do Campo, é necessário que o professor tenha um preparo para atuar neste espaço educativo a partir da formação inicial e formação continuada de professores.
Neste sentido, os currículos das escolas do campo:

Alternativas:

• a)Devem estar desvinculados de qualquer proposta pedagógica.
• b)Devem estar iguais aos currículos das escolas urbana, visto que a lei nacional é para as escolas, independe de especificidade.
• c)Devem superar o currículo das escolas urbanas, pois cada um possui sua especificidade.
• d)Devem ser organizados pelos Sistemas de Educação, pois possuem maior conhecimento de organizar um currículo para a escola do campo.
• e)Devem se pautar apenas nos conteúdos, pois não há especificidade que altere o currículo para esta modalidade de ensino.

RESPOSTAS: 1A 2E 3B 4D 5C cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV 2 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016
» seminário VIl tópicos especiais l 7º Semestre
» AV1- Seminário Interdisciplinar I
» SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR VI - 6º semestre
» RESPOSTAS AV1 E AV2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: