Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS II   Dom Nov 05, 2017 4:20 pm

1)Diante dos aspectos legais sobre a formação de professores, diante do cenário nacional, observamos que ainda há proposta que estão centradas exclusivamente em caráter emergencial, que ainda não contemplam a necessidade efetiva de formação continuada do professor.
Complete as lacunas sobre o que é formação continuada de professores e em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Formação contínua é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo ____________________, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento ____________________ como o __________________, na direção de prepará-los para a realização de suas atuais tarefas ou outras novas que se coloquem (GARCIA, 1995 apud ALMEIDA, 2005, p. 4).
(ALMEIDA, I. A. Formação contínua de professores. Proposta Pedagógica: formação continuada de professores. São Paulo, v. 3, p.4, ago. 2005.)

Alternativas:
• a)financeiro - pessoal - profissional.
• b)formativo – psicológico – profissional.
• c)formativo – pessoal - social.
• d)formativo – psicológico – social.
• e)formativo – pessoal - profissional.

2)Em se tratando de formação de professores, que pode ser inicial ou continuada, ainda identificamos a formação em serviço.
Sobre a formação em serviço, leia as alternativas e em seguida assinale o que você considera correta:
I – A formação em serviço é uma estratégia de formação continuada.
II – A formação em serviço são atividades de formação continuada que acontecem somente no local de trabalho.
III – A formação em serviço pode ser indicada pela equipe gestora da escola ou sistemas de ensino, com base nas realidades profissionais dos professores.

Alternativas:
• a)As alternativas II e III estão corretas.
• b)As alternativas I e II estão corretas.
• c)Somente a alternativa II está correta.
• d)As alternativas I e III estão corretas.
• e)As alternativas I, II e III estão corretas.

3)É importante considerar que durante toda a trajetória profissional o professor passa por formação continuada, visto que todos os estudos e capacitações realizados após sua formação inicial são considerados formação continuada.
Marque a alternativa correta:

Alternativas:
• a)A formação do professor deve ser pensada pela direção da escola, que buscará atingir os objetivos institucionais.  
• b)A formação do professor deve ter caráter de construção coletiva para mudar a realidade educativa.
• c)A formação continuada deve ser responsabilidade exclusiva do profissional.
• d)A formação do professor deve ser organizada pelos sistemas de ensino na educação básica pública e não precisa ter a participação dos profissionais da educação.
• e)A formação do professor é importante, porém não altera a realidade do trabalho educativo.

4)A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN, 9394/96, a formação continuada de professores tomou significativa importância, pois inicia-se perspectivas de novos horizontes em relação à esta temática. Diante deste cenário, marque V para verdadeiro e F para falso, e assinale a alternativa correta:

( ) A formação de professores é de responsabilidade exclusiva dos municípios.
( ) A formação de professores é responsabilidade única dos empregadores.
( ) A formação de professores é uma responsabilidade pessoal.
( ) A formação de professores é de responsabilidade da nação, estados e municípios.

Alternativas:

• a)V, F, V, F.
• b)F, F, V, V.
• c)F, F, F, V.
• d)F, V, F, V.
• e)V, V, V, F.

5)A partir da concepção e da legislação que trata sobre a formação de professores, em 2004 foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Entre seus objetivos, a criação desta rede esta rede visava:

Alternativas:

• a)Contribuir para a melhoria da formação dos professores da educação básica dos sistemas públicos de educação.
• b)Contribuir para a formação dos professores que atuavam apenas na educação infantil.
• c)Proporcionar formação para os professores do ensino médio exclusivamente.
• d)Proporcionar formação aos professores que estivessem atuando na rede privada de ensino.
• e)Contribuir com a formação continuada apenas dos gestores das escolas da rede pública de ensino.

RESPOSTAS: 1E 2D 3B 4C 5A Basketball
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS II
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I 6º Semestre 2016
» seminário VIl tópicos especiais l 7º Semestre
» AV1- Seminário Interdisciplinar I
» SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR VI - 6º semestre
» RESPOSTAS AV1 E AV2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: