Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 ENSINO DE EDUC. FÍSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE - AV 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: ENSINO DE EDUC. FÍSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE - AV 1   Sex Maio 19, 2017 8:50 am

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1

1)O conjunto de conhecimentos que podem ser explorados por meio da Educação Física escolar, para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental são diversos. Analise os conteúdos abaixo e assinale a alternativa que possui a(s) sentença(s) correta(s).
I. Possibilidades expressivas do movimento.
II. Percepção e aceitação das regras como necessárias ao convívio social.
III. Conhecimento das formas de linguagem.
IV. Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.
Alternativas:

• a)Somente I, II estão corretas.
• b)Somente II e III estão corretas.
• c)Somente II, III e IV estão corretas.
• d)Somente I, II e IV estão corretas.
• e)Somente I, III e IV estão corretas.

2)Nas aulas de Educação Física os alunos devem ter a oportunidade de vivenciar e experimentar diversas possibilidades de movimentos produzidos e organizados culturalmente, ou seja, ter acesso às diferentes manifestações da cultura corporal, com o objetivo de apreciá-las e compreendê-las. Entre os elementos culturais que foram incorporados como conteúdos da disciplina escolar, estão:
Alternativas:

• a)Esportes, jogos e brincadeiras e ginásticas.
• b)Equilíbrio corporal, força corporal, flexibilidade e coordenação motora.
• c)Esquema corporal, noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora.
• d)Esportes, ginásticas, movimentos e danças.
• e)Ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e danças.

3)A disciplina de Educação Física com o passar do tempo foi conquistando o seu espaço no ambiente escolar e, na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96 e da Resolução nº 2/98 da Câmara de Educação Básica, a Educação Física no âmbito escolar, é entendida como:

Alternativas:
• a)Componente Curricular obrigatório na Educação Básica e Área de conhecimento.
• b)Componente do Currículo Escolar Fundamental.
• c)Área de conhecimento e Componente Curricular facultativo na Educação Básica.
• d)Área de atividade e Componente Curricular obrigatório na Educação Básica.
• e)Área de Aprendizagem Esportiva e Componente Extracurricular.

4)A Ciência da Motricidade Humana surgiu na tentativa de propor uma reconstrução epistemológica para a Educação Física, consolidando-a em uma nova ciência do Homem, ao instituir um novo objeto de estudo para esta área, que seria a própria Motricidade Humana (ALVARENGA; PEREIRA; MORTARI, 2009). Analise as sentenças e assinale a alternativa correta com relação a essa proposta nas aulas de Educação Física.

I - O professor de Educação Física considera que o sujeito possui anseios, desejos, necessidades e, a partir disso, busca elevar esses aspectos à condição de movimento-integração visando sua transcendência.
II - O professor de Educação Física entende que o corpo em movimento é apenas um corpo executor de ações motoras, o significado que essas ações podem agregar ao seu desenvolvimento é algo que fica em segundo plano.
III - O professor de Educação Física permite uma relação e interação do sujeito com o meio que ele vive de maneira rápida e objetiva, pois desde o princípio os alunos, aprendem de forma imediata.

Alternativas:
• a)Somente II e III estão corretas.
• b)Somente I e II estão corretas.
• c)Somente I e III estão corretas.
• d)Somente I está correta.
• e)Somente II está correta.

5)A Educação Física enquanto componente curricular possui particularidades com relação a seu objeto de estudo, conteúdos e forma de intervenção docente, como todas as disciplinas. Sobre o assunto, leia com atenção as afirmações, julgue-as como verdadeiro ou falso e marque a alternativa correta.

( ) A Educação Física tem como objeto de estudo e intervenção o movimento humano. Nesse sentido, o planejamento das atividades deve contemplar o saber fazer, ou seja, a execução repetitiva do movimento.
( ) A disciplina tem como propósito possibilitar ao educando o entendimento do movimento em suas diferentes formas, visando realizar uma interação com mundo que o cerca.
( ) Os movimentos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Física devem ser entendidos e avaliados, sobretudo, pelo enfoque bio-fisiológico.
( ) O movimento humano é inerente ao ser humano, ou seja, é algo inato. A partir disso, o repertório motor dos alunos deve ser levado em consideração nas aulas de Educação Física, sendo inadequado o professor interferir com novas propostas de atividades.

Alternativas:

• a)V – V – F – F
• b)F – F – V - V
• c)F – V – F – F
• d)V – F – V – F
• e)F – V – F - V

RESPOSTAS: 1D 2E 3A 4D 5C - Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
ENSINO DE EDUC. FÍSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE - AV 1
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ENSINO DE EDUC. FÍSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE - AV 1
» Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
» AV 2 EDUCAÇÂO FíSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE 6º SEMESTRE 2016
» ENSINO DE EDUC. FÍSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE - AV 2
» AV1 e AV2 - PEDAGOGIA - ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 6° semestre

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: