Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AVALIAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - DEPENDÊNCIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: AVALIAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - DEPENDÊNCIA   Sab Maio 06, 2017 10:03 pm

**** AVALIAÇÃO VIRTUAL 02 ****

1)De acordo com a perspectiva do construtivismo piagetiano de aprendizagem, há três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras das crianças.

Ordene os itens, relacionando o nome dessas estruturas a sua caracterização.

Tipos de estruturas mentais:

(1) Jogos Simbólicos;

(2) Jogos de Regra;

(3) Jogos de Exercício.

Descrição dos tipos de estruturas mentais:

( ) Começa a manifestar-se por volta dos cinco anos e desenvolve-se, principalmente, entre sete e doze anos. Nessa fase, as estruturas cognitivas da criança amadurecem e ela passa a compreender a importância das regras de um jogo e jogam para vencer. Este tipo de jogo continua durante praticamente toda a vida do indivíduo, nos esportes, no trabalho, etc.

( ) Esses jogos são constituídos pelas explorações sensório-motoras que a criança realiza. Nessa fase, a criança repete ações motoras por prazer e não pela sua utilidade. Esses jogos caracterizam pela repetição das ações, o pensamento da criança não é lógico e a criança se vale do reflexo para solucionar seus problemas.

( ) Quando a criança está brincando, ela cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos. Assim, a criança experimenta diferentes papéis sociais, tendendo a reproduzir, nesses jogos, as relações predominantes do seu meio. Esses jogos de "faz de conta" possibilitam à criança a realização de sonhos e fantasias, revelam conflitos, medos, angústias, auxiliando no alívio de tensões e frustrações.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Alternativas:

a) 3 – 1 – 2.
b) 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 3 – 2.

2)De acordo com o RCNEI (Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil), historicamente a educação infantil tem se configurado como um espaço para o jogo e brincadeiras, favorecendo o argumento de que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dá por meio dessas atividades.

Diante desse contexto, analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – Como consequência da caracterização apresentada pelo RCNEI, a participação ativa das crianças e a ludicidade apresentada pelos jogos, tem fortalecido o argumento de que a matemática pode ser aprendida brincando.

II – Os jogos apresentam em sua essência o caráter de descontração, sendo utilizado para motivar os alunos a aprender determinado conteúdo. Todavia, o professor deve ficar atento, pois a mera manipulação das peças e as regras do jogo, com o fim em si mesmas, não são garantias de aprendizagem.

III – As brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil devem ser utilizados de forma livre, sem clareza do conteúdo que se quer trabalhar, pois nessa etapa da escolarização não se tem disciplinas definidas o que favorece a interdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

3)A Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática abre possibilidade para que a criança comunique suas ideias, sua maneira de compreender a situação em estudo, apresente as relações que investigou, as conexões estabelecidas entre o seu conhecimento prévio e o escolar. Todavia, é necessário que o professor mude a sua conduta e a literatura infantil, a contação de histórias, pode ser um meio para explorar essa metodologia de ensino de matemática.

Analise as vantagens da utilização da Literatura Infantil no ensino da matemática e assinale V para verdadeiro e F para falso.

() Os livros infantis exigem do leitor outras informações além daquelas presentes no texto ou de sua própria vivência, promovendo a pesquisa;

() A literatura é facilmente acessível e proporciona diversos contextos e múltiplas possibilidades de exploração;

()Estimula a leitura e a interpretação de diversas situações;

() Possibilita ao aluno aprender novos conceitos sem relacionar com os conhecimento que já possui;

() Estimula o debate, o diálogo, a crítica e a criação;

(...)Valoriza o uso de diferentes estratégias na busca por uma solução: desenho, oralidade, dramatização, tentativa e erro, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a) V, V, V, F e V.
b) F, F, V, F e V.
c) V, V, F, V e V.
d) F, V, V, F e F.
e) F, V, V, F e V.

4)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] se um determinado material usado em aulas de matemática estiver adequado às necessidades de desenvolvimento da criança, as situações-problema colocadas a ela, enquanto manipula esse material, fazem com que haja interesse e sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos" (SMOLE, 2000, p. 72).

Analise as afirmativas apresentadas na sequência:

I – Tradicionalmente, os problemas que são apresentados às crianças no contexto da Educação Infantil são caracterizados por padrão, pois sua resolução está associada à aplicação imediata de algum algoritmo já conhecido pelo aluno.

II – Nos problemas denominados por padrão, as crianças são levadas a construir uma estratégia de resolução e para isso combinam seus conhecimentos prévios com o intuito de "atacar" a situação, encontrando a sua resposta.

III – As tarefas matemáticas tradicionais que são trabalhas no contexto da Educação Infantil são caracterizadas por enfadonha e reduz a ação do aluno a responder questões, culminando em uma busca frenética para encontrar a sentença matemática, satisfazendo as expectativas do professor.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente a afirmativa II está correta.

5)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] a resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos" (SMOLE, 2000, p. 74).

Analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – A Resolução de Problemas se configura como uma atividade complexa, não sendo reduzida a uma sentença matemática que se obtém por meio da sucessão de regras que já foram estabelecidas.

II – No contexto da Educação Infantil não há necessidade de que a criança chegue às soluções da proposta apresentada pelo professor por meio de fórmulas e algoritmos, o importante é que ela exponha seu raciocínio por meio de várias representações e oralmente.

III – Compreende-se que o professor deve ter em mente a necessidade de que os alunos devem memorizar os algoritmos e fórmulas, pois essa é a essência do ensino de matemática. Então, é importante desde o começo da escolarização proporcionar às crianças situações de resolução de problemas e exigindo a aplicação dos algoritmos.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa III está correta.


PESSOAL ESTOU PRECISANDO DAS RESPOSTAS COM URGÊNCIA!
POR FAVOR ME AJUDEM!
pale pale pale pale pale
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AVALIAÇÃO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - DEPENDÊNCIA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Resposta da Av 1 e Av 2 Avaliação de Matemática 7º Periodo
» Gabarito AV1 Ensino da Matemática na Educação Infantil 5°
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática / 7° semestre
» AV1 DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: