Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Seg Abr 10, 2017 6:51 pm


**** AVALIAÇÃO VIRTUAL 01 ****

1)A teoria proposta por Piaget pode nos auxiliar na compreensão do papel do professor e proporcionar uma fundamentação que permita a orientação da prática docente em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.

A respeito do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações:

I. A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, alheia à prática social, o que possibilita a compreensão das relações entre os conceitos teóricos que a fundamentam.

II. A criança deve ser alfabetizada matematicamente, construindo gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base para a construção de conhecimentos matemáticos nas etapas posteriores.

III. O ensino de Matemática deve propiciar o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.

Com base nestas afirmações, e nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

2)Segundo Saltini (2014), Piaget foi um precursor na exploração do mundo infantil, por ter buscado traçar a gênese do surgimento da inteligência, tema tratado em sua obra "O Nascimento da Inteligência na Criança" (1970).

A respeito da teoria desenvolvida por Piaget, analise as seguintes afirmações:

I. A aprendizagem corresponde à mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, aspecto este que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.

II. Acomodação corresponde ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, o que não ocasiona em mudança nos esquemas.

II. Assimilação refere-se ao processo pelo qual o indivíduo cria um novo esquema, ou modifica um já existente, tendo em vista a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.

IV. Na teoria piagetiana, o processo de construção do conhecimento está inter-relacionado com a inteligência e com a aprendizagem.

Referência: SALTINI, C. J. P. Encontro com Jean Piaget. In: SALTINI, C. J. P.; CAVENAGHI, D. B. Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

3)Segundo Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por meio de dois processos – assimilação e acomodação – associados diretamente aos esquemas da estrutura cognitiva de cada indivíduo.

Com base na Epistemologia Genética de Piaget, julgue as seguintes afirmações:

I. Piaget desenvolveu sua teoria tendo em vista os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.

II. Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento cognitivo, sendo que os mesmos tornam-se cada vez mais refinados à medida que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

III. As atividades biológicas e intelectuais podem ser compreendidas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.

IV. O processo de desenvolvimento cognitivo ocorre apenas quando à criança é colocada diante de estímulos do meio, possibilitando que a mesma realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

4)Piaget, em sua teoria, distingue quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes, por sua vez, podem ser subdivididos em estágios.

Considerando o estágio pré-operatório e seus subestágios, associe as faixas etárias (denotadas por A, B e C) com as respectivas características dominantes (indicadas por I, II e III):

A. De 2 a aproximadamente 4 anos

B. De 4 a 5 anos e meio

C. De 5 anos e meio a 7 anos

I. Criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.

II. Nesta etapa percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.

III. Período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.

Assinale a alternativa que apresenta todas as associações corretas:

Alternativas:

a) I – A; II – B; III – C.
b) I – B; II – C; III – A.
c) I – C; II – A; III – B.
d) I – B; II – A; III – C.
e) I – C; II – B; III – A.

5)Com base na teoria de Piaget, em geral, as crianças da Educação Infantil podem ser integradas no estágio pré-operatório, apresentando, nesta etapa, diversas características específicas.

A respeito destas informações, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Egocentrismo corresponde à incapacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro, considerando apenas seus pontos de vista.

( ) As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular a outro particular, sem considerar o geral, além de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.

( ) A característica antitransformadora diz respeito à dificuldade de compreender o estado e o significado da transformação de um para outro estado.

( ) Irreversibilidade está associada à incapacidade de notar que uma ação pode ser avaliada a partir de duas direções: processo em um sentido e no sentido contrário.

Assinale a alternativa que apresenta todas as classificações corretas, considerando a ordem de cima para baixo:

Alternativas:

a) F – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – V – F.


**** AVALIAÇÃO VIRTUAL 02 ****

1)De acordo com a perspectiva do construtivismo piagetiano de aprendizagem, há três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras das crianças.

Ordene os itens, relacionando o nome dessas estruturas a sua caracterização.

Tipos de estruturas mentais:

(1) Jogos Simbólicos;

(2) Jogos de Regra;

(3) Jogos de Exercício.

Descrição dos tipos de estruturas mentais:

( ) Começa a manifestar-se por volta dos cinco anos e desenvolve-se, principalmente, entre sete e doze anos. Nessa fase, as estruturas cognitivas da criança amadurecem e ela passa a compreender a importância das regras de um jogo e jogam para vencer. Este tipo de jogo continua durante praticamente toda a vida do indivíduo, nos esportes, no trabalho, etc.

( ) Esses jogos são constituídos pelas explorações sensório-motoras que a criança realiza. Nessa fase, a criança repete ações motoras por prazer e não pela sua utilidade. Esses jogos caracterizam pela repetição das ações, o pensamento da criança não é lógico e a criança se vale do reflexo para solucionar seus problemas.

( ) Quando a criança está brincando, ela cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos. Assim, a criança experimenta diferentes papéis sociais, tendendo a reproduzir, nesses jogos, as relações predominantes do seu meio. Esses jogos de "faz de conta" possibilitam à criança a realização de sonhos e fantasias, revelam conflitos, medos, angústias, auxiliando no alívio de tensões e frustrações.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Alternativas:

a) 3 – 1 – 2.
b) 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 3 – 2.

2)De acordo com o RCNEI (Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil), historicamente a educação infantil tem se configurado como um espaço para o jogo e brincadeiras, favorecendo o argumento de que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dá por meio dessas atividades.

Diante desse contexto, analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – Como consequência da caracterização apresentada pelo RCNEI, a participação ativa das crianças e a ludicidade apresentada pelos jogos, tem fortalecido o argumento de que a matemática pode ser aprendida brincando.

II – Os jogos apresentam em sua essência o caráter de descontração, sendo utilizado para motivar os alunos a aprender determinado conteúdo. Todavia, o professor deve ficar atento, pois a mera manipulação das peças e as regras do jogo, com o fim em si mesmas, não são garantias de aprendizagem.

III – As brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil devem ser utilizados de forma livre, sem clareza do conteúdo que se quer trabalhar, pois nessa etapa da escolarização não se tem disciplinas definidas o que favorece a interdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

3)A Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática abre possibilidade para que a criança comunique suas ideias, sua maneira de compreender a situação em estudo, apresente as relações que investigou, as conexões estabelecidas entre o seu conhecimento prévio e o escolar. Todavia, é necessário que o professor mude a sua conduta e a literatura infantil, a contação de histórias, pode ser um meio para explorar essa metodologia de ensino de matemática.

Analise as vantagens da utilização da Literatura Infantil no ensino da matemática e assinale V para verdadeiro e F para falso.

() Os livros infantis exigem do leitor outras informações além daquelas presentes no texto ou de sua própria vivência, promovendo a pesquisa;

() A literatura é facilmente acessível e proporciona diversos contextos e múltiplas possibilidades de exploração;

()Estimula a leitura e a interpretação de diversas situações;

() Possibilita ao aluno aprender novos conceitos sem relacionar com os conhecimento que já possui;

() Estimula o debate, o diálogo, a crítica e a criação;

(...)Valoriza o uso de diferentes estratégias na busca por uma solução: desenho, oralidade, dramatização, tentativa e erro, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a) V, V, V, F e V.
b) F, F, V, F e V.
c) V, V, F, V e V.
d) F, V, V, F e F.
e) F, V, V, F e V.

4)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] se um determinado material usado em aulas de matemática estiver adequado às necessidades de desenvolvimento da criança, as situações-problema colocadas a ela, enquanto manipula esse material, fazem com que haja interesse e sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos" (SMOLE, 2000, p. 72).

Analise as afirmativas apresentadas na sequência:

I – Tradicionalmente, os problemas que são apresentados às crianças no contexto da Educação Infantil são caracterizados por padrão, pois sua resolução está associada à aplicação imediata de algum algoritmo já conhecido pelo aluno.

II – Nos problemas denominados por padrão, as crianças são levadas a construir uma estratégia de resolução e para isso combinam seus conhecimentos prévios com o intuito de "atacar" a situação, encontrando a sua resposta.

III – As tarefas matemáticas tradicionais que são trabalhas no contexto da Educação Infantil são caracterizadas por enfadonha e reduz a ação do aluno a responder questões, culminando em uma busca frenética para encontrar a sentença matemática, satisfazendo as expectativas do professor.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente a afirmativa II está correta.

5)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] a resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos" (SMOLE, 2000, p. 74).

Analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – A Resolução de Problemas se configura como uma atividade complexa, não sendo reduzida a uma sentença matemática que se obtém por meio da sucessão de regras que já foram estabelecidas.

II – No contexto da Educação Infantil não há necessidade de que a criança chegue às soluções da proposta apresentada pelo professor por meio de fórmulas e algoritmos, o importante é que ela exponha seu raciocínio por meio de várias representações e oralmente.

III – Compreende-se que o professor deve ter em mente a necessidade de que os alunos devem memorizar os algoritmos e fórmulas, pois essa é a essência do ensino de matemática. Então, é importante desde o começo da escolarização proporcionar às crianças situações de resolução de problemas e exigindo a aplicação dos algoritmos.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa III está correta.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lizifeliz



Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2017

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Sab Abr 22, 2017 11:55 pm

ola você tem o gabarito da av2?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
jakelineoliveira



Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/04/2017

MensagemAssunto: av2 5° período matematica na Educação infantil   Seg Abr 24, 2017 10:27 am

alguém tem o gabarito da av2?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: Resposta Av 01   Ter Abr 25, 2017 7:02 pm

lizifeliz escreveu:
ola você tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: Resposta Av 01   Ter Abr 25, 2017 7:03 pm

jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aglaina



Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Sab Abr 29, 2017 5:39 pm

ainejulia escreveu:
jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
1b
2b
3e
4d
5c
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aglaina



Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Sab Abr 29, 2017 5:54 pm

ainejulia escreveu:
jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?
AV2 a 3 é a
Vc tem o gabarito da av 01?
av2
1d
2b
3e
4a
5c


Última edição por Aglaina em Sab Maio 06, 2017 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: AVALIAÇÃO 02   Sab Maio 06, 2017 10:01 pm

ESTE GABARITO ESTÁ DANDO ERRO!

Mad Mad Mad Mad
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Aglaina



Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Sab Maio 06, 2017 11:03 pm

AV2 a questão 3 é letra a
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedag



Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/09/2015

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Dom Maio 07, 2017 12:35 pm

Gente como ficou o gabarito da avaliação 2? Está muito confuso, só está dando erro! Alguem que fez e foi sem erros? Por favor, ajudemmmm Sad confused Mad
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedag



Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/09/2015

MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   Dom Maio 07, 2017 12:50 pm

Revisei varias vezes a av2 e sempre chego a conclusão de que é assim: 1d, 2b, 3a, 4a, 5c.
Não sei se esta dando erro devido a confusão da questão 3. Ja fiz duas tentativas e continua dando erro. Estou preocupada!!! pale pale pale
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ainejulia



Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

MensagemAssunto: GABARITO AVALIAÇÃO 02   Seg Maio 08, 2017 12:08 pm

PESSOAL, MESMO TROCANDO A RESPOSTA DA QUESTÃO 03, CONTINUA DANDO ERROS!
NOS AJUDE, SÓ TENHO MAIS 01 TENTATIVA.

Embarassed Embarassed Mad Mad pale pale
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gabarito AV1 Ensino da Matemática na Educação Infantil 5°
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática / 7° semestre
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Resposta da Av 1 e Av 2 Avaliação de Matemática 7º Periodo
» AV1 DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: