Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Alguém tem as respostas desta Av1.

Ir em baixo 
AutorMensagem
Angela Regina



Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/09/2014

MensagemAssunto: Alguém tem as respostas desta Av1.   Seg Abr 03, 2017 2:27 pm

Av1 Matemática


1)
O trabalho com a Resolução de Problemas implica em selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular os alunos a participar ativamente das atividades. Uma das principais ideias dessa alternativa pedagógica é que os alunos:

Alternativas:

a)
trabalhem com exercícios mecânicos.;
b)
aprendam Matemática para resolver problemas;
c)
aprendam algoritmos;
d)
trabalhem individualmente;
e)
aprendam Matemática resolvendo problemas;
2)
De acordo com texto da psicopedagoga Clara Geni Berlin, intitulado "Repensando a Matemática: preparo docente precisa tornar-se elemento de compreensão do mundo", a Matemática que os alunos aprendem na escola deve dar acesso a:

Alternativas:

a)
listas de procedimentos;
b)
novos meios de pensar;
c)
aprendizagem de técnicas;
d)
regras complexas;
e)
novas fórmulas.
3)
Ao obter algum sucesso na resolução de exercícios matemáticos observando um exemplo resolvido é possível que, mesmo percebendo a estrutura do algoritmo presente na resolução, não se compreenda o conceito presente e nem a lógica desse algoritmo. O que se requer do aluno para que ele aprenda Matemática?

Alternativas:

a)
Interesse, investigação e reflexão.
b)
Ficar em silêncio.
c)
Memorizar resultados, algoritmos e fórmulas.
d)
Ler a teoria.
e)
Copiar todo o conteúdo no caderno.
4)
No ensino da Matemática voltado a criação e a construção do conhecimento, em que velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática tida como pronta e acabada não existem, qual papel o aluno deve ocupar?

Alternativas:

a)
Mediador
b)
Ouvinte
c)
Receptor de conhecimento
d)
Protagonista de sua aprendizagem
e)
Indivíduo passivo do processo
5)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas, o professor tem o papel de orientar e o aluno a de resolver o problema como um todo. Nessa perspectiva, quando um problema cumpre seu papel na sala de aula?

Alternativas:

a)
Quando é trabalhado em várias aulas.
b)
Quando ele possui uma única resposta correta.
c)
Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.
d)
Quando se esgota o assunto matemático em uma única aula.
e)
Quando o aluno não consegue resolvê-lo.



Av2
1)
Algumas das tarefas do professor ao preparar uma aula são selecionar um ou mais conteúdos e pensar na estratégia de apresentação e investigação deste(s) conteúdo(s). As tarefas do professor culminam no processo de avaliação que deve ocorrer:

Alternativas:

a)
ao final de um período determinado;
b)
no início de cada aula;
c)
ao final de cada aula;
d)
no início de um período determinado;
e)
antes, durante e após a aula trabalhada.
2)
Ao conduzir aulas nas séries iniciais por meio de jogos, é esperado que quando a criança joga, ela imagine o ponto de vista do seu adversário, tome decisões quanto as suas jogadas, compreenda suas intenções ao realizar uma ou outra jogada e se expresse para explicar uma ação ou apenas trocar informações.

Nesse contexto, avalie as sentenças a respeito das possíveis contribuições dos jogos para a aprendizagem.

I. Memorização de algoritmos.

II. Descentralização e desenvolvimento da linguagem.

III. Criatividade e raciocínio dedutivo.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I
b)
I e II
c)
I e III
d)
II e III
e)
I, II e III
3)
A Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas estão entre as diferentes alternativas pedagógicas para o ensino de Matemática. Qual das características descritas a seguir é comum a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas?

Alternativas:

a)
Investigação de um tema do interesse dos alunos.
b)
Construção de um modelo matemático da situação em estudo.
c)
Encontrar uma estratégia vencedora.
d)
Determinar uma relação com a Histórica da Matemática.
e)
O caráter lúdico.
4)
Uma maneira de tornar acessíveis conhecimentos que só existem enquanto ideia, como o conceito de número, ou até mesmo como forma de provocar o interesse do aluno, os materiais manipuláveis, tais como ábaco, cartaz de valor-lugar, material dourado, tangram e outros, são utilizados. O material dourado e o cartaz de valor-lugar podem, respectivamente, auxiliar o aluno na ideia de:

Alternativas:

a)
trocas hierárquicas e valor posicional;
b)
numeral e trocas hierárquicas;
c)
valor posicional e numeral;
d)
algarismo e valor posicional;
e)
trocas hierárquicas e algarismo.
5)
No estudo comparativo dos sistemas de numeração é possível constatar a supremacia do sistema indo-arábico e a resistência do povo europeu em adotá-lo. Com essa abordagem histórica a respeito dos sistemas de numeração é possível trabalhar com os alunos qual dos temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)?

Alternativas:

a)
Orientação sexual
b)
Pluralidade cultural
c)
Meio ambiente
d)
Saúde
e)
Ética
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Alguém tem as respostas desta Av1.
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alguém tem as respostas desta Av1.
» Alguém tem as respostas desta Av1.
» Alguém sabe as respostas das Av1 e av 2 Sociedade, educação e cultura , me ajuda ai.
» Alguém tem as respostas das Av1 e av2 da disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem do primeiro semestre ???
» Alguém tem as respostas do curso livre Ed Língua Portuguesa 1 - Lista 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: