Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 av1 de língua portuguesa conceitos gerais...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
kiria



Mensagens : 30
Data de inscrição : 04/09/2013

MensagemAssunto: av1 de língua portuguesa conceitos gerais...   Seg Mar 06, 2017 10:07 pm

1)
Leia atentamente o excerto abaixo:

"O latim, língua dos romanos, do pensamento de Roma e de sua brilhante civilização, pertence à família das línguas indo europeias. [...] Na fase das origens, crê-se que o latim era relativamente uniforme, sendo foco irradiador dessa unidade o sermo urbanus de Roma. Nesse período o latim era arcaico, uma língua de camponeses, com forte influência do indo-europeu" (MARTINS, 2006)

(Fonte: MARTINS, Maria Cristina. A língua latina: sua origem, variedades e desdobramentos. Revista Philologus . Ano 12, No 36, (set./dez.2006) – Rio de Janeiro: CiFEFiL. 160 p.)

Desse modo, conforme a citação acima e os conteúdos abordados em nossa disciplina, é fato que o latim possui algumas modalidades, dentre as principais, as modalidades vulgar e clássica da língua. Assim, em relação a essas modalidades, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O latim clássico era a língua falada pela plebe no período do Império Romano. Não existia nenhum fator social que justificasse a distinção entre o latim clássico e o latim vulgar.
b)
O latim vulgar era a língua falada pelo povo, mas, apesar disso, apresentava grande rigor gramatical.
c)
O latim vulgar, embora não apresentasse rigor gramatical, era reconhecido pelo apuro vocabular e ela elegância do estilo.
d)
O latim clássico caracteriza-se pelo rigor gramatical, apuro do vocabulário e elegância do estilo.
Alternativa assinalada
e)
O latim vulgar caracteriza-se pelo rigor gramatical, apuro do vocabulário e elegância do estilo.
2)
Observe a imagem abaixo:



(Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1660486/)

Por meio dessa imagem observamos que tanto o português como várias outras línguas originaram-se do latim. Desse modo, analise as opções abaixo:

I.A língua portuguesa teve seu início na Península Ibérica, a partir da invasão dos romanos, os quais introduziram elementos culturais, políticos e militares nas regiões dominadas, como a língua, por exemplo;

II.A modalidade do latim levada à Península Ibérica, onde fica Portugal, foi a clássica, uma vez que era a língua oficial de Roma;

III.A Península Ibérica foi invadida também por muçulmanos os quais influenciaram linguisticamente a região, levando à formação do galego-português.

IV.Dentre as línguas de origem latina, estão o russo, o inglês e o irlandês.

Assinale a alternativa que apresenta as opções corretas:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
Alternativa assinalada
c)
II e IV, apenas.
d)
III e IV, apenas.
e)
II, III e IV, apenas.
3)
A Língua Portuguesa, desde o Latim, passou por variados processos de transformação fonética até resultar na língua que conhecemos na atualidade. Tais processos de transformação são chamamos de metaplasmos. No entanto, os metaplasmos não são somente os processos que a língua sofreu na passagem do Latim para o português, mas são fenômenos que também continuam ocorrendo na Língua Portuguesa em seu estado atual. Assim, observe a seguinte imagem:



(Fonte: TURMA DA MÔNICA. Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm. Acessado em: 26/01/2017.


Nessa imagem há alguns exemplos de metaplasmos. Um deles diz respeito ao seguinte processo:

Filho > fio


Assim, esse caso é considerado um metaplasmo por:

Alternativas:

a)
Supressão por síncope
Alternativa assinalada
b)
Supressão por aférese
c)
Transformação por nasalização
d)
Aumento por prótese
e)
Transposição por metátese
4)
Segundo Cunha, Costa e Martelotta (2011) a Linguística é a disciplina que estuda cientificamente a linguagem, ou seja, se ocupa em investigar as línguas naturais. Para esses autores, no entanto, "o linguista não é necessariamente um poliglota ou um conhecedor do funcionamento específico de várias línguas, mas um estudioso dos processos através dos quais essas várias línguas refletem, em sua estrutura, aspectos universais essencialmente humanos" (2011, p. 16).

(CUNHA, Angélica Furtado da. COSTA, Marcos Antonio. Martelotta, Mário Eduardo. Linguística. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo et all. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2011).

Tendo em vista essa definição, é possível afirmar que a Linguística possui várias frentes de pesquisa. Algumas das áreas dos Estudos da Linguagem se ocupam em estudar os fenômenos da língua sob o ponto de vista sincrônico e, por outro lado, outras vertentes se debruçam sob a investigação histórica. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta características específicas da Filologia:

Alternativas:

a)
É uma ciência histórica que visa ao conhecimento das civilizações passadas através dos documentos escritos que elas nos deixaram: esses nos permitem compreender e explicar as sociedades antigas.
Alternativa assinalada
b)
É a área da linguística que se ocupa em estudar a língua em seu estado atual, buscando explicar os fenômenos realizados pelos falantes ao se expressarem.
c)
Área da linguística que se ocupa em estudar as substituições que se operam na língua tendo em vista a observação de etapas sucessivas de sua trajetória através do tempo, realizando, portanto, uma análise puramente estrutural.
d)
Ciência histórica que visa analisar gramaticalmente os documentos antigos, com o objetivo de prescrever novas regras gramaticais para a língua estudada.
e)
Ciência sincrônica que tem como objetivo o estudo dos diversos idiomas, sobretudo a estrutura interna de cada língua estudada, tendo em vista o seu estado atual.
5)
De acordo com Coutinho (1974, p. 47), "A língua portuguêsa proveio do latim vulgar que os romanos introduziram na Lusitânia"

(COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1974.)

A língua latina possui muitas modalidades. Podemos, portanto, falar em latim arcaico, vulgar, clássico, eclesiástico, entre outros. Assim, analise as opções abaixo:



I.O latim era falado nas diferentes regiões do Império Romano, era, portanto, a língua oficial de Roma.

II.A língua latina expandiu-se para outras regiões por meio das conquistas realizadas pelo Império Romano, ou seja, os territórios tomados por Roma se latinizaram.

III.A modalidade clássica e a modalidade vulgar do latim apresentam particularidades bastante distintas e, por isso, são consideradas duas línguas diferentes.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas:

a)
I apenas.
b)
II apenas.
c)
III apenas.
d)
I e II, apenas.
Alternativa assinalada
e)
I e III, apenas.


AV 1
1d
2b
3a
4a
5d

sem erros....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
av1 de língua portuguesa conceitos gerais...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Exercícios - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa - Etapa 2
» Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa
» Alguém tem as respostas do curso livre Ed Língua Portuguesa 1 - Lista 2
» Av2 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: