Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av1 av2 Homem, Cultura e Sociedade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ana paula g



Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/10/2014
Idade : 25

MensagemAssunto: Av1 av2 Homem, Cultura e Sociedade   Seg Mar 06, 2017 7:54 am

1) Se as inovações tecnológicas modificam o ritmo de vida das pessoas, pode-se dizer que alterações no ritmo das jornadas de trabalho também têm relação com as novas tecnologias?

Assinale a resposta mais adequada de acordo com os nossos estudos nesta Unidade de Ensino:
Alternativas:

a) As inovações tecnológicas proporcionam às pessoas hoje uma otimização do tempo e, portanto, maior tempo livre para cuidar da sua vida pessoal e social.
b) Desde a Revolução Industrial, o trabalhador passou a ser submetido a jornadas de trabalho exaustivas e com o tempo rigorosamente controlado pelo relógio. O desejo pelo aumento dos lucros, este sim, é que impôs um tempo maior de trabalho.
c) A internet e os dispositivos móveis trouxeram a possibilidade do home office, que pode livrar o trabalhador do trânsito e possibilitar mais tempo com a família. Mas, por outro lado, pode estender a jornada para aqueles indivíduos que não se desligam do trabalho.
d) A tecnologia provocou mudanças para o trabalhador e sua jornada de trabalho ao longo dos últimos séculos, fazendo-o estar conectado 24 horas por dia.
e) As tecnologias vieram para determinar o ritmo de trabalho.
2) (ENADE – Ciências Sociais, 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta:
Alternativas:

a) A Revolução Francesa, pelo seu potencial revolucionário e universal, dificultou o aparecimento das ciências sociais.
b) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.
c) O feudalismo e o capitalismo, como marcos fundadores das ciências sociais, conviveram harmonicamente ao longo do processo de transformação social a partir do século XVIII.
d) Um dos marcos fundadores das mudanças no século XVIII foi a transformação da aristocracia inglesa em classe aliada à burguesia, que, a partir daí, comandou o processo econômico no Ocidente.
e) O Renascimento e a Reforma são considerados marcos fundadores que permitiram o aparecimento das ciências sociais.
3) (PUC-RS) O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração, tendo como subsídio os valores do liberalismo no período da Revolução Francesa.

Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe:

I. Em busca da afirmação dos direitos individuais.

II. Para impor freios aos poderes absolutistas.

III. Pela afirmação dos direitos sociais.

IV. Pela afirmação do direito à greve.

V. Pela preservação do direito de propriedade.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:

a) III, IV e V.
b) I, II e V.
c) I, II e III.
d) I, IV e V.
e) II, III e IV.
4) O ser humano, construído a partir de sua natureza – a natureza humana –, se apropria e altera o ambiente com comportamentos, modos, valores e expressões próprios da sua cultura e da sua história política, social e econômica. Revela-se então uma intensa relação homem-ambiente-cultura compondo o que chamamos de:
Alternativas:

a) Comunicação.
b) Atividade humana.
c) Universo social.
d) Classe social.
e) Natureza humana.
5) Escolha a alternativa que completa corretamente as duas lacunas do texto:

Há diferenças entre o ser humano e o animal que não são apenas de grau: enquanto o animal permanece mergulhado na natureza e determinado exclusivamente por ela, nós somos capazes de transformar a ____________ em cultura. Ao forjar o homem, ao proporcionar sua dimensão humanística, a cultura enriquece a natureza, acrescentando, assim, algo à natureza. É através deste ininterrupto processo que transitamos do estado natural ao estado ____________.
Alternativas:

a) Comunicação, cultural.
b) Sociedade, social.
c) Natureza, cultural.
d) Comunidade, humano.
e) Atividade humana, social.

Alguém fez?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ana paula g



Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/10/2014
Idade : 25

MensagemAssunto: Re: Av1 av2 Homem, Cultura e Sociedade   Seg Mar 06, 2017 8:12 am

1)
As empresas, na busca do lucro desejado, valorizam suas localizações de forma diferente. Não é qualquer lugar que interessa a essa ou aquela firma.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Com a internacionalização do capitalismo, as funções econômicas podem ser redistribuídas. Um certo produto, em fase final de produção, já agregou

peças oriundas de diferentes partes do mundo. Esses componentes foram produzidos em locais que ofereceram um custo de produção inferior, uma vez que isso conta muito para otimizar o lucro da empresa.



POR ISSO

II. É importante que o preço da produção final seja o mais baixo possível. Há vários fatores que implicam a diminuição dos custos de produção, tais como: as características do país que oferece a matéria-prima, a facilidade de transporte para escoar o produto, a mão de obra barata, a possibilidade de mercado consumidor próximo e, também, as exigências ambientais reduzidas.

Acerca de ambas as afirmativas, assinale a seguir a opção correta:

Alternativas:

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira como a segunda asserções são proposições falsas.
2)
De acordo com Santos (2007), há certa tendência de as indústrias escolherem locais diferentes para se instalarem e para produzirem. Veja o motivo: com a internacionalização do capitalismo, as funções econômicas podem ser redistribuídas.

A partir da análise dessa afirmação, assinale a seguir a alternativa correta:

Alternativas:

a) Instalam-se em países menos desenvolvidos e as atividades de produção tendem a concentrar-se em países mais desenvolvidos, uma vez que já está comprovado que tais escolhas aumentam os lucros.
b) Instalam-se em países mais desenvolvidos nos quais as atividades na área de tecnologia, comunicação, engenharia e comércio são acentuadas e mais promissoras. E as atividades de produção tendem a concentrar-se em países menos desenvolvidos: o custo de mão de obra e as exigências de proteção ao meio ambiente são menores nesses países.
c) As escolhas para instalação e produção vão variar conforme o tipo de produto produzido e o tipo de público-alvo consumidor.
d) Não há diferença entre os locais para as indústrias se instalarem e produzirem, uma vez que não se pode desvincular tais procedimentos numa empresa ou indústria.
e) Instalam-se em países mais desenvolvidos, com maior poder aquisitivo para vender mais e incrementar os lucros. Também concentram nesses países as atividades de produção já que a venda interna é grande e vantajosa.
3) O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são instâncias interdependentes. É possível afirmar que isso também se aplica às questões ambientais?
Alternativas:

a) Essa afirmação se aplica completamente às questões ambientais. Essas instâncias se relacionam de tal modo que se tornam dependentes entre si. O que afeta uma dessas esferas é sentido em outra delas.
b) Essa afirmação se aplica com reservas, apenas se houver alterações no clima que provocam o aquecimento global. Ou seja, o clima é o único fator comum entre essas instâncias.
c) Essas instâncias são, na verdade, independentes entre si, razão pela qual a afirmação não se aplica ao contexto dado.
d) Apenas se aplica em relação aos países desenvolvidos, que têm mais poder e, portanto, interferência em tudo que acontece no planeta.
e) Essa afirmação se aplica apenas aos países e regiões poluidoras.
4) "Uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições comuns mais significativo para todos que cada uma das variantes subculturais que diferenciaram os habitantes de uma região, os membros de uma classe ou descendentes de uma das matrizes formativas.

Mais que uma simples etnia, porém, o Brasil é uma etnia nacional, um povo-nação, assentado num território próprio e enquadrado dentro de um mesmo Estado para nele viver seu destino". (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 22.)

Os elementos apresentados por Darcy Ribeiro, em seu texto, evidenciam:
Alternativas:

a) O território nacional.
b) A identidade nacional.
c) O país.
d) A nação.
e) O Estado.
5) Em dezembro de 2015, o Ministério Público Estadual de Alagoas recebeu denúncias de organizações da sociedade civil sobre a criação de obstáculos à matrícula e cobranças de taxas extras ou mensalidades maiores para crianças com Síndrome de Down em escolas privadas alagoanas. A Lei Federal n. 7.853/1989 garante a matrícula de crianças com Síndrome de Down e outras deficiências em todos os níveis da educação e o artigo 7º do Estatuto da Pessoa com Deficiência assegura a não discriminação a essas pessoas.

Analise o caso acima. A cobrança de taxas extras em escolas para crianças com deficiência pode ser considerada ilegal?

I. Sim, porque desrespeita o artigo 5º da Constituição Federal, que garante a igualdade entre todos.

II. Não, pois não existe lei que impeça essa prática.

III. Não, pois a prática não é discriminatória, pois visa garantir melhores serviços a essas crianças.

IV. Sim, pois o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante a não discriminação.

Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:

a) I.
b) II e III.
c) IV.
d) I e IV.
e) III.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av1 av2 Homem, Cultura e Sociedade
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av1 av2 Homem, Cultura e Sociedade
» Avaliação diagnostica homem cultura e sociedade 1ºsemestre
» Alguém sabe as respostas das Av1 e av 2 Sociedade, educação e cultura , me ajuda ai.
» respostas da AV1 e AV2 Ética, politica sociedade!!!
» Respostas AV1 e AV2 ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: