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 Pedagogia unopar 8° semestre avaliação virtual 2.pedagogia em espaço escolares e não escolares.

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Dany2017



Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/02/2017

MensagemAssunto: Pedagogia unopar 8° semestre avaliação virtual 2.pedagogia em espaço escolares e não escolares.   Ter Fev 28, 2017 6:43 am



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1 A educação acompanha o desenvolvimento do sujeito desde a mais tenra idade, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito. A educação em suas diferentes dimensões é entendida seguindo aspecto informal, formal e não-formal. Seguindo o que rege a LDB n. 9394/96 - a educação de maneira geral se caracteriza:

Alternativas:

   a)

   Pelos processos formativos que se desenvolvem na família, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino,
   b)

   Como ambiente de aceitação e socialização, ligado aos movimentos sociais, o que contribui para formação ao longo da vida,
   c)

   Pelos processos de ensino realizados no espaço educativo, com atenção especial ao trabalho indicado pela educação no campo,
   d)

   Pelo comportamento social da criança considerado inadequado e pelo comportamento social do adulto considerado normal,  
   e)

   Pela exclusão e discriminação presente no discurso de professores que seguem apenas os preceitos ditados pela cultura,

2)

Tratar sobre as atribuições do Pedagogo em espaços educativos favorece a compreensão sobre a importância de participação desse profissional na organização do trabalho pedagógico. A organização do trabalho pedagógico envolvendo toda equipe escolar: diretor, pedagogos, professores, funcionários, alunos, pais/responsáveis pelo aluno e representantes da comunidade, implica em compromisso e conduta ética. Segundo os documentos que atualmente tratam sobre a formação do Pedagogo, a Pedagogia deve abranger a docência na educação infantil e anos iniciais, a participação na gestão escolar, bem como a produção do conhecimento no campo educacional, reforçado pela pesquisa. Seguindo tais documentos, no que se refere ao trabalho pedagógico; cabe ao Pedagogo no espaço educativo:

Alternativas:

   a)

   Priorizar a organização da cozinha e refeitório após a merenda, observando alimentos perecíveis,
   b)

   Organizar a prestação de contas ligadas ao sistema administrativo e financeiro,
   c)

   Auxiliar no planejamento e organização da rotina escolar, no que se refere ao pedagógico,
   d)

   Favorecer instrução educativa alienante porém, favorecendo a criticidade da elite,
   e)

   Realizar levantamento antecipado de aprovados e reprovados para indicação do Conselho de Classe Final,

3)

Segundo Arroyo (2007), o currículo expressa a centralidade das políticas educacionais. Se manifesta na escola, mais especificamente na sala de aula por meio de uma seleção intencional de conteúdos, saberes e conhecimentos. Pensar a seleção de conteúdos a ser desenvolvido de maneira sequenciada, durante o ano letivo, seguindo o quê orienta a proposta curricular, é uma das tarefas mais complexas no que se refere à prática educativa. Sobre a seleção de conteúdos é necessário que o professor observe os seguintes critérios:

ARROYO, Miguel G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. In, Orientações para a organização da Semana Pedagógica. Curitiba: SEED, 2008 (28, 29 e 30/07/2008).

Alternativas:

   a)

   Se estão de acordo com seu plano de trabalho docente, se são úteis e aplicáveis à realidade dos alunos;
   b)

   Se os conteúdos legitimam e dão sustentação às propostas legitimadoras do fracasso escolar,
   c)

   Se possibilitam uma mesma estratégia de ensino à ser aplicada na educação básica, respeitando-se diferentes turmas e faixas etárias,
   d)

   Se estão adequados ao desenvolvimento e maturidade do aluno, seguindo o que ele já aprendeu e não o que ele precisa ainda aprender,
   e)

   Se têm significado para a vida do aluno, seguindo interesses político partidário, alheios à uma formação significativa,

4)

Para que o professor possa refletir sobre sua prática no ambiente escolar ele deve compreender o universo da vida de seus alunos. A complexa realidade do aluno deve servir de parâmetro para a organização do trabalho do professor. Suas discussões em sala, devem ser capaz de fazer a dialética entre os saberes experimentados pelos alunos e o conhecimento universal historicamente acumulado pela humanidade.Seguindo esse raciocínio, considere as afirmativas indicadas abaixo e aponte aquelas que apresentam incoerência no que se refere aos conceitos e práticas ligadas ao Currículo.

I) O currículo, os conteúdos, seu ordenamento, sequenciação e carga horária são a base estruturante do cotidiano escolar,

II) A seleção de conteúdos, implica em compreensão que permanece na aparência do contexto ao valorizar o conhecimento científico,

III) Os conhecimentos escolares devem ser disponibilizados à classe elitizada enquanto a classe trabalhadora reproduz o senso comum.

IV)O currículo torna-se a expressão das aspirações indicadas à escola, juntamente com seu papel social, suas práticas pedagógicas e as relações nela vividas.

No que se refere às afirmativas que apresentam incoerências ligadas aos conceitos e práticas do Currículo:

Alternativas:

   a)

   Apenas a afirmativa I e II, apresentam incoerência,
   b)

   Apenas a afirmativa II e III, apresentam incoerência,
   c)

   Apenas a afirmativa II, III e IV, apresentam incoerência,
   d)

   Apenas a afirmativa I, III e IV,apresentam incoerência,
   e)

   Apenas a afirmativa I e IV apresentam incoerência,

5)

Uma das características do processo educativo, no que se refere, à organização pedagógica, resume-se na sistematização do trabalho. A sistematização, mesmo quando transformada em documento, apresenta-se carregada de intencionalidade. Importante considerar que essa intencionalidade se torna mais explícita no Projeto Político Pedagógico, na Proposta Curricular, no Plano de Ação da instituição de ensino e no Plano de Trabalho Docente. Ainda ao tratar sobre o Projeto Político Pedagógico é Correto afirmar que nele:

Alternativas:

   a)

   Os conteúdos retratam somente a atualidade e o futuro sendo desconsiderados os conteúdos históricos,
   b)

   Os elementos desfavoráveis ao trabalho educativo ganham relevante significado e importância,
   c)

   Encontra-se amparada toda a organização do trabalho educativo indicado para a escola,
   d)

   A avaliação é retratada, como elemento essencial, que contribui para a reprovação e exclusão escolar,
   e)

   São desconsideradas as interações provocadas pela dinâmica cultural, histórica e social,
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maria rosangela lopes



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/02/2017

MensagemAssunto: respostas av2 espaços escolares e não escolares   Qui Mar 02, 2017 9:43 am

respostas av2 espaços escolares e não escolares


1-A
2-C
3-A
4-B
5-C

FOI SEM ERROS E TENHA QUE AGRADECER A Fatima que respondeu a essa atividade beijos
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