Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 PRECISO DA AV 1 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
RAÍSSA001



Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/03/2014

MensagemAssunto: PRECISO DA AV 1 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos   Seg Nov 21, 2016 8:55 am

Exclamation
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: av1 e Av 2   Seg Nov 28, 2016 4:30 pm

1) A disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar, surgiu no sentido de indicar aos acadêmicos que existem diferentes possibilidades de organização do
trabalho no espaço escolar. Nesse contexto, a atuação do professor ganha mérito, quando consegue realizar a junção da teoria com a prática. Seguindo a reflexão é correto afirmar que:

Alternativas:
a) O trabalho do professor ganha caráter pedagógico porque acaba envolvendo todo o processo de construção ligado ao ensino e a aprendizagem,

b) A prática adquire caráter interdisciplinar porque consegue fragmentar vários conteúdos ligados às diferentes áreas do conhecimento,

c) A organização curricular pouco tem a ver com a organização pedagógica, pois ambas possuem caráter distinto, devendo ser tratada individualmente,

d) A proposta pedagógica e a proposta curricular são aplicadas com êxito apenas nos anos iniciais do ensino regular, pois a EJA trabalha com adultos,

e) A elaboração da proposta pedagógica da escola deve ficar a cargo da secretaria de educação de cada município por se preocupar com homogeneidade no ensino.


2) O Projeto Pedagógico, deve assegurar a organização do trabalho da escola como um todo e, de maneira mais específica, a organização da sala de aula, da ação educativa. Ainda sobre o P.P.P. é correto afirmar que:

I) O Projeto da escola, contribui para que os professores conheçam a realidade atendida pelo espaço educativo.

II) Os profissionais da escola, devem encontrar no Projeto Pedagógico, respaldo para incentivar conflitos, valorizar relações competitivas e autoritárias.

III) O contexto político do P.P.P. se torna explícito quando articulado ao compromisso da escola em auxiliar na formação de um determinado tipo de homem.

IV) Ao definir ações educativas, preservando-se a visão fragmentada dos conteúdos, o projeto da escola valoriza a interdisciplinaridade.

V) A escola possui autonomia para adequar conteúdos curriculares, seguindo exigências pontuais indicadas pelos alunos.

Após realização da leitura, pode ser considerado que:

Alternativas:
a) Apenas as proposições I e II, estão Corretas,

b) Apenas as proposições II e III, IV, estão Corretas,

c) Apenas as proposições I, III e V, estão Corretas,

d) Apenas as proposições III e IV, estão Corretas,

e) Apenas as proposições II, IV e V estão Corretas,


3) A Proposta Curricular deve respeitar uma base comum nacional de conteúdos e uma parte diversificada. Tanto a base comum nacional quanto a parte diversificada devem estar intimamente integradas à proposta curricular com o objetivo de estabelecer a relação entre a educação fundamental e a realidade social. Diante da formação humana, a Cultura no currículo:

Alternativas:
a) Sugere que o analfabeto é uma pessoa sem cultura,

b) Transforma-se em elemento de desavença entre professor e aluno,

c) É transformada na escola em Ensino e Aprendizagem,

d) Concebe prioritariamente as relações entre patrão e empregado,

e) Tem a ver apenas com pratos típicos, música e dança,


4) A expressão "Ensinar" envolve tanto os conhecimentos que a humanidade acumulou durante sua história como também, atitudes e comportamentos que vão sendo indicados pela sociedade, seguindo novas exigências sociais e culturais. Ainda sobre o conceito, podemos inferir que; Ensinar:

Alternativas:
a) Exige coerção e punição do professor diante de determinadas respostas do aluno.

b) Indica criar condições adequadas, para que a aprendizagem se efetive de maneira prazerosa.

c) Induz à avaliação constante sobre a proposta do professor, com vistas a classificar os alunos.

d) Compreende muito mais a maneira como o aluno aprende, do que como o professor o adestra.

e) Acompanha o prescrito em parâmetros legais, sendo pouco necessário aliá-lo ao pedagógico.


5) Observe a frase: "Não se deve negligenciar ensino, em nome das dificuldades do sujeito; deve-se, sim, modificar as formas de mediação entre o ensino e a aprendizagem, para que o sujeito aprenda". Isso significa que:

Alternativas:
a) O aluno que não consegue aprender deve se evadir da escola, antes que a escola o discrimine

b) O professor necessita modificar sua metodologia, com vistas a alcançar as necessidades do aluno,

c) Toda matrícula efetivada no espaço escolar significa integração do aluno ao contexto da aprendizagem,

d) Os conteúdos escolares devem ser tratados de forma aligeirada no espaço da sala de aula,

e) Maioria dos alunos mesmo permanecendo muito tempo no espaço escolar, sabem muito pouco,

R- 1 a/ 2 c / 3 c / 4 b / 5 b passou sem erros....Very Happy


Av 2

1) A proposta da EJA atualmente, sugere que a prática educativa deva ter íntima relação com a vida em sociedade. A dialogicidade no contexto, poderá instigar o aluno a expor suas ideias sobre o conteúdo tratado, com mais tranquilidade. Essa abordagem percebe o professor como:

Alternativas:

a)Liderança revestida pelo caráter político partidário, assim, a partir das experiências culturais captadas, ressignifica a educação global.

b)Estimulador dos saberes necessários a prática educativa, contribuindo para a participação do aluno nas manifestações ligadas à exclusão social.

c)Incentivador da consciência ingênua com vistas a favorecer em sua metodologia a abordagem formativa.

d)Orientador do ensino, centrando seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.

e)Professor é visto como um orador, que centraliza os debates em torno da alienação cultural e política dos alunos.

2)Ao se pensar na estruturação de uma prática pedagógica interdisciplinar, o diálogo passa a ser considerado peça chave diante da necessidade de envolver o coletivo da escola. Se a prática pedagógica interdisciplinar se caracteriza pela integração de conteúdos ligados a diferentes áreas do conhecimento, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)A complexidade do processo de alfabetização pouco contribui para a aprendizagem do aluno adulto, pois sua formação escolar já sofreu alguns processos.

b)A prática pedagógica também contribui para a formação intelectual, cognitiva e política dos sujeitos, sempre integrando, complementando e transformando a ação dos sujeitos.

c)O material didático gera um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar, porém sempre deve estar pautado nas questões de memorização.

d)Todos os conteúdos trabalhados de maneira fragmentada provocam a repetência e a evasão do aluno do espaço escolar. Ainda servem para causar discriminação e preconceito.

e)A função social da escola fica caracterizada principalmente pela padronização dos conteúdos, conceitos, ideologias e formação para o trabalho assalariado.

3)Considerando os fragmentos indicados abaixo; identifique a afirmativa Correta:

I) O termo Cultura pode ser entendido como produto da atividade humana.

II) O currículo expressa o acervo da biblioteca, manifestado numa perspectiva futurista de intenções ligadas à educação.

III) ACultura compreende desde as ações rotineiras da dona de casa, até as contraditórias formas de destruição provocadas pelo homem no planeta.

IV) A proposta curricular da EJA, respeita os eixos:Cultura, Trabalho e Tempo.

Após realização da leitura, deve ser considerado que:

Alternativas:

a)Apenas a afirmativa I, está Correta,

b)Apenas as afirmativas I e II, estão Corretas,

c)Apenas as afirmativas I, III e IV, estão Corretas,

d)A afirmativa III e IV estão Corretas.

e)Todas as afirmativas I, II, III e IV estão Corretas,

4)Alguns elementos, são imprescindíveis durante a elaboração de uma Prática Pedagógica Interdisciplinar. Sendo assim, observe os elementos indicados abaixo e destaque a alternativa que os apresenta, seguindo a maneira "sequenciada":

Alternativas:

a)Fundamentação Teórica, Metodologia, Identificação da Instituição, Justificativa, Considerações Finais,

b)Objetivos, Fundamentação Teórica, Avaliação em grupo, Cronograma e Autoavaliação e Considerações Finais,

c)Identificação da Instituição,Objetivos,Justificativa,Fundamentação Teórica, Metodologia, Avaliação e Referências,

d)Cronograma,Identificação da Instituição, Objetivos, Fundamentação Teórica, Considerações Finais e Avaliação,

e)Objetivo Geral, Fundamentação Teórica, Objetivo Específico, Justificativa, Considerações Finais e Avaliação,

5)Nas Diretrizes Curriculares Nacionais que trata sobre a EJA, é dada ênfase à dimensão histórica de cada área do conhecimento. Os fatos que marcaram a história tornam-se componentes curriculares na escola. A relação desses conteúdos com outras áreas, acabam por gerar um movimento de constante ampliação do conhecimento ou daquilo que se pretende investigar. Retomando os objetivos da EJA é correto indicar que:

Alternativas:

a)A prática pedagógica interdisciplinar éelemento redutor do processo de ensino e aprendizagem

b)Cabe ao professor, encontrar maneiras de obstaculizar o acesso do aluno a Cultura letrada durante o período de alfabetização.

c)A EJA, têm como finalidade o compromisso com a formação humana, principalmente da classe trabalhadora,

d)O trabalho na EJA deve favorecer a deterioração da consciência crítica do aluno e da sua emancipação humana.

e)As Diretrizes desarticulam a organização e os objetivos da Proposta Curricular da EJA, nas instituições de ensino.

R- 1 d / 2 b / 3 c / 4 c / 5 c.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RAÍSSA001



Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/03/2014

MensagemAssunto: Re: PRECISO DA AV 1 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos   Qua Nov 30, 2016 11:51 am

obrigada cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: PRECISO DA AV 1 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
PRECISO DA AV 1 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Respostas Av 2 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Provas virtuais AV1 e AV2 Práticas pedagógicas interdisciplinar: escola e sociedade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: