Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV2 EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 5 SEM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: AV2 EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 5 SEM   Qua Nov 02, 2016 4:47 pm

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2  cheers


1)Paulo Freire apresenta a reflexão de que a escola não é a única produtora de conhecimentos. Com esta afirmação ele não desvaloriza a escola, mas apenas a desmistifica.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas:

• a)Paulo Freire propôs uma educação a partir de uma prática aristocrática, fundamentada no convívio político partidário, com vistas à participação do cidadão nas eleições governamentais.
• b)Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
• c)Paulo Freire entende a Educação Bancária como uma prática que inibe o poder criador dos alunos, porém de caráter autenticamente reflexivo. Essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelar a realidade.
• d)A educação se torna "domesticadora" na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.
• e)Para Paulo Freire a Educação Bancária refere-se à educação na formação profissional do aluno para atuar na realidade em que estão inseridos.


2)Atualmente a Educação de Jovens e Adultos se pauta no discurso em que se afirma a necessidade de restaurar um direito negado ao cidadão. Leia as proposições abaixo, relacionadas ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, e assinale a alternativa correta:

I – Tem o direito de ter acesso e frequentar o espaço escolar.
II – Tem direito a um modelo de educação que atenda às suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.
III – Tem direito a uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.
IV – Tem direito a uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.

Alternativas:

• a)Estão corretas as alternativas I, II, e III, apenas.
• b)Estão corretas as alternativas II e III, apenas.
• c)Estão corretas as alternativas I e III, apenas.
• d)Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.
• e)Estão corretas as alternativas III e IV, apenas.


3)Ao tratar a educação da escola tradicional, numa concepção autoritária, Paulo Freire apresenta reflexões acerca da postura do professor, permeada de autoritarismo. Nesse direcionamento, baseando-se nessa perspectiva de ensino, as pessoas são consideradas objetos e não sujeitos no processo de construção do conhecimento.
Preencha a lacuna e em seguida assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Paulo Freire reitera que é condição importante para o diálogo que aqueles que dialogam estejam numa relação de _________________ e nunca verticalidade, sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.

Alternativas:

• a)hierarquia
• b)dominação
• c)horizontalidade
• d)poder
• e)superioridade


4)Paulo Freire defendeu o conhecimento popular e reconheceu sua importância como elemento educativo.
Sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta de acordo com o posicionamento de Paulo Freire:

Alternativas:

• a)Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.
• b)Paulo Freire propôs que o conhecimento científico e artístico não tinha validade para o processo de construção do conhecimento dos alunos.
• c)Paulo Freire defendeu que apenas o conhecimento popular deveria ser considerado na Educação de Jovens e Adultos.
• d)Paulo Freire defendeu os conteúdos programáticos desenvolvidos no Sistema Educacional Brasileiro.
• e)Paulo Freire propôs que o professor é quem determina os conteúdos a serem estudados, para eficácia do processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento, sem compreender a realidade dos alunos.


5)Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de uma prática correspondente às suas necessidades. Desta forma, cabe ao professor conhecer sua realidade, as experiências de vida, enfim compreender as histórias de vida do aluno e de seu (re) ingresso no espaço escolar.
Sobre a EJA na perspectiva Freireana, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

• a)A EJA é um local de ensino e aprendizagem e que não necessita de metodologias adequadas.
• b)A EJA se consolida por meio da escolarização, e não deve auxiliar o aluno em seu preparo para a prática social.
• c)A EJA, entendida como modalidade educacional, atende principalmente a elite e tem como finalidade o compromisso com a formação humana.
• d)A EJA não se pauta em aprimoramento da consciência crítica, atitudes éticas e compromisso político para o desenvolvimento de autonomia intelectual.
• e)A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.


RESPOSTAS:  1-B 2-D 3-C 4-A 5-E //SEM ERROS lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV2 EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS 5 SEM
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av 1 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem // 2° SEMESTRE
» Av 1 - Psicologia da Educação
» Av 3 e av 4- Educação e Diversidade : Relações Étnico - Raciais
» Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: