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 AV1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 SEM

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Rosangela-ssa



Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: AV1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5 SEM   Ter Nov 01, 2016 5:46 pm

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1  flower  flower  


1) Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.

( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
() Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
• a)V, V, V, F
• b)F, F, V, V
• c)F, F, F, V
• d)V, V, F, V
• e)V, F, V, F

2)A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção  educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.

Alternativas:

• a)integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
• b)opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
• c)opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
• d)integração social - aluno – condições econômicas.
• e)opressão – analfabetismo – condições econômicas.

3)A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:

Alternativas:

• a)Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
• b)Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
• c)Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
• d)Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
• e)Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

4)Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura, sofrida, a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
http://educacao.uol.com.br/album/2014/03/20/musicas-de-resistencia-marcaram-os-21-anos-de-ditadura-no-brasil.htm
Nesse contexto da Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, extintos, dando lugar para:

Alternativas:

• a)A Conferência Nacional de Educação.
• b)O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
• c)O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
• d)O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
• e)O Movimento Nacional de Analfabetos.

5)Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:

Alternativas:

• a)Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
• b)Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
• c)Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
• d)Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
• e)Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.

RESPOSTAS: 1-D 2-A 3-E 4-C 5-B  SEM ERROS!!! lol!
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