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 Educação de Jovens e Adultos

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laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Educação de Jovens e Adultos   Ter Out 11, 2016 7:59 am

Av 1 Av 2
1 D 1 B
2 A 2 D
3 E 3 C
4 C 4 A
5 B 5 E


Av1 - Pedagogia - Educação de Jovens e Adultos

1)Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.
( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
( ) Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:

a)V, V, V, F
b)F, F, V, V
c)F, F, F, V
d)V, V, F, V
e)V, F, V, F

2)A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.
Alternativas:

a)integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
b)opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
c)opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
d)integração social - aluno – condições econômicas.
e)opressão – analfabetismo – condições econômicas.

3)A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:
Alternativas:

a)Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
b)Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
c)Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
d)Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
e)Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

4)Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura sofrida a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
http://educacao.uol.com.br/album/2014/03/20/musicas-de-resistencia-marcaram-os-21-anos-de-ditadura-no-brasil.htm
Nesse contexto da Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, extintos, dando lugar para:
Alternativas:

a)A Conferência Nacional de Educação.
b)O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
c)O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
d)O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
e)O Movimento Nacional de Analfabetos.

5)Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:
Alternativas:

a)Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
b)Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
c)Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
d)Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
e)Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.

Av2 - Pedagogia - Educação de Jovens e Adultos

1)Paulo Freire apresenta a reflexão de que a escola não é a única produtora de conhecimentos. Com esta afirmação ele não desvaloriza a escola, mas apenas a desmistifica.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas:
a)Paulo Freire propôs uma educação a partir de uma prática aristocrática, fundamentada no convívio político partidário, com vistas à participação do cidadão nas eleições governamentais.
b)Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
c)Paulo Freire entende a Educação Bancária como uma prática que inibe o poder criador dos alunos, porém de caráter autenticamente reflexivo. Essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelar a realidade.
d)A educação se torna "domesticadora" na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.
e)Para Paulo Freire a Educação Bancária refere-se à educação na formação profissional do aluno para atuar na realidade em que estão inseridos.

2)Atualmente a Educação de Jovens e Adultos se pauta no discurso em que se afirma a necessidade de restaurar um direito negado ao cidadão. Leia as proposições abaixo, relacionadas ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, e assinale a alternativa correta:
I – Tem o direito de ter acesso e frequentar o espaço escolar.
II – Tem direito a um modelo de educação que atenda às suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.
III – Tem direito a uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.
IV – Tem direito a uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.
Alternativas:
a)Estão corretas as alternativas I, II, e III, apenas.
b)Estão corretas as alternativas II e III, apenas.
c)Estão corretas as alternativas I e III, apenas.
d)Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.
e)Estão corretas as alternativas III e IV, apenas.

3)Ao tratar a educação da escola tradicional, numa concepção autoritária, Paulo Freire apresenta reflexões acerca da postura do professor, permeada de autoritarismo. Nesse direcionamento, baseando-se nessa perspectiva de ensino, as pessoas são consideradas objetos e não sujeitos no processo de construção do conhecimento.
Preencha a lacuna e em seguida assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Paulo Freire reitera que é condição importante para o diálogo que aqueles que dialogam estejam numa relação de _________________ e nunca verticalidade, sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.

Alternativas:
a)hierarquia
b)dominação
c)horizontalidade
d)poder
e)superioridade

4)Paulo Freire defendeu o conhecimento popular e reconheceu sua importância como elemento educativo.
Sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta de acordo com o posicionamento de Paulo Freire:

Alternativas:
a)Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.
b)Paulo Freire propôs que o conhecimento científico e artístico não tinha validade para o processo de construção do conhecimento dos alunos.
c)Paulo Freire defendeu que apenas o conhecimento popular deveria ser considerado na Educação de Jovens e Adultos.
d)Paulo Freire defendeu os conteúdos programáticos desenvolvidos no Sistema Educacional Brasileiro.
e)Paulo Freire propôs que o professor é quem determina os conteúdos a serem estudados, para eficácia do processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento, sem compreender a realidade dos alunos.

5)Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de uma prática correspondente às suas necessidades. Desta forma, cabe ao professor conhecer sua realidade, as experiências de vida, enfim compreender as histórias de vida do aluno e de seu (re) ingresso no espaço escolar.
Sobre a EJA na perspectiva Freireana, assinale a alternativa correta:
Alternativas:

a)A EJA é um local de ensino e aprendizagem e que não necessita de metodologias adequadas.
b)A EJA se consolida por meio da escolarização, e não deve auxiliar o aluno em seu preparo para a prática social.
c)A EJA, entendida como modalidade educacional, atende principalmente a elite e tem como finalidade o compromisso com a formação humana.
d)A EJA não se pauta em aprimoramento da consciência crítica, atitudes éticas e compromisso político para o desenvolvimento de autonomia intelectual.
e)A EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

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lelianepalheta



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Data de inscrição : 29/08/2012

MensagemAssunto: Re: Educação de Jovens e Adultos   Ter Out 11, 2016 8:12 am

OBRIGADOOOOOOOO
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