Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 matemática

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Aline Lang



Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/04/2016

MensagemAssunto: matemática    Seg Out 10, 2016 10:49 pm

AV2

1)
Uma crítica em relação ao ensino tradicional da Matemática é que, nesta tendência, o conteúdo é despido de todo o contexto histórico que lhe deu origem e, portanto, de toda a utilidade que, salvo raras exceções, justifica sua criação. Tendo em vista preencher as lacunas mencionadas, uma alternativa pedagógica que precisa ser valorizada nas aulas de Matemática é:

Alternativas:

a)
a Resolução de Problemas

b)
a História da Matemática

c)
a Modelagem Matemática

d)
a Etnomatemática

2)
Além da História da Matemática e da Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática desponta como alternativa pedagógica para o ensino da Matemática. No processo de Modelagem Matemática o aluno é conduzido à obtenção de um modelo matemático. Sobre o modelo matemático é correto afirmar:

I - O modelo matemático é o que representa de algum modo a situação estudada;

II – O modelo matemático permite aos alunos responderem ao problema que se propuseram a investigar;

III – O modelo matemático é uma equação que descreve um problema.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I e II

b)
I e III

c)
II e III

d)
I, II e III

3)
D"Ambrósio (2010) apresenta alguns exemplos de alternativas metodológicas visando à melhoria do ensino de Matemática segundo uma perspectiva construtivista. Dentre os exemplos elencadas pela autora, podemos citar:

Alternativas:

a)
Modelagem Matemática, Material concreto e Etnomatemática.

b)
Resolução de Problemas, História da Matemática e Filosofia da Matemática.

c)
História da Matemática, Etnomatemática e Sociologia da Matemática.

d)
Etnomatemática, Jogos Matemáticos e Modelagem Matemática.

4)
Os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais - propõem que as estratégias de ensino adotadas pelos professores de Matemática devem priorizar:

I - A criação de estratégias;

II - A comprovação e a justificativa;

III - A argumentação;

IV - O trabalho individual;

V - A autonomia.

De acordo com o texto estudado (web aula), estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I, II, III e IV

b)
I, II, III e V

c)
II, III, IV e V

d)
I, III, IV e V

5)
Nos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática – evidenciamos quatro blocos de conteúdos estabelecidos para serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Matemática. Esses quatro blocos são:

Alternativas:

a)
Números e Operações, Medidas, Geometria e Tratamento da Informação.

b)
Números e Álgebra, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Estatística e Probabilidade.

c)
Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento da Informação.

d)
Números e Álgebra, Medidas de Grandeza, Geometria e Tratamento da Informação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
matemática
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Operadores Bitwise – Matemática Lógica Aula 2 de 2
» [Scripts]Matemática Bruta
» Exercícios - Curso de Nivelamento - Matemática - Etapa 3
» AV1 E AV2 GEOMETRIA 3ºSEMESTRE MATEMÁTICA SEM ERROS
» AV2 ENSINO DE MATEMÁTICA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: