Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 Av2 do seminário I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Prislaine



Mensagens: 25
Data de inscrição: 28/05/2013
Idade: 23
Localização: Cataguases - Mg

MensagemAssunto: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 7:23 pm

Ola alguem ja tem as repostas corretas da av2 do seminário I
por favor quem tiver posta aiii



Av2 - PED - Sem 1 - Seminário I
Período:04/06/13 00:00 à 28/06/13 23:59
________________________________________
Questão 1:
Nota: Não gerada
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais denominadas como:
Alternativas
1 - Esquemas Simbólicos e Operações Mentais.
2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais.
3 - Funções Metacognitivas e Operações Racionais.
4 - Aquisições Operacionais e Funções Cognitivas.
5 - Input-Elaboração-Output.
Sua resposta
Sem resposta
________________________________________
Questão 2:
Nota: Não gerada
O mediador, segundo Sasson e Macionk (2006), tem diversas funções e dentre elas NÃO PODEMOS CONSIDERAR COMO VÁLIDA a seguinte:
Alternativas
1 - Regular a intensidade, a freqüência e a ordem em que aparecem os vários estímulos.
2 - Relacionar novos estímulos/experiências a eventos prévios e que possam ocorrer no futuro.
3 - Estabelecer relações (causa-efeito, meio-fim, identidade, similaridade, diferença, exclusividade etc.) entre os estímulos percebidos.
4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador).
5 - Promover a representação mental e a antecipação dos possíveis efeitos e conseqüências de diferentes respostas a estímulos dados.
Sua resposta
Sem resposta
________________________________________
Questão 3:
Nota: Não gerada
O Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein se revela como:
Alternativas
1 - A conclusão de sua teoria, por se constituir de uma série de exercícios que favorecem a compreensão de seus postulados.
2 - Um conjunto de cadernos de exercícios, chamados de instrumentos, que têm o objetivo de treinar crianças para atividades escolares.
3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais.
4 - Uma série de exercícios organizados de modo progressivo que, por si mesmos, ativam operações mentais e funções cognitivas.
5 - Um guia que leva as pessoas a se tornarem mais inteligentes (cognitivamente flexíveis) pela aplicação de alguns atos mentais simples e determinados.
Sua resposta
Sem resposta
________________________________________
Questão 4:
Nota: Não gerada
A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais inter-relacionadas. Esta inter-relação significa que:
Alternativas
1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
2 - Cada Função Cognitiva se dá por uma seqüência de Operações Mentais de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
3 - Depois de ter realizado uma Operação Mental, o sujeito começa a colocar em prática suas Funções Cognitivas para coletar dados, trabalhar com eles e emitir respostas.
4 - Depois de ter posto em prática todas as Funções Cognitivas, o sujeito começa a apresentar Operações Mentais especializadas em coleta de dados, elaboração e respostas.
5 - Para cada Função Cognitiva existe uma Operação Mental específica de coleta de dados, elaboração e resposta.
Sua resposta
Sem resposta
________________________________________
Questão 5:
Nota: Não gerada
O Mediador, na concepção de Feuerstein, tem sua atuação centrada sobretudo:
Alternativas
1 - No conteúdo, dando importância a explicações completas, ricas e aprofundadas teoricamente.
2 - Na instituição de ensino para a qual trabalha, de modo a demonstrar resultados de seu trabalho.
3 - Na sociedade, visto sua preocupação com a formação de um cidadão que exerça liderança cultural.
4 - Na família do mediado, uma vez que não há como haver aprendizagem sem o acompanhamento da família.
5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo.
Sua resposta
Sem resposta
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 2:43 pm

Seminario av2
1-2
2-3
3-5
4-5
5-4
eu postei assim mas como postei uma vez deu erro corrigi e agora acho que deu certo posta ai e me fala bjs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 2:47 pm

mas não tenho certeza que esta correta ai meu deus como ta dificil.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nea



Mensagens: 29
Data de inscrição: 11/06/2013

MensagemAssunto: Resposta AV2   Ter Jun 11, 2013 3:33 pm

Olá, respondi as questões da AV2 e pra mim deu certo.
Ficou assim:
1 - 2
2 - 4
3 - 3
4 - 1
5 - 5


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dicmala



Mensagens: 16
Data de inscrição: 11/06/2013
Localização: Guarulhos -SP

MensagemAssunto: Re: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 4:07 pm

Olá pessoal;;;

Respondi o meu Av2 seminário 1

mas não tenho certeza não postei ainda

1=2
2=4
3=3
4=1
5=5

AV1 Respostas seminário 1

1=1
2=3
3=2
4=5
5=4

Estou esperando mais respostas para ver se bate para poder enviar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Prislaine



Mensagens: 25
Data de inscrição: 28/05/2013
Idade: 23
Localização: Cataguases - Mg

MensagemAssunto: Re: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 4:46 pm

obrigada pessoal pela ajuda
não sei se esta correta pois ja tinha postado uma outra agora se eu postar não sei se vai dar certo, mas quem tiver repostas que não contou erro poste ai!!!
e obrigada as que postaram ai ja
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Prislaine



Mensagens: 25
Data de inscrição: 28/05/2013
Idade: 23
Localização: Cataguases - Mg

MensagemAssunto: Re: Av2 do seminário I   Ter Jun 11, 2013 4:46 pm

obrigada pessoal pela ajuda
não sei se esta correta pois ja tinha postado uma outra agora se eu postar não sei se vai dar certo, mas quem tiver repostas que não contou erro poste ai!!!
e obrigada as que postaram ai ja
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Suely de Sousa Martins



Mensagens: 1
Data de inscrição: 11/06/2013
Idade: 47

MensagemAssunto: Tenho a resposta da av2   Ter Jun 11, 2013 10:33 pm

Olá galerinha!! Tenho a resposta da av2, já mandei e deu certo viu?
1) 2
2) 4
3) 3
4) 1
5) 5
Bjokas!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maristela



Mensagens: 39
Data de inscrição: 09/04/2013
Idade: 30
Localização: ceu azul

MensagemAssunto: AV1 E AV2 SEMINARIO I PEDAGOGIA   Qua Jun 12, 2013 2:04 pm

OLÁ MENINAS EU POSTEI AS DUAS E AS DUAS FORAM SEM ERRO.PODE CONFIAR.

AV1
1-1
2-3
3-2
4-5
5-4

AV2
1-2
2-4
3-3
4-1
5-5

BOA PROVA A TODOS.BJS
MARI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
AmandaRibeiro



Mensagens: 1
Data de inscrição: 19/06/2013

MensagemAssunto: Av1 - PED - Sem 1 - Seminário I   Ter Jun 18, 2013 11:35 pm

Questão 1:

Nota: Não gerada

Conforme esclarece Bock (2004);
 “Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:


Alternativas

1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.

2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.

3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.

4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.

5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.

Sua resposta

1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.




Questão 2:

Nota: Não gerada

Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:

Alternativas

1 - Mecanismo de Equilibração.

2 - Assimilação.

3 - Esquema.

4 - Acomodação.

5 - Reequilíbrio.

Sua resposta

3 - Esquema.




Questão 3:

Nota: Não gerada

Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:

Alternativas

1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.

4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.

5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.

Sua resposta

2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.




Questão 4:

Nota: Não gerada

Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:

Alternativas

1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.

2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.

3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.

4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.

5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.

Sua resposta

5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.




Questão 5:

Nota: Não gerada

Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:

Alternativas

1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.

2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).

3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.

4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.

5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.

Sua resposta

4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.


Essas respostas não deu erro, está certinha!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

Av2 do seminário I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Desenvolvimento e duvidas do seminario

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -