Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem (cursos Livres)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marcialurei



Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/03/2014

MensagemAssunto: Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem (cursos Livres)   Sex Set 30, 2016 3:46 pm


lol! lol! ALGUÉM TEM AS RESPOSTAS. lol! lol!

AVALIAÇÃO VIRTUAL 02
1) Assinale a alternativa correta no que tange ao processo ensino- aprendizagem das abordagens apresentadas:
Alternativas:
• a) O professor que considera suas ideias como verdades absolutas, que limita a aula a autores ou a conceitos dados por ele, auxilia a aprendizagem significativa do aluno, pois a verdade do professor torna-se a verdade do aluno.
• b) A aprendizagem centrada no estudante é realizada em pequenos grupos, o professor é um mediador ativo, que funciona como fonte de informação que transmite conhecimentos para um receptor passivo (aluno).
• c) A sala de aula é um espaço de aprendizagens e tudo que se refere a ela também é. A organização, a metodologia, a postura do professor, a relação professor-aluno dentro e fora da sala, a relação entre alunos, todos esses fatores interferem no processo de ensino-aprendizagem.
• d) Professores condescendentes, que aceitam qualquer produto de trabalho, exigem pouco, porque preferem agradar o aluno, facilitam o processo de aprendizagem, pois a afetividade, mesmo que sozinha, é suficiente para a construção do pensamento.
• e) A aprendizagem significativa é percebida quando o aluno consegue, mesmo sem conhecer verdadeiramente o conceito, reproduzir integralmente o que é dito pelo professor ou o que é pedido do livro didático.
2) Para Freire (2003) "O bom senso do educando prega sermos coerentes, diminuindo a distância entre o discurso e a prática, julgando se a sua autoridade na sala de aula é ou não é autoritarismo, pois ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos e exige também a compreensão da realidade".
Alternativas:
• a) A imposição de regras é necessária, mas se o professor servir como exemplo, respeitar os alunos e tiver uma boa relação com eles, automaticamente já terá o respeito dos alunos sem precisar ser autoritário.
• b) O professor tem que saber relacionar-se com os alunos, ser hábil e qualificado no planejamento das rotas que vai percorrer, capacitar-se para tornar a aula interessante e prazerosa e também demonstrar que a sua voz é a de comando e autoridade.
• c) A relação estabelecida entre o professor e os alunos deve ser construída por ambos, em comum acordo, conduzindo os educandos a aceitar e entender as regras como posturas a serem tomadas, e com as possibilidades de mudanças.
• d) Uma pessoa na função de professor adquire o poder de determinar as ações dos alunos, que devem legitimar esse poder, pois é passada de geração a geração, a imagem do professor, como uma figura que tem o direito de ser autoritário.
• e) O reflexo que as atitudes autoritárias do professor exercem podem ser exemplificados por alunos que afirmam que, ao se sentirem intimidados, não conseguem questionar, nem tirar dúvidas do conteúdo, prejudicando sua aprendizagem.
3) Sobre a relação professor-aluno é incorreto afirmar:
Alternativas:
• a) O fato de o professor manter uma relação mais próxima com os alunos, menos hierarquizada e menos distante facilita a aprendizagem, de modo que estes se sentem motivados e interessados nas aulas.
• b) No processo de apropriação do conhecimento, o outro possui grande importância, mediando a relação entre sujeito e o conhecimento, por meio de objetos culturalmente configurados.
• c) O vínculo afetivo é necessário para criar uma boa aprendizagem, mas uma boa aprendizagem pode também propiciar um vínculo afetivo positivo.
• d) Os professores têm a responsabilidade de interferir na ZDP do aluno, de debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.
• e) O trabalho concreto do professor em sala de aula (didática, metodologia, conteúdo, procedimentos de correção e avaliação), mesmo de desempenho inferior, não influenciam a aprendizagem, se os alunos tiverem um vínculo positivo com o professor.
4) Considerando a afirmação "A emergência da psicologia genética de Piaget possibilitou a configuração do papel ativo do sujeito da cognição", é correto afirmar que:
Alternativas:
• a) A complexidade do fenômeno educativo se desfaz ao se considerar os aspectos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
• b) Os limites da relação entre a psicologia e a educação são definidos pela aplicação direta dos princípios e explicações da psicologia piagetiana.
• c) O interacionismo se opõe às perspectivas inatista e empirista na psicologia da educação da época.
• d) O construtivismo integra o inatismo e o empirismo tanto na psicologia como na pedagogia.
• e) O construtivismo se associa a pedagogia tradicional ao deparar-se com dificuldades do processo de ensino-aprendizagem.
5) Na afirmativa "Embora se note preocupação com relações sociais, a ênfase dada é na capacidade do aluno de integrar informações e processá-las", está subjacente uma concepção do processo de desenvolvimento da aprendizagem condizente com a abordagem:
Alternativas:
• a) Cognitivista
• b) Comportamentalista
• c) Humanista
• d) Sócio-cultural
• e) Tradicional
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem (cursos Livres)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av 1 - Psicologia e Desenvolvimento e Aprendizagem cursos livres
» Av 1 - Psicologia e Desenvolvimento e Aprendizagem( curso livre)
» AV1 AV 2 Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
» prova de psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem
» CURSOS LIVRES - ESCREBER BEM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: