Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Neiia

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/09/2013
Idade : 35
Localização : teixeira de freitas BA

MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional   Ter Ago 09, 2016 5:24 pm

Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
Educação pode ser considerada o conjunto de ações, processos, influências e estruturas que acabam por interferir no desenvolvimento humano. Também podemos entendê-la como atividade mediadora no seio da prática social, envolta em conflitos e contradições. Seguindo a LDB 9394/96, é Correto afirmar que a Educação:

Alternativas:

a)
Acontece apenas no ambiente escolar, enquanto os outros ambientes favorecem o envolvimento com a Cultura.

b)
Atualmente passa a ser dever da família porque o Estado, não consegue mais responsabilizar-se integralmente pela educação formal.

c)
Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o trabalho e para o exercício da cidadania.

Alternativa assinalada
d)
Abrange o processo formativo que se desenvolve prioritariamente na vida familiar, sem muita conexão com a convivência humana.

e)
Sua compreensão envolve ações circunstanciada pela sociedade de maneira fragmentada, devendo ser compreendida então à partir de uma única dinâmica.

2)
O professor deve caminhar do contexto social para o interior do espaço educativo refletindo sobre sua atuação no espaço escolar, pois cabe a ele contribuir para: elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos, a uma consciência coerente de mundo, principalmente desmistificando situações reais. Nessa perspectiva torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:

a)
A formação e a capacitação do professor deve dar-lhe possibilidade de analisar e compreender, com consciência crítica, a realidade escolar,

b)
Cabe ao professor conhecer as características de desenvolvimento de seus alunos, suas experiências, bem como o contexto em que vivem,

c)
O professor deve saber organizar os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem,

d)
Faz parte do compromisso do professor, possuir domínio da didática, assim como cabe ao pedagogo responsabilizar-se pelo planejamento das atividades à serem ministradas em sala de aula.

Alternativa assinalada
e)
Cabe ao professor preocupar-se com sua formação durante o período da graduação, dando continuidade posterior em cursos de especialização e capacitação  constante, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos.

3)
No espaço educativo, torna-se importante para os profissionais da educação; entender o conceito de administração e de gestão, assim como a diferença entre autoridade e autoritarismo. Enquanto o desenvolvimento da Gestão democrática no espaço escolar; permite considerar o diálogo, a possibilidade de participação, a criticidade e o discernimento sobre a realidade, a administração autoritária no espaço educativo consiste:


Alternativas:

a)
Em um posicionamento individual que favorece a ação e a articulação do discurso e do diálogo, tendo como propósito a tomada de decisão,

b)
Na partilha do poder, na sensibilidade da equipe gestora conduzir o trabalho na escola, respeitando-se as próprias demandas,

c)
Em processo que sustenta a atividade de impulsionar e respeitar o pensamento de todos profissionais, preocupados com a mesma causa,

d)
Na racionalização do trabalho e do esforço humano de maneira impositiva, respeitando-se a palavra final que deve sempre vir do diretor,

Alternativa assinalada
e)
No respeito a autoridade do diretor que mesmo diante do Conselho Escolar, possui autonomia para resolver qualquer situação da escola.

4)
A estrutura administrativa de um espaço educativo envolve vários profissionais, até porque atualmente, o termo "administração" passa a ser analisado em outra perspectiva, ou seja, "gestão". Assim, a gestão escolar, ao seguir o prescrito na legislação, abarca corpo docente, alunos, representantes da comunidade escolar e demais profissionais da escola. Frente a esta reflexão podemos perceber que a competência de todos envolvidos, contribui para que a escola alcance êxito naquilo que lhe é proposto pela sociedade. Dando continuidade à reflexão, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( ) As Políticas Educacionais, auxiliam na formulação de regras, e controle de acesso aos recursos, poderes ou direitos ligados à educação.

( ) A escola se organiza, com o único objetivo de formar pessoas, mediante reprodução de valores sociais, estabelecidos pelos professores,

( ) A Constituição Federal de 1988, a LDB n. 9394/96 e o Plano Nacional de Educação, dão suporte legal; à organização do trabalho nos espaços educativos.

( ) A educação proporciona aos alunos, a possibilidade do desenvolvimento humano de maneira plena, articulando a formação intelectual e política com a prática social.

Após leitura é indicado como (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, de maneira sequenciada:

Alternativas:

a)
F – V – V – F

b)
V – V – F – F

c)
V – F – V – V

Alternativa assinalada
d)
F – F – V – V

e)
V – V – V – F

5)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola, porque conta com a representação da comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, merece destaque:

Alternativas:

a)
Núcleo Regional de Ensino, Secretaria da Educação e Sala de Apoio,

b)
Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários,

Alternativa assinalada
c)
Sala de Recursos, Conselho de Classe e Conselho Escolar,

d)
Conselho de Classe, Conselho Escolar e Associação de Bairro,

e)
Associação de Pais, Organização Não Governamental e Conselho de Classe.


foi sem erro.
av1
1=c
2=d
3=d
4-c
5=b

av2
1=a
2=a
3=c
4=b
5=a
foi sem erro



Av2 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
1)
A gestão democrática sugerida ao campo educacional, é entendida como espaço de participação e exercício da cidadania. Dentre as características da gestão, podemos destacar a descentralização do poder; que antes ficava apenas nas "mãos do diretor" da escola. Nesse contexto, a proposta de gestão no espaço educativo, indica:

SANTOS, Pablo Silva. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012

Alternativas:

a)
A promoção e efetivação de um trabalho a ser realizado de forma colaborativa,permeado pelo diálogo e respeito aos participantes,

Alternativa assinalada
b)
A participação da equipe diretiva, prepotente, induzindo ações e atitudes que acaba por desagregar o grupo de trabalho,

c)
Uma construção que se limita a observar as ações cotidianas, construídas seguindo parecer do sindicato patronal,

d)
A participação de uma instância colegiada que contribui com o sistema capitalista de maneira corrupta e coercitiva,

e)
Que os pais não demonstram interesse em participar das atividades na escola apenas por falta de interesse.

2)
Utilizando-se dos conceitos, características e atribuições apresentadas pelas instâncias colegiadas, conforme segue: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Professores e Funcionários e Escola de Pais, Gestão Educacional; interprete as afirmativas adequadamente indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas,

( )A aquisição de habilidades e comportamentos que favorecem o convívio social e as atitudes solidárias, no meio estudantil pode ser provocada pelo Grêmio Estudantil.

( ) Os participantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, ficam responsáveis em avaliar o trabalho do professor em sala de aula, 

( ) Ao tratar sobre os princípios e fins da educação, encontra-se descrito na LDB n. 9394/96, as prerrogativas indicadas ao sistema educacional, sobre a gestão do ensino público.

( ) Cabe ao Grêmio Estudantil realizar bimestralmente reunião de pais no espaço educativo para tratar sobre normas disciplinares e aproveitamento dos alunos em sala de aula.

( ) Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, tem como objetivo, auxiliar na promoção de atividades administrativas escolares, bem como arrecadar recursos para complementar gastos com ensino, educação e cultura.

Após leitura e interpretação deve ser indicada:

Alternativas:

a)
V – F – V – F – V

Alternativa assinalada
b)
V – V – F – F – F

c)
F – F – V – F – V

d)
V – F – F – V – V

e)
F – F – F – V – V

3)
A avaliação externa é um importante elemento das políticas regulatórias aplicadas à educação a ponto de ser desenvolvido no Brasil um sistema nacional de avaliação. Esse sistema nacional de avaliação, de maneira sintetizada, busca elementos que contribuam para AVALIAR:

I)A Educação Básica e o Ensino Superior,

II)A alfabetização na Educação Infantil,

III) A situação educacional brasileira,

IV) A implantação de políticas educacionais,

V)O Ensino Superior através da Prova Brasil,

Após reflexão podemos considerar que:

Alternativas:

a)
Apenas as proposições I e II, estão Corretas,

b)
Apenas as proposições II e III, estão Corretas,

c)
Apenas as proposições I, III e IV, estão Corretas,

Alternativa assinalada
d)
Apenas a proposição IV e V, estão Corretas,

e)
Todas as proposições I, II, III, IV e V, estão Corretas,

4)
O aprimoramento de metodologias com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem deve romper com a avaliação quantificada sob forma de tabulação de dados. Desmotivar ações que priorizem a competição e o mérito que acaba por provocar a evasão, exclusão e repetência, e sim, valorizar o compromisso do professor com a educação, sua responsabilidade para com seu próprio trabalho e com a instituição da qual faz parte. Seguindo a proposta de Avaliação marcada pela lógica da inclusão: Avaliar, significa:

Alternativas:

a)
Classificar a aprendizagem em certo e errado, aluno bom e ruim.

b)
Condição para o redimensionamento do processo de ensino e aprendizagem.

Alternativa assinalada
c)
Instrumento utilizado com objetivo de punição, competição e coerção.

d)
Separar aqueles que aprendem daqueles que não conseguem aprender.

e)
Alcançar empoderamento para a execução do mapeamento de turma.

5)
Quando se pensa em avaliação externa à escola, podemos constatar o envolvimento do MEC em várias fases do processo, tanto de elaboração como de execução e levantamento dos dados. Sendo assim, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.

( )Um dos objetivos da avaliação externa centra-se em fazer com que as instituições de ensino se preocupem com adoção de um padrão de qualidade indicado pelo MEC.

( )O Saeb, caracteriza-se por avaliar o Ensino Superior em suas especificidades.

( )A Prova Brasil avalia a proposta de Ensino Médio e da Educação Profissional,

( )A proposta de avaliação externa prioriza os dados alcançados pelo professor ao final de cada aula ministrada,

( )São consideradas avaliações externas: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes,

Após realização da leitura, pode ser considerado:

Alternativas:

a)
V – F – F – F – V

Alternativa assinalada
b)
F – V – V – F – F

c)
F – F – F – V – V

d)
F – V – F – V – F

e)
V – V – V – V – F
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Neiia

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/09/2013
Idade : 35
Localização : teixeira de freitas BA

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional   Ter Ago 09, 2016 5:30 pm

Neiia escreveu:
Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
Educação pode ser considerada o conjunto de ações, processos, influências e estruturas que acabam por interferir no desenvolvimento humano. Também podemos entendê-la como atividade mediadora no seio da prática social, envolta em conflitos e contradições. Seguindo a LDB 9394/96, é Correto afirmar que a Educação:

Alternativas:

a)
Acontece apenas no ambiente escolar, enquanto os outros ambientes favorecem o envolvimento com a Cultura.

b)
Atualmente passa a ser dever da família porque o Estado, não consegue mais responsabilizar-se integralmente pela educação formal.

c)
Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o trabalho e para o exercício da cidadania.

Alternativa assinalada
d)
Abrange o processo formativo que se desenvolve prioritariamente na vida familiar, sem muita conexão com a convivência humana.

e)
Sua compreensão envolve ações circunstanciada pela sociedade de maneira fragmentada, devendo ser compreendida então à partir de uma única dinâmica.

2)
O professor deve caminhar do contexto social para o interior do espaço educativo refletindo sobre sua atuação no espaço escolar, pois cabe a ele contribuir para: elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos, a uma consciência coerente de mundo, principalmente desmistificando situações reais. Nessa perspectiva torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:

a)
A formação e a capacitação do professor deve dar-lhe possibilidade de analisar e compreender, com consciência crítica, a realidade escolar,

b)
Cabe ao professor conhecer as características de desenvolvimento de seus alunos, suas experiências, bem como o contexto em que vivem,

c)
O professor deve saber organizar os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem,

d)
Faz parte do compromisso do professor, possuir domínio da didática, assim como cabe ao pedagogo responsabilizar-se pelo planejamento das atividades à serem ministradas em sala de aula.

Alternativa assinalada
e)
Cabe ao professor preocupar-se com sua formação durante o período da graduação, dando continuidade posterior em cursos de especialização e capacitação  constante, com objetivo de aprimorar seus conhecimentos.

3)
No espaço educativo, torna-se importante para os profissionais da educação; entender o conceito de administração e de gestão, assim como a diferença entre autoridade e autoritarismo. Enquanto o desenvolvimento da Gestão democrática no espaço escolar; permite considerar o diálogo, a possibilidade de participação, a criticidade e o discernimento sobre a realidade, a administração autoritária no espaço educativo consiste:


Alternativas:

a)
Em um posicionamento individual que favorece a ação e a articulação do discurso e do diálogo, tendo como propósito a tomada de decisão,

b)
Na partilha do poder, na sensibilidade da equipe gestora conduzir o trabalho na escola, respeitando-se as próprias demandas,

c)
Em processo que sustenta a atividade de impulsionar e respeitar o pensamento de todos profissionais, preocupados com a mesma causa,

d)
Na racionalização do trabalho e do esforço humano de maneira impositiva, respeitando-se a palavra final que deve sempre vir do diretor,

Alternativa assinalada
e)
No respeito a autoridade do diretor que mesmo diante do Conselho Escolar, possui autonomia para resolver qualquer situação da escola.

4)
A estrutura administrativa de um espaço educativo envolve vários profissionais, até porque atualmente, o termo "administração" passa a ser analisado em outra perspectiva, ou seja, "gestão". Assim, a gestão escolar, ao seguir o prescrito na legislação, abarca corpo docente, alunos, representantes da comunidade escolar e demais profissionais da escola. Frente a esta reflexão podemos perceber que a competência de todos envolvidos, contribui para que a escola alcance êxito naquilo que lhe é proposto pela sociedade. Dando continuidade à reflexão, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( ) As Políticas Educacionais, auxiliam na formulação de regras, e controle de acesso aos recursos, poderes ou direitos ligados à educação.

( ) A escola se organiza, com o único objetivo de formar pessoas, mediante reprodução de valores sociais, estabelecidos pelos professores,

( ) A Constituição Federal de 1988, a LDB n. 9394/96 e o Plano Nacional de Educação, dão suporte legal; à organização do trabalho nos espaços educativos.

( ) A educação proporciona aos alunos, a possibilidade do desenvolvimento humano de maneira plena, articulando a formação intelectual e política com a prática social.

Após leitura é indicado como (V) para Verdadeiro e (F) para Falso, de maneira sequenciada:

Alternativas:

a)
F – V – V – F

b)
V – V – F – F

c)
V – F – V – V

Alternativa assinalada
d)
F – F – V – V

e)
V – V – V – F

5)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola, porque conta com a representação da comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, merece destaque:

Alternativas:

a)
Núcleo Regional de Ensino, Secretaria da Educação e Sala de Apoio,

b)
Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários,

Alternativa assinalada
c)
Sala de Recursos, Conselho de Classe e Conselho Escolar,

d)
Conselho de Classe, Conselho Escolar e Associação de Bairro,

e)
Associação de Pais, Organização Não Governamental e Conselho de Classe.


foi sem erro. por favor mim add em algum grupo faço flex 7º e 8º estou fora dos grupo pois não tinha celular 73 99162 1625 ficarei grata!!!!
av1
1=c
2=d
3=d
4-c
5=b

av2
1=a
2=a
3=c
4=b
5=a
foi sem erro



Av2 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
1)
A gestão democrática sugerida ao campo educacional, é entendida como espaço de participação e exercício da cidadania. Dentre as características da gestão, podemos destacar a descentralização do poder; que antes ficava apenas nas "mãos do diretor" da escola. Nesse contexto, a proposta de gestão no espaço educativo, indica:

SANTOS, Pablo Silva. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012

Alternativas:

a)
A promoção e efetivação de um trabalho a ser realizado de forma colaborativa,permeado pelo diálogo e respeito aos participantes,

Alternativa assinalada
b)
A participação da equipe diretiva, prepotente, induzindo ações e atitudes que acaba por desagregar o grupo de trabalho,

c)
Uma construção que se limita a observar as ações cotidianas, construídas seguindo parecer do sindicato patronal,

d)
A participação de uma instância colegiada que contribui com o sistema capitalista de maneira corrupta e coercitiva,

e)
Que os pais não demonstram interesse em participar das atividades na escola apenas por falta de interesse.

2)
Utilizando-se dos conceitos, características e atribuições apresentadas pelas instâncias colegiadas, conforme segue: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais, Professores e Funcionários e Escola de Pais, Gestão Educacional; interprete as afirmativas adequadamente indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas,

( )A aquisição de habilidades e comportamentos que favorecem o convívio social e as atitudes solidárias, no meio estudantil pode ser provocada pelo Grêmio Estudantil.

( ) Os participantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, ficam responsáveis em avaliar o trabalho do professor em sala de aula, 

( ) Ao tratar sobre os princípios e fins da educação, encontra-se descrito na LDB n. 9394/96, as prerrogativas indicadas ao sistema educacional, sobre a gestão do ensino público.

( ) Cabe ao Grêmio Estudantil realizar bimestralmente reunião de pais no espaço educativo para tratar sobre normas disciplinares e aproveitamento dos alunos em sala de aula.

( ) Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola, tem como objetivo, auxiliar na promoção de atividades administrativas escolares, bem como arrecadar recursos para complementar gastos com ensino, educação e cultura.

Após leitura e interpretação deve ser indicada:

Alternativas:

a)
V – F – V – F – V

Alternativa assinalada
b)
V – V – F – F – F

c)
F – F – V – F – V

d)
V – F – F – V – V

e)
F – F – F – V – V

3)
A avaliação externa é um importante elemento das políticas regulatórias aplicadas à educação a ponto de ser desenvolvido no Brasil um sistema nacional de avaliação. Esse sistema nacional de avaliação, de maneira sintetizada, busca elementos que contribuam para AVALIAR:

I)A Educação Básica e o Ensino Superior,

II)A alfabetização na Educação Infantil,

III) A situação educacional brasileira,

IV) A implantação de políticas educacionais,

V)O Ensino Superior através da Prova Brasil,

Após reflexão podemos considerar que:

Alternativas:

a)
Apenas as proposições I e II, estão Corretas,

b)
Apenas as proposições II e III, estão Corretas,

c)
Apenas as proposições I, III e IV, estão Corretas,

Alternativa assinalada
d)
Apenas a proposição IV e V, estão Corretas,

e)
Todas as proposições I, II, III, IV e V, estão Corretas,

4)
O aprimoramento de metodologias com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem deve romper com a avaliação quantificada sob forma de tabulação de dados. Desmotivar ações que priorizem a competição e o mérito que acaba por provocar a evasão, exclusão e repetência, e sim, valorizar o compromisso do professor com a educação, sua responsabilidade para com seu próprio trabalho e com a instituição da qual faz parte. Seguindo a proposta de Avaliação marcada pela lógica da inclusão: Avaliar, significa:

Alternativas:

a)
Classificar a aprendizagem em certo e errado, aluno bom e ruim.

b)
Condição para o redimensionamento do processo de ensino e aprendizagem.

Alternativa assinalada
c)
Instrumento utilizado com objetivo de punição, competição e coerção.

d)
Separar aqueles que aprendem daqueles que não conseguem aprender.

e)
Alcançar empoderamento para a execução do mapeamento de turma.

5)
Quando se pensa em avaliação externa à escola, podemos constatar o envolvimento do MEC em várias fases do processo, tanto de elaboração como de execução e levantamento dos dados. Sendo assim, realize a leitura das afirmativas apresentadas abaixo, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.

( )Um dos objetivos da avaliação externa centra-se em fazer com que as instituições de ensino se preocupem com adoção de um padrão de qualidade indicado pelo MEC.

( )O Saeb, caracteriza-se por avaliar o Ensino Superior em suas especificidades.

( )A Prova Brasil avalia a proposta de Ensino Médio e da Educação Profissional,

( )A proposta de avaliação externa prioriza os dados alcançados pelo professor ao final de cada aula ministrada,

( )São consideradas avaliações externas: Saeb, Enem, Prova Brasil e Sinaes,

Após realização da leitura, pode ser considerado:

Alternativas:

a)
V – F – F – F – V

Alternativa assinalada
b)
F – V – V – F – F

c)
F – F – F – V – V

d)
F – V – F – V – F

e)
V – V – V – V – F
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
joelte



Mensagens : 12
Data de inscrição : 05/10/2013

MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional   Sex Ago 12, 2016 8:49 pm

sem erros
1c 2d 3d 4c 5b
av1 de gestão

1a 2a 3c 4b 5a
av2 de gestão
bounce
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Carlos Tadeu

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 27
Localização : São Carlos

MensagemAssunto: AV 1 Gestão Educacional e avaliação Institucional    Seg Ago 15, 2016 2:58 am

A resposta está certa mesmo, são essas:
1-C
2-D
3-D
4-C
5-B
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av1 - Pedagogia - Gestão Educacional e Avaliação Institucional
» AV1 E AV2 GESTAO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
» Av 1-Seminário I
» Av1 - Av 2 PED - Sem 3 - Fundamentos da Gestão Educacional
» Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: