Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av1 e AV 2 Organização e Didática nos anos inciais do Ensino Fundamental

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Av1 e AV 2 Organização e Didática nos anos inciais do Ensino Fundamental   Seg Ago 08, 2016 11:29 am

Av 1
1)A sondagem e diagnóstico partindo da realidade do aluno, a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a definição da metodologia, os recursos de ensino e a avaliação são etapas de um planejamento de ensino. Dentre essas etapas aquela que corresponde à elaboração das formas de mediação (ação e intervenção) composta por um conjunto de métodos, técnicas de ensino individualizadas e socializadas, trata-se da etapa referente:

Alternativas:

a)À metodologia.

b)À avaliação.

c)Aos conteúdos.

d)Aos recursos de ensino.

e)Aos objetivos.

2)Planejar envolve projetar uma ação, elaborar um plano ou roteiro, um trabalho de preparação, um processo contínuo de reflexão e tomada de decisão. A avaliação é a etapa do planejamento de ensino que corresponde:

Alternativas:

a)Às metas e finalidades a serem atingidas com a prática pedagógica.

b)Aos assuntos que serão trabalhados em uma disciplina, organizados em função dos objetivos educacionais.

c)Aos procedimentos de ensino e detalhamento da metodologia com a finalidade de facilitar a aprendizagem.

d)A um processo contínuo e sistemático utilizado pelo professor para acompanhar a construção do conhecimento por parte do aluno.


e)Aos materiais utilizados para acompanhar as experiências de aprendizagem.

3)Uma aula precisa ser planejada, para que sejam aproveitadas todas as possibilidades de construção do conhecimento. Um plano de aula é estruturado em: dados de identificação da escola, conteúdo, objetivos específicos, procedimentos metodológicos, recursos de ensino, avaliação, referências e anexos. Os __________________devem indicar o que se espera como comportamento final do aluno, ou seja, modificações de atitudes, obtidas por meio de experiências de aprendizagem. Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna:

Alternativas:

a)Conteúdos.

b)Objetivos específicos.
c)Procedimentos metodológicos.

d)Recursos de ensino.

e)Anexos.

4)Os projetos de ensino podem ser definidos como pesquisa ou investigação desenvolvida em profundidade sobre um tema. É importante determinar de forma clara os objetivos que se pretende alcançar e disponibilizar as fontes de pesquisa para os alunos: livros, internet e outros. Além disso, sobre os projetos de ensino é correto afirmar que:

I - O professor deve decidir qual será o tema a ser desenvolvido de acordo com o seu interesse e afinidade e depois informar aos alunos.

II - Após a definição da temática deve-se definir o conteúdo problematizando-o e considerando a experiência diária do aluno.

III - O tema deve ser abrangente, preferencialmente possibilitando o trabalho interdisciplinar.

IV - O primeiro momento para sua realização trata da definição do tema, seguido do trabalho prático e por fim, a apresentação dos resultados e avaliação do projeto.

Analisando as afirmativas acima, estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:

a)I e II.

b)II e III.

c)III e IV.

d)I, II e III.

e)II, III e IV.

5)Os alunos da professora Amanda estavam curiosos com o processo de metamorfose da borboleta, então ela decidiu planejar para os próximos 15 dias atividades que envolvessem pesquisas e problematizações sobre o tema a ser realizadas de forma interdisciplinar. Segundo essas características a professora Amanda desenvolveria:

Alternativas:

a)Um processo avaliativo.

b)Um plano para uma aula.

c)Um projeto de ensino.

d)Um plano de curso.

e)Um plano de unidade.

R- 1 a/ 2 d / 3 b / 4 e / 5 c

Av 2

1) O planejamento participativo compreende um processo de ação-reflexão-ação de pessoas que possuem diferentes saberes e vivências. Qual das alternativas apresenta, respectivamente, os passos presentes nesse tipo de planejamento?

Alternativas:

a)Estruturação dos materiais a serem utilizados, verificação subjacente, análise e reflexão dos problemas encontrados e avaliação dos objetivos a serem propostos.

b)Diagnóstico da realidade, conteúdos a serem trabalhados, análise e reflexão dos problemas e comparação entre os alunos.

c)Diagnóstico da realidade, análise e reflexão dos problemas, programação e execução – acompanhamento e avaliação participativa.

d)Organização das metodologias e estratégias de ensino, leitura de autores que fundamentam as propostas realizadas e comparação dos resultados obtidos.

e)Levantamento das dificuldades que provavelmente serão encontradas, análise e reflexão sobre o desenvolvimento dos alunos e projeto político pedagógico.

2)O Projeto Político Pedagógico (Proposta Pedagógica) refere-se a sistematização de um planejamento participativo, que contribui com a unidade do trabalho escolar. Leia as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)O Projeto Político Pedagógico é um elemento unificador da escola, pois através desse documento os professores ficam sabendo sobre as decisões do diretor.

b)O Projeto Político Pedagógico visa a articulação entre diretores de diferentes instituições, com o mesmo propósito.

c)O Projeto Político Pedagógico está relacionado com a escolha dos conteúdos que serão desenvolvidos na escola de modo desarticulado.

d)O Projeto Político Pedagógico estuda o modo de uma determinada comunidade fragmentar as ações desenvolvidas na escola.

e)Projeto Político Pedagógico objetiva a participação coletiva e a problematização da realidade da escola.


3)A elaboração de um projeto envolve três etapas: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação. Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta para o termo "Programação":

Alternativas:

a)A Programação se refere à percepção sobre as contradições presentes no ambiente escolar.

b)A Programação se refere ao levantamento dos problemas encontrados e o registro sobre tais problemas em atas.

c)A Programação se refere ao conjunto de ações significativas e possíveis de serem realizadas diante das situações encontradas.

d)A Programação se refere à avaliação de todo o processo de ensino, independente das dificuldades encontradas e dos conteúdos trabalhados.

e)A Programação se refere ao histórico de determinadas vivências e da avaliação das ações que foram realizadas.

4)A avaliação é um processo fundamental no ambiente escolar, que favorece o êxito e a continuidade do trabalho pedagógico. Faça a correta relação entre as colunas 1 e 2 de acordo com as modalidades de avaliação:

Coluna 1

I. Avaliação diagnóstica.

II. Avaliação formativa.

III. Avaliação somativa.

Coluna 2

( ) Esse tipo de avaliação procura levantar os conhecimentos e os problemas de aprendizagem de determinado aluno ou grupo.

( ) Esse tipo de avaliação é realizada ao final do processo educativo, visando aspectos quantitativos.

( ) Esse tipo de avaliação possui um caráter contínuo e procura acompanhar o processo de aprendizagem do aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:

a)I, II e III.

b)I, III e II.

c)II, III e I.

d)II, I e III.

e)III, II e I.

5)O professor Marcos é professor do 4o ano do Ensino Fundamental. Ele irá avaliar seus alunos realizando uma prova, a qual será atribuída uma nota, e serão cobrados conteúdos trabalhados durante todo o bimestre. Que tipo de avaliação será utilizada pelo professor?

Alternativas:

a)Avaliação formativa.

b)Avaliação somativa.

c)Avaliação diagnóstica.

d)Avaliação substitutiva.

e)Avaliação regular.

R- 1 c / 2 e / 3 c/ 4 b / 5 b
as minhas passaram sem erros.... cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av1 e AV 2 Organização e Didática nos anos inciais do Ensino Fundamental
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: