Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin
Compartilhe | 
 

 AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
maristela



Mensagens: 39
Data de inscrição: 09/04/2013
Idade: 30
Localização: ceu azul

MensagemAssunto: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Qui Jun 06, 2013 3:10 pm

OLÁ PESSOAL,JÁ SAIU MAIS 2 PROVAS,QUEM TIVER RESPOSTA PARA NÓS TRACARMOS DUVIDAS,COLOQUE AI.

AV1 PED –SEM 1 –SEMINARIO 1

Questão 1:

Conforme esclarece Bock (2004);
“Para Leontiev não há aptidões e características especificamente humanas que tenham sido transmitidas por hereditariedade biológica; todas foram adquiridas no decurso da vida por um processo de apropriação da cultura criada pelas gerações precedentes... Podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade. É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. (Leontiev, 1978). Leontiev participava das mesmas ideias de Vygotsky. No trecho, ele trata do processo em que a sociedade promove a internalização dos instrumentos da cultura. Podemos denominar este processo como:
Alternativas
1 - Instrumentalização, no sentido sociocultural, como transmissão e formação de instrumentos psicológicos para intervir em si e no mundo.
2 - Capacitação, enquanto ensino tecnocrático responsável pela evolução tecnológica que possibilitou o surgimento das civilizações industriais.
3 - Instrumentalização, como ensino exclusivo do uso de ferramentas específicas voltadas para a execução de pinturas e diagramas.
4 - Normatização, enquanto processo de educação moral para a vida em sociedade.
5 - Instrumentalização, no sentido piagetiano, como processo que estimula a aquisição de técnicas e modos de viver em sociedade.
Questão 2:

Segundo Piaget, refere-se ao conjunto de ações mentais adaptadas aos objetos que se generalizam ou transferem no momento em que surgem objetos análogos àqueles já acomodados por tal estrutura cognitiva. Falamos aqui de:
Alternativas
1 - Mecanismo de Equilibração.
2 - Assimilação.
3 - Esquema.
4 - Acomodação.
5 - Reequilíbrio.




Questão 3:
Reuven Feuerstein concebe inteligência não como acúmulo de conhecimentos oriundos do processo de Aprendizagem Local, mas como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que é:
Alternativas
1 - Uma estruturação cognitiva bem concretizada, fixa e segura, capaz de aplicar quaisquer esquemas padronizados em situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
2 - Uma propensão da estrutura cognitiva flexível de modificar-se e mobilizar todos os seus recursos internos diante de situações inesperadas com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
3 - Uma mudança da estrutura cognitiva que acaba de ocorrer quando o ser humano se depara com situações inesperadas, mas sempre idênticas àquelas conhecidas, com vistas à boa adaptação ou resolução de problemas.
4 - Um conjunto de operações mentais capaz de classificar qualquer objeto que apareça à consciência do sujeito e assim gerar boa adaptação ou resolução de problemas.
5 - A manutenção do estado puro da razão kantiana que não se deixa contaminar por preconceitos sobre objetos da realidade, o que sempre garante boa adaptação ou resolução de problemas.
Questão 4:

Vimos que, segundo Sasson (2006), Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) se refere à natureza e à qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover seu potencial para aprender. Em outras palavras, só pode ser caracterizada como EAM a intervenção educacional que gera Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Portanto, para Feuerstein:
Alternativas
1 - Sempre que ocorre um ensino em que um representante da cultura mais experiente fornece uma série de conceitos úteis ao mediado, temos uma EAM.
2 - Qualquer ação do “sujeito - conhecedor” sobre o “objeto - a ser conhecido” oportunizada por um mediador da cultura é uma EAM.
3 - EAM, essencialmente, é toda ação educacional que visa restabelecer um equilíbrio mental perturbado pelo contato do mediado com um dado incompatível com aquilo que se conhece até então.
4 - EAM é dotar o homem de conscientização sobre as contingências que geram seu sofrimento diante das opressões da realidade e modificá-las em prol do bem próprio e coletivo.
5 - Será EAM toda ação intencional e significativa que visa desenvolver potencial para modificar e mobilizar esquemas prévios e futuros (transcendência) em prol da melhor adaptação do sujeito à realidade e vice-versa.
Questão 5:

Uma das condições para afirmarmos que uma interação humana favorece uma Experiência de Aprendizagem Mediada é o favorecimento, por parte do mediador, da Metacognição para criar Autoperpetuação e Autoregulação da capacidade de aprender. Por Metacognição entendemos:
Alternativas
1 - Acomodação de novos elementos mediante estruturação cognitiva.
2 - Cognição ou pensamento que está além do pensamento presente, voltado à existência prévia de uma realidade inerente aos objetos (ação metafísica).
3 - O pensamento objetivo e focado, direcionado a uma meta específica para solucionar problemas inesperados.
4 - Atividade reflexiva, ação mental de autopercepção de nossas próprias elaborações cognitivas.
5 - Planejamento de ações para atingir determinados fins e atingir bons resultados.



Av2 - PED - Sem 1 - Seminário I
________________________________________
Questão 1:

A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais denominadas como:
Alternativas
1 - Esquemas Simbólicos e Operações Mentais.
2 - Funções Cognitivas e Operações Mentais.
3 - Funções Metacognitivas e Operações Racionais.
4 - Aquisições Operacionais e Funções Cognitivas.
5 - Input-Elaboração-Output.
________________________________________
Questão 2:

O mediador, segundo Sasson e Macionk (2006), tem diversas funções e dentre elas NÃO PODEMOS CONSIDERAR COMO VÁLIDA a seguinte:
Alternativas
1 - Regular a intensidade, a freqüência e a ordem em que aparecem os vários estímulos.
2 - Relacionar novos estímulos/experiências a eventos prévios e que possam ocorrer no futuro.
3 - Estabelecer relações (causa-efeito, meio-fim, identidade, similaridade, diferença, exclusividade etc.) entre os estímulos percebidos.
4 - Regular e adaptar as respostas do aprendiz ao seu modo de pensar (do mediador).
5 - Promover a representação mental e a antecipação dos possíveis efeitos e conseqüências de diferentes respostas a estímulos dados.
________________________________________
Questão 3:

O Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein se revela como:
Alternativas
1 - A conclusão de sua teoria, por se constituir de uma série de exercícios que favorecem a compreensão de seus postulados.
2 - Um conjunto de cadernos de exercícios, chamados de instrumentos, que têm o objetivo de treinar crianças para atividades escolares.
3 - Uma ferramenta desenvolvida a partir de suas teorias, cuja eficácia se verifica apenas quando utilizada por mediadores apropriadamente formados em dimensões técnicas, teóricas e pessoais.
4 - Uma série de exercícios organizados de modo progressivo que, por si mesmos, ativam operações mentais e funções cognitivas.
5 - Um guia que leva as pessoas a se tornarem mais inteligentes (cognitivamente flexíveis) pela aplicação de alguns atos mentais simples e determinados.
________________________________________
Questão 4:

A estruturação cognitiva, segundo Feuerstein, se dá por ações mentais inter-relacionadas. Esta inter-relação significa que:
Alternativas
1 - Toda Operação Mental se dá por uma seqüência de Funções Cognitivas de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
2 - Cada Função Cognitiva se dá por uma seqüência de Operações Mentais de Input, Elaboração e Output para organizar de determinado modo uma realidade.
3 - Depois de ter realizado uma Operação Mental, o sujeito começa a colocar em prática suas Funções Cognitivas para coletar dados, trabalhar com eles e emitir respostas.
4 - Depois de ter posto em prática todas as Funções Cognitivas, o sujeito começa a apresentar Operações Mentais especializadas em coleta de dados, elaboração e respostas.
5 - Para cada Função Cognitiva existe uma Operação Mental específica de coleta de dados, elaboração e resposta.

Questão 5:

O Mediador, na concepção de Feuerstein, tem sua atuação centrada sobretudo:
Alternativas
1 - No conteúdo, dando importância a explicações completas, ricas e aprofundadas teoricamente.
2 - Na instituição de ensino para a qual trabalha, de modo a demonstrar resultados de seu trabalho.
3 - Na sociedade, visto sua preocupação com a formação de um cidadão que exerça liderança cultural.
4 - Na família do mediado, uma vez que não há como haver aprendizagem sem o acompanhamento da família.
5 - Nos processos cognitivos do mediado durante situações de aprendizagem, regulando de diversas formas o comportamento do mediado e o conteúdo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
estela marcelini



Mensagens: 15
Data de inscrição: 25/04/2013
Idade: 21

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Sex Jun 07, 2013 10:17 am

eu tbm estou precisando se alguem ja lançou e deu certo passa para mim fazendo favor...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaisv



Mensagens: 11
Data de inscrição: 22/04/2013

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Seg Jun 10, 2013 7:35 am

Fiz assim e passou...Av. 1 Seminário I

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: RESPOSTA AV1 SEMINARIO 1° SEMESTRE PEDAGOGIA   Seg Jun 10, 2013 2:01 pm

OBRIGADA THASI DEU CERTO.... AGORA VAMOS TENTAR A AV2 QUEM CONSEGUI POSTA 1°...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaisv



Mensagens: 11
Data de inscrição: 22/04/2013

MensagemAssunto: Av 2 de Seminario I   Ter Jun 11, 2013 9:47 am

Segue as respostas:

1-2
2-4
3-3
4-5
5-5

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 11:07 am

Thais essas suas resposta av2 passou sem erro?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaisv



Mensagens: 11
Data de inscrição: 22/04/2013

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 11:18 am

Sim, pq o seu esta dando erro?????
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 11:30 am

Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 11:34 am

Agora não sei pois fiz uma vez e deu erro agora não sei se vai dar erro por isso perguntei para postar com a certeza rsrsrs Rolling Eyes
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaisv



Mensagens: 11
Data de inscrição: 22/04/2013

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 11:38 am

Eu tb, mas uma amiga disse q fez e deu certo....kkkkk
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 12:15 pm

Thais deu erro uma amiga acabou de postar e deu erro...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maristela



Mensagens: 39
Data de inscrição: 09/04/2013
Idade: 30
Localização: ceu azul

MensagemAssunto: AV 1 SEMINARIO I PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 1:23 pm

OI,AMIGAS EU POSTEI A AV 1 E DEU CORRETA,SEM NENHUM ERRO

1-1
2-3
3-2
4-5
5-4

MAS A AV 2 EU ESTOU EM DUVIDAS.AINDA NÃO POSTEI SE ALGUEM TIVER ELA CORRETA ME AJUDE.OBRIGADA.

1-2
2-3
3-5
4-5
5-4

MARI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
P@ty



Mensagens: 55
Data de inscrição: 16/04/2013
Idade: 25

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 2:06 pm

Mari me desculpa por não podeui me daumr ajudar na av2 pois ja postei uma vez e deu erro agora estou esperando alguem que posta sem erro mas se vc consegui me da um toque bjs
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leley



Mensagens: 3
Data de inscrição: 11/06/2013

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 2:42 pm

A av1 deu certo, mas a av2 tá dando erro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leley



Mensagens: 3
Data de inscrição: 11/06/2013

MensagemAssunto: Re: AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA   Ter Jun 11, 2013 2:47 pm

A av2 da Thais tá diferente da Mari. Qual vcs. tentaram ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos similares

-
» Desenvolvimento e duvidas do seminario
» Avaliação Sprite Tiro Plataforma
» Ficha de avaliação
» Organizar descrição e modo hover
» Nintendo apresenta resultados do primeiro semestre deste ano

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia ::  :: -