Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 1 e AV2 de ensino de natureza e sociedade na educação infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: AV 1 e AV2 de ensino de natureza e sociedade na educação infantil   Ter Abr 26, 2016 11:04 am

av 1 ensino de natureza e sociedade na educação infantil

1) O ensino de questões que envolvem o Eixo Natureza e a Sociedade são fundamentais para a formação dos alunos na Educação Infantil. Para esta fase de escolaridade, o ensino de natureza e sociedade propõe:
Alternativas:
• a)Que os alunos conheçam a vida de alguns cientistas brasileiros famosos.
• b)Que os alunos dominem aos poucos o vocabulário científico.
• c)Favorecer a compreensão de diferentes áreas que envolvem as Ciências Naturais e Sociais.
• d)Experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.
2)Como integrantes de grupos socioculturais, as crianças vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana.
De acordo com o mundo em que vivem, as crianças mostram-se:
Alternativas:
• a)Indiferentes porque nesta fase de escolaridade as crianças são muito pequenas para compreender os fenômenos naturais.
• b)Curiosas, mas com poucas habilidades para investigarem o ambiente, que deverão ser desenvolvidas somente nos anos finais.
• c)Curiosas e investigativas. Dessa forma a escola deve aproveitar a curiosidade dos alunos para as questões de ensino e aprendizagem.
• d)Indiferentes, por isso, a escola deve motivá-las oferecendo oportunidades para compreensão dos fenômenos naturais.
3)O Eixo Natureza e Sociedade apresentado no Referencial Curricular para a Educação Infantil apresenta diferentes propostas que visam a compreensão dos fenômenos naturais e sociais pelos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo:
Alternativas:
• a)Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
• b)Aprender vocabulário, conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas.
• c)Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada.
• d)Desenvolver habilidades para desenhos, pinturas e demais representações artísticas.
4)As diferentes formas de compreender, explicar e representar elementos do mundo coexistem e fazem parte do repertório sociocultural da humanidade. Neste sentido pode-se afirmar corretamente quanto aos mitos e lendas:
Alternativas:
• a)Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
• b)Os mitos e lendas nunca podem ser usados para explicar fenômenos da natureza.
• c)Na Educação Infantil e Anos Iniciais o professor deve usar sempre os mitos para explicar fenômenos naturais.
• d)Os mitos devem ser usados na educação formal para explicar os fenômenos sociais.
5)
Sabemos que o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
• a)No trabalho com o eixo Natureza e Sociedade devem ser considerados aspectos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais.
• b)Para abordar questões sobre o Eixo Natureza e Sociedade devem ser priorizados os temas referentes à Educação Ambiental.
• c)Os assuntos prioritariamente abordados devem contemplar a Educação Sexual.
• d)Os assuntos priorizados neste eixo devem ser aqueles relativos aos aspectos culturais.

1 D 2 C 3A 4A 5A A Minha passou sem erros bounce


av 2 ensino de natureza e sociedade na educação infantil


1) O mundo onde as crianças vivem é constituído por conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Diante dessa situação nas atividades de ensino e aprendizagem o professor pode:
Alternativas:
• a)Utilizar sempre materiais para leitura, disponíveis na biblioteca da escola.
• b)Adotar medidas para que os alunos possam trabalhar individualmente.
• c)Propor atividades para que as crianças conheçam apenas o ambiente social da escola.
• d)Incentivar as crianças, a fazerem perguntas e procurar respostas as suas indagações e questões.
2)No modelo de ensino por redescoberta, houve uma grande valorização das atividades de experimentação. A experimentação parecia ser a melhor forma de associar teoria e prática. Os alunos comprovavam pela experiência a teoria estudada em sala de aula. Nesse modelo a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado. Assim, com relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:
Alternativas:
• a)A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos.
• b)A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas.
• c)Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais.
• d)É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio.
3)Em relação ao trabalho com o Eixo Natureza e Sociedade pode-se afirmar corretamente quanto ao ensino que:
Alternativas:
• a)É necessário que o professor priorize o conhecimento das relações que se estabelecem em sociedade.
• b)É necessário que o professor priorize o conhecimento de fenômenos que ocorrem na natureza.
• c)É necessário propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.
• d)É necessário incentivar sempre o estudo de conceitos científicos para as crianças desde muito pequenas.
4) O método da redescoberta proposto pelos americanos teve como um de seus objetivos:
Alternativas:
• a)Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.
• b)Compreender as relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.
• c)Estimular a Alfabetização Científica.
• d)Propor discussões sobre a Natureza da Ciência.
5)As aulas práticas são muito incentivadas no ensino e podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
Em relação às aulas práticas pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas:
• a)Devem priorizar sempre a utilização de roteiro estabelecidos.
• b)Devem ser usadas somente a partir dos Anos iniciais.
• c)São importantes, mas o professor deve sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.
• d)São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.


1 D 2 A 3 C 4 A 5 C tbm passou sem erro .... Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV 1 e AV2 de ensino de natureza e sociedade na educação infantil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av2 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil
» Respostas AV1 e AV2 ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» Gabarito das AV1 e AV2 de Ensino de Natureza e Sociedade na Educação 4/5 semestre
» AV 1 e AV2 de ensino de natureza e sociedade na educação infantil

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: