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 av1 av 2 5 periodo ensino da matematica na educacao infantil

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eliane formigoni



Mensagens : 56
Data de inscrição : 11/04/2014

MensagemAssunto: av1 av 2 5 periodo ensino da matematica na educacao infantil   Qui Abr 21, 2016 8:55 am

alguém fez av1 e av2 ....se fez poste para conferirmoa Embarassed
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laisbispo



Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: resposta AV 1 e AV 2 da disciplina Ensino da matemática na educação infantil   Seg Abr 25, 2016 6:15 pm

AV 1
1)Sobre a teoria cognitivista de Jean Piaget (1896-1980), criador da Epistemologia Genética, pode-se afirmar que:
I – O desenvolvimento é basicamente um processo de equilibrações sucessivas, a partir de dois mecanismos: assimilação e acomodação;
II – Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e, essas estruturas cognitivas, se tornam cada vez mais refinadas à medida que a criança se torna mais apta a generalizar os estímulos;
III – As atividades biológicas e intelectuais são compreendidas como parte de um processo por meio do qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza as suas experiências.
É correto afirmar que são corretas as afirmativas constantes na opção:
Alternativas:
• a)I e II
• b)II e III
• c)I e III
• d)I, II e III
2)Para Jean Piaget (1896-1980), o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.
Sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:
I – Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes;
II – Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência;
III – Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores;
IV – A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.
Expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem as afirmativas:

Alternativas:
• a)I e IV
• b)I e III
• c)I e II
• d)II e IV
3)Piaget apresenta estágios de desenvolvimento cognitivo da criança, sendo no estágio pré-operacional que, em geral, se encontram as crianças na fase da Educação Infantil. Esse estágio ainda é subdivido em três subestágios.
Faça a relação correta entre cada subestágio e suas características:
I – De 2 a aproximadamente 4 anos;
II – De 4 a 5 anos e meio;
III – De 5 anos e meio a 7 anos.
A – Início do processo de ligação entre estados e transformações, iniciando a articulação entre elementos essenciais para a construção do conceito de número;
B – Revelam-se as interrogações a respeito dos objetos manipulados e inicia-se o processo de exteriorização de representações mentais por meio de desenhos;
C – Surgimento de diferentes funções simbólicas: linguagem, imitação diferenciada, etc. Apresenta dificuldades de aplicação ao espaço não próximo e tempo não presente.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
Alternativas:
• a)I-B; II-A; III-C
• b)I-C; II-B; III-A
• c)I-A; II-C; III-B
• d)I-B; II-C; III-A
4)Além das subcategorias do estágio pré-operacional de desenvolvimento cognitivo da criança, existem algumas características da criança nesse estágio que são marcantes. São algumas dessas características:
Alternativas:
• a)Centralizadoras; Transdutivas; Egocêntricas.
• b)Centralizadoras; Reversíveis; Egocêntricas.
• c)Centralizadoras; Antitransformadoras; Transdutivas; Conservadoras.
• d)Centralizadoras; Irreversíveis; Altruístas; Transdutivas.
5)O estágio pré-operatório é o período da preparação e da organização da inteligência operatória concreta da criança. Nesse período, a criança apresenta algumas características específicas desse estágio como, por exemplo, o egocentrismo que corresponde a:
Alternativas:
• a)Incapacidade de pensar de maneira lógica, misturando causa e efeito em seu diálogo.
• b)Incapacidade de generalização de acontecimentos.
• c)Incapacidade de ver as coisas do ponto de vista do outro.
• d)Incapacidade de pensar, simultaneamente, em diversos aspectos de uma mesma situação.
Respostas
1-D/ 2-A/ 3-B/ 4-A/ 5-C A minha passou sem erros... bounce


AV 2-

1)A Matemática pode ser trabalhada na Educação Infantil a partir da Literatura Infantil. Durante a contação de história, o professor pode trabalhar noções de contagem, sequência numérica, cálculo mental, comparação de quantidades e, principalmente, resolução de problemas.
Sobre a Literatura Infantil e a exploração da Matemática, é correto afirmar:

Alternativas:
• a)Matemática e Literatura apresentam objetos de conhecimento de natureza bastante divergente, sendo inadequado criar essa integração em diversos momentos.
• b)O ideal após a contação de história é realizar a interpretação textual oral e escrita e realizar o desenho do trecho favorito para certificar que o aluno compreendeu o texto e, ao envolver a Matemática, importuna-se esse processo.
• c)Contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes no âmbito da Matemática, a partir da perspectiva de resolução de problemas.
• d)Estimula-se a maturidade das crianças ao envolver a Matemática na Literatura Infantil, pois a natureza retira exata e imutável da Matemática oportuniza a dissipação da magia da literatura infantil.
2)Os jogos e as brincadeiras são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil integrando jogos e brincadeiras, julgue as afirmativas a seguir como V (verdadeira) ou F (falsa):
( ) Por meio de jogos e brincadeiras é possível trabalhar muitos conceitos matemáticos, ainda que, muitas vezes, a criança não perceba que está aprendendo Matemática.
( ) As atividades com jogos e brincadeiras são lúdicas e, portanto, garantem unicamente o caráter prazeroso que o ensino da Matemática precisa proporcionar ao aluno.
( ) Como alternativas metodológicas, os jogos e as brincadeiras devem ultrapassar a ludicidade, necessitando de objetivos claros e sistematização do conceito matemático trabalhado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
• a)V – V – V
• b)V – F – F
• c)F – F – V
• d)V – F – V
3)Os jogos fazem parte do ato de educar, inclusive na Matemática. Os jogos e brincadeiras são muitos úteis no ensino da Matemática na Educação Infantil porque:
I – Por meio de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção;
II - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, etc;
III - A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve uma característica mais egocêntrica.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
• a)I, II e III
• b)II e III
• c)I e III
• d)I e II
4)Segundo Piaget (1978), existem três tipos de jogos. Cada um desses tipos está relacionado a um tipo de estrutura mental que surge de maneira sucessiva durante as brincadeiras da criança.
Sobre esses três tipos de jogos, é correto afirmar:
I – Os jogos de exercício tem como principal característica o "faz de conta", em que a criança experimenta papéis sociais diferenciados, no intuito de reproduzir tais papéis no jogo;
II – Os jogos simbólicos tem como principal característica a repetição de ações e de movimentos. Sendo assim, a criança resolve problemas pelo ato reflexo;
III – Os jogos de regras têm como principal característica a compreensão da criança sobre a importância de normas e procedimentos de jogos, além de jogarem com o intuito de vencer.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas:
• a)I
• b)II
• c)III
• d)II e III
5)O jogo e a brincadeira são ferramentas de suma importância, pois permitem à criança criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, equivocar-se e, consequentemente, aprender.
À cerca do trabalho com jogos matemáticos na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I – O trabalho com jogos auxilia o professor a conseguir detectar os alunos que estão com dificuldades;
II – Por meio de jogos o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
III – Durante o envolvimento com jogos existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos desejam vencer e, assim, o jogo provoca o aumento do individualismo e do egocentrismo.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
• a)I e II
• b)II e III
• c)I e III
• d)I, II e III
Respostas- 1-C/ 2-D/ 3-D/ 4-C/ 5-A tbm passou sem erros.. bounce
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eliane formigoni



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MensagemAssunto: Re: av1 av 2 5 periodo ensino da matematica na educacao infantil   Seg Maio 09, 2016 6:27 pm

obrigada Smile Smile Smile Smile Smile Smile
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