Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Amandinha

avatar

Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 23
Localização : mg

MensagemAssunto: Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre   Qua Mar 02, 2016 8:11 am

alguém fez?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Cristal



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/09/2013
Idade : 51
Localização : maceio Al

MensagemAssunto: RESPOSTAS DA AV1 E AV2   Ter Mar 15, 2016 10:27 am

Amandinha escreveu:
alguém fez?
 

AV1= 1-B        AV2= 1-B
       2-C                 2-C
       3-D                 3-A
       4-A                 4-C
       5-C                 5-A

FOI SEM ERRO


Última edição por Cristal em Ter Mar 15, 2016 10:29 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Cristal



Mensagens : 31
Data de inscrição : 04/09/2013
Idade : 51
Localização : maceio Al

MensagemAssunto: RESPOSTAS DA AV1 E AV2   Ter Mar 15, 2016 10:28 am

Amandinha escreveu:
alguém fez?
 

AV1= 1-B        AV2= 1-B
       2-C                 2-C
       3-D                 3-A
       4-A                 4-C
       5-C                 5-A

FOI SEM ERRO
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laurenia



Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/03/2016

MensagemAssunto: Re: Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre   Ter Mar 15, 2016 1:46 pm

Oi, respostas do 7 período
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leticiacarence

avatar

Mensagens : 37
Data de inscrição : 24/09/2013
Idade : 22
Localização : Goias

MensagemAssunto: Re: Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre   Ter Mar 15, 2016 10:09 pm

UP
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dicmala



Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/06/2013
Localização : Guarulhos -SP

MensagemAssunto: Re: Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre   Qua Mar 16, 2016 1:55 pm



Arrow ALGUEM POR GENTILEZA PODE ME INFORMAR SE ESSAS RESPOSTAS SAO DESSAS PERGUNTAS Question OBRIGADA




Av1 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa




1)
Ao longo dos anos, a discussão entre alfabetização e letramento tem sido cada vez maior e mais efetiva na educação.

Com base nesta comparação, assinale a alternativa que apresenta a diferença entre os dois processos:

Alternativas:

a)
Alfabetização é o domínio da leitura e letramento o domínio da escrita.

b)
Alfabetização é a aquisição do sistema linguístico e letramento é o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita socialmente construídas.

c)
Alfabetização é o domínio da norma padrão da língua portuguesa, enquanto o letramento absorve as práticas de variação de informalidade.

d)
Alfabetização é saber escrever, enquanto o letramento consiste na prática de escrever de forma crítica e dentro das normas da língua portuguesa.

2)
Observe o texto a seguir:

"A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento. Ler e escrever na escola são processos que se diferenciam de ler e escrever fora da escola, pois o quê, como, quando, para que se lê ou se escreve na escola são aspectos definidos a partir das especificidades dessa instituição, que visa, em última instância, ao ensino e à aprendizagem. A expressão letramento escolar, portanto, aponta para diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola".

Fonte: CASTANHEIRA, Maria Lucia. Verbete: Letramento Escolar. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceal... Acesso em 28 de setembro de 2015.

Dessa forma, é correto afirmar que o professor que deseja propiciar um ensino alicerçado no letramento deve:

Alternativas:

a)
propiciar práticas de alfabetização baseadas em conhecimentos descontextualizados e que não se relacionam às práticas sociais;

b)
propiciar um ambiente de mediação, onde o aluno irá receber as informações e conhecimentos e reproduzi-las sem pensamento crítico ou discussões;

c)
propiciar um ambiente rico em materiais variados, adequados e relevantes, no qual a criança tenha condições de ler e escrever relacionando às práticas sociais;

d)
propiciar práticas relacionadas ao uso da forma padrão da língua materna, de forma a desenvolver a competência gramatical de seus alunos.

3)
Leia o fragmento abaixo:

"Vivemos em uma sociedade grafocêntrica onde se dá grande importância às habilidades de ler e escrever. Mas, de acordo com Soares (1998), adquirir a leitura e a escrita, ou ser alfabetizado somente, não basta, é necessário fazer o uso dessas linguagens, envolver-se com as práticas sociais de escrita".

Fonte: MARTINS, Kelly Cristina Costa; ESPÍNDOLA, Ana Lucia. Alfabetização e letramento na escola: práticas possíveis? COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss09_03.pdf Acesso em 29 de setembro de 2015.

Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O uso da linguagem deve seguir a norma padrão da Língua Portuguesa.

b)
O uso da linguagem deve relacionar-se exclusivamente à língua falada.

c)
O uso da linguagem deve corresponder aos domínios da escrita.

d)
O uso da linguagem deve ser de forma prática e socialmente construída.

4)
Observe o texto abaixo:

"Cada pessoa é importante e possui sua forma peculiar de ser. Na escola, com crianças e adolescentes, não é diferente, pois cada um traz consigo uma bagagem cultural adquirida através do contato com a família, bem como com outras pessoas do seu meio social".

Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/valorizando-as-diversidades.htm Acesso em 28 de janeiro de 2016.

Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
a criança não é uma tábua rasa de conhecimento;

b)
a criança não possui bagagem cultural e linguística;

c)
a criança não possui interações sociais suficientes;

d)
a criança não assimila as concepções de suas interações sociais.

5)
Ao longo das discussões e reflexões acerca da prática de linguagem durante os anos iniciais de escolarização, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O professor deve atender às demandas da alfabetização, exclusivamente.

b)
O professor deve propiciar que o aluno leia e escreva, ainda que não seja alfabetizado.

c)
Além da alfabetização, deve-se atender às demandas do letramento.

d)
A leitura e a escrita devem ser práticas direcionadas ao ensino fundamental II.


Av2 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa

1)
Leia o texto abaixo:

"A concepção de linguagem como expressão de pensamento é um princípio sustentado pela tradição gramatical grega, passando pelos latinos, pela Idade Média e pela Moderna, teoricamente só rompida no início do século XX, de forma efetiva, por Saussure (1969)".

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. V. 1. Ed. 1. Maringá: EDUEM, 2005. P. 27-75.

A concepção de linguagem como expressão do pensamento está relacionada à tradição grega e ao ensino da gramática de forma sistemática, uma vez que:



Alternativas:

a)
trata-se de pensar num ensino colaborativo, utilizando as práticas de letramento que as crianças vivenciam.

b)
trata-se da tradição de executar a língua da forma mais correta e gramaticalmente adequada.

c)
trata-se da prática de reprodução de textos e atividades que instrumentalizam a língua.

d)
trata-se da prática reflexiva de ensinar a língua por meio da observação de seus fatos.

2)
Observe a imagem abaixo:




http://fronteiraslinguisticas.blogspot.com.br/2011/04/exemplo-de-variacao-historica.html Acesso em 28 de janeiro de 2016.

A tirinha acima retrata uma variação linguística específica. Assinale a alternativa que apresenta esta variação:

Alternativas:

a)
Econômica.

b)
Social.

c)
Histórica.

d)
Regional.

3)
Veja o texto a seguir:

"A linguagem, nesse contexto, é o local das relações sociais em que falantes atuam comosujeitos. O diálogo, assim, de forma ampla, é tomado como caracterizador da linguagem".

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores EAD 18). V. 1. Ed. 1. Maringá: EDUEM, 2005. P. 27-75.

A descrição acima está relacionada a uma concepção de linguagem. Qual é ela?

Alternativas:

a)
Linguagem como forma de interação.

b)
linguagem como instrumento de socialização.

c)
Linguagem como forma de comunicação.

d)
Linguagem como expressão de pensamento.

4)
Observe a imagem abaixo:



Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6641 Acesso em 12 de dezembro de 2015.

A imagem acima representa:

Alternativas:

a)
Uma variação linguística recorrente da oralidade, uma vez que tais pronúncias e termos não são disponibilizados na escrita.

b)
Uma variação linguística de cunho regional, recorrente na língua portuguesa devido ao peculiar falar de uma específica região do país.

c)
Uma variação linguística de cunho social, recorrente na língua portuguesa devido às diversidades culturais, econômicas, educacionais e sociais.

d)
Uma variação linguística originada da faixa etária dos sujeitos, uma vez que demonstra um uso de linguagem adepta dos mais velhos.

5)
A Variação Regional (dialetos), é a variação que ocorre segundo determinadas regiões geograficamente situadas.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um exemplo adequado de variação regional:

Alternativas:

a)
Variação lexical: macaxeira, mandioca, aipim.

b)
Variação lexical: pronúncia do (r) no Rio de Janeiro e Paraná.

c)
Variação fonética: pipa, papagaio.

d)
Variação fonética: pobrema, problema, poblema.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ELZA MARIA FERREIRA NEVES



Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/06/2014
Idade : 56
Localização : Cabo Frio - RJ

MensagemAssunto: AV 1 e AV 2 de Ensino da Lingua Portuguesa 6 e 7 semestre de Pedagogia Unopar   Sex Mar 31, 2017 12:25 am

Acabei de postar e foi sem erros.

AV1 - 1-E, 2-E, 3-C, 4-B, 5-A

AV2 - 1-E, 2-C, 3-B, 4-A, 5-A

Façam sem medo. cheers cheers cheers flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre
» Av 1 e av2 de Lingua Portuguesa 6º 7º Semestre
» Exercício Curso de Nivelamento etapa 1 Lingua Portuguesa.
» AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA NIVELAMENTO LINGUA PORTUGUESA
» Estudo Dirigido 1 - Lingua Portuguesa - Ed1 - Lingua Portuguesa 3°/4° periodo flex

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: