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av2
1-c
2-c
3-c
4-d
5-B
1)
- Sobre o conceito de alfabeto cartográfico, considere:
Alternativas:
a)
Os elementos como: reta, polígono e curvas representam o alfabeto cartográfico, sendo que combinados resultam em um mapa.
b)
O alfabeto cartográfico em nada se difere no alfabeto comum.
c)
É composto por três elementos:ponto, linha e área.
Alternativa assinalada
d)
Para trabalhar com o alfabeto cartográfico, o professor pode utilizar atividades como o "cobra cega".
2)
A escala é de extrema importância para que o aluno consiga realizar a interpretação geográfica a partir de mapas:
Alternativas:
a)
Sendo assim, a professora do ensino fundamental I, não precisará estimular seus alunos com assuntos geográficos que envolvam a cartografia.
b)
A Cartografia é uma prática em que se envolve apenas a cópia e leitura não analítica dos mapas.
c)
Por esse motivo iniciar algumas noções desde a 1° ano do Ensino Fundamental I, contribui para que a criança possa trabalhar mais facilmente com as escalas nas séries mais avançadas.
Alternativa assinalada
d)
A escala é um conteúdo que deve ser trabalho apenas no 7° ano do Ensino Fundamental II, sendo assim, o professor do Ensino Fundamental I não deve estimular seus alunos com a leitura e interpretação de mapas.
3)
- Sobre a relação da Geografia com as demais ciências, considere:
I- Para o desenvolvimento da orientação espacial é interessante nas escolas onde há o profissional de Educação Física, que seja feito um trabalho conjunto.
II- A História e a Geografia são ciências próximas, mas com objetos de estudo diferentes.
III- Embora a Geografia esteja sempre associada à Cartografia, esta é uma ciência à parte.
Alternativas:
a)
Apenas I correta.
b)
I, II corretas.
c)
I, II, II corretas.
Alternativa assinalada
d)
Todas estão incorretas.
4)
É sabido que a Alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:
Alternativas:
a)
imagem, escala, orientação, rosa dos ventos, coordenadas UTM, coordenadas geográficas.
b)
projeção de Mercator apenas, coordenadas UTM, imagens de satélite, arquivo raster, proporção.
c)
projeção, satélite receptor, alfabeto cartográfico, escala e orientação.
d)
projeção,imagem bidiomensional/tridiomensional, codificação/decodificação,alfabeto cartográfico, proporção, escala e orientação.
Alternativa assinalada
5)
Sobre os mapas, analise e assinale a alternativa correta.
I-O trabalho com escala é um tanto complexo para as crianças, por este motivo, deve-se evitar.
II-A codificação envolve a criação de símbolos para o que se quer representar.
III- Nos mapas, os símbolos constam em legendas com seus respectivos significados.
Alternativas:
a)
I e III.
b)
II e III.
Alternativa assinalada
c)
Apenas III.
d)
Apenas III.