Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gleyd Baldez



Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 43

MensagemAssunto: Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia   Dom Fev 21, 2016 7:14 am

1)
As lembranças e os relatos são impregnados de silêncios. As histórias particulares não podem ser tomadas como verdades absolutas, mas como visões, interpretações da experiência individual e coletiva. No entanto, é importante o professor em sala de aula trabalhar com essas fontes, denominadas como:

Alternativas:

a)
gestacionais;

b)
matrimoniais;

c)
orais;

d)
demissionais;

2)
O ensino de história e geografia nos anos iniciais nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer em nosso próprio tempo. Desempenha um papel importante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre o agir dos indivíduos em suas relações pessoais com o grupo de convivência, suas representações e sua participação na coletividade bem como a sua própria forma de pensar, agir e sentir o mundo. Sendo assim, o ensino de história e geografia nos possibilita:

Alternativas:

a)
Reconhecer-se enquanto sujeito histórico na sociedade em que vive, apenas para se identificar, mas não em transformar a sociedade porque ela já está pronta e acabada.

b)
Perceber-se como sujeito capaz de contribuir para mudanças histórico-geográficas no mundo em que vivemos, a fim de buscar uma sociedade mais justa e menos desigual.

c)
Compreender os processos e dos sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, mas sem preocupar-se com o reconhecimento das diferenças e o respeito entre povos na sociedade.

d)
Apropriar-se de um olhar consciente para sua própria sociedade, mas sem compreender a si mesmo, apenas os outros grupos sociais.

3)
As visitas aos museus históricos são importantes para a construção do conhecimento histórico escolar nos anos iniciais, porém o professor deve:

Alternativas:

a)
levar os alunos e pedir um relatório simplesmente das peças históricas encontradas e dessa maneira já se cumpriu o propósito pedagógico e construiu conhecimento histórico.

b)
é uma visita que muito pouco acrescenta para o aluno no que diz respeito ao processo de construção do conhecimento.

c)
qualquer museu histórico é interessante levar o aluno, pois não exige nenhum procedimento metodológico em relação ao trabalho do professor.

d)
escolher o museu mais adequado ao assunto a ser trabalhado em sala de aula, realizar visitas antes de ir com os alunos, verificar atividades educativas no local para propor aos alunos e direcionar o roteiro de observação dos alunos.

4)
O estudo do meio permite a participação do aluno na realidade em que vive e promove a compreensão de sua participação no processo da produção do conhecimento histórico, desenvolve a consciência de que o lugar em que vivemos é produtor de história e identidade e propicia a leitura de uma diversidade social, cultural e espacial, além de tornar a história e a geografia mais próxima da sua realidade. Sendo assim, podemos compreender que:

Alternativas:

a)
O estudo do indivíduo não é importante, apenas a história dos heróis e ainda é impossível desenvolver com as crianças trabalho de campo;

b)
O ensino de história voltado para o estudo do meio não é muito importante como as pesquisas sobre a história nacional;

c)
Não há como formar cidadãos se não conhecerem a sua própria história e do lugar em que vive. Conhecer a história do seu lugar de vivência é compreender que cada indivíduo faz parte deste processo enquanto sujeito histórico e atua em seu espaço geográfico.

d)
Não existem pesquisas sobre a história local, apenas sobre a macro-história que possibilita ao aluno o entendimento da sua própria história.

5)
O estudo do meio é uma das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o trabalho com crianças nos anos iniciais e envolve trabalhos de campo no ensino de história e geografia nos anos iniciais, dentre eles podemos enumerar, exceto:

Alternativas:

a)
Aulas expositivas com imagens na sala de aula;

b)
Trabalhos em um museu histórico,

c)
Visitas em uma fábrica,

d)
Pesquisa no bairro com moradores;

Av2 Ensino Geografia e História 7º semestre

1)
- Sobre o conceito de alfabeto cartográfico, considere:

Alternativas:

a)
Os elementos como: reta, polígono e curvas representam o alfabeto cartográfico, sendo que combinados resultam em um mapa.

b)
O alfabeto cartográfico em nada se difere no alfabeto comum.

c)
É composto por três elementos:ponto, linha e área.


d)
Para trabalhar com o alfabeto cartográfico, o professor pode utilizar atividades como o "cobra cega".

2)
A escala é de extrema importância para que o aluno consiga realizar a interpretação geográfica a partir de mapas:

Alternativas:

a)
Sendo assim, a professora do ensino fundamental I, não precisará estimular seus alunos com assuntos geográficos que envolvam a cartografia.

b)
A Cartografia é uma prática em que se envolve apenas a cópia e leitura não analítica dos mapas.

c)
Por esse motivo iniciar algumas noções desde a 1° ano do Ensino Fundamental I, contribui para que a criança possa trabalhar mais facilmente com as escalas nas séries mais avançadas.

d)
A escala é um conteúdo que deve ser trabalho apenas no 7° ano do Ensino Fundamental II, sendo assim, o professor do Ensino Fundamental I não deve estimular seus alunos com a leitura e interpretação de mapas.

3)
- Sobre a relação da Geografia com as demais ciências, considere:

I- Para o desenvolvimento da orientação espacial é interessante nas escolas onde há o profissional de Educação Física, que seja feito um trabalho conjunto.

II- A História e a Geografia são ciências próximas, mas com objetos de estudo diferentes.

III- Embora a Geografia esteja sempre associada à Cartografia, esta é uma ciência à parte.

Alternativas:

a)
Apenas I correta.

b)
I, II corretas.

c)
I, II, II corretas.

d)
Todas estão incorretas.

4)
É sabido que a Alfabetização cartográfica constitui-se no trabalho com os seguintes aspectos:

Alternativas:

a)
imagem, escala, orientação, rosa dos ventos, coordenadas UTM, coordenadas geográficas.

b)
projeção de Mercator apenas, coordenadas UTM, imagens de satélite, arquivo raster, proporção.

c)
projeção, satélite receptor, alfabeto cartográfico, escala e orientação.

d)
projeção,imagem bidiomensional/tridiomensional, codificação/decodificação,alfabeto cartográfico, proporção, escala e orientação.

5)
Sobre os mapas, analise e assinale a alternativa correta.

I-O trabalho com escala é um tanto complexo para as crianças, por este motivo, deve-se evitar.

II-A codificação envolve a criação de símbolos para o que se quer representar.

III- Nos mapas, os símbolos constam em legendas com seus respectivos significados.

Alternativas:

a)
I e III.

b)
II e III.

c)
Apenas III.

d)
Apenas III.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
liliadsm



Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/02/2016

MensagemAssunto: Av1 e av2 história e geografia   Seg Fev 22, 2016 11:16 am

1-C
2-B
3-D
4-C
5-A
Passou direto

aV2:  As questões 3 e 5 contém respostas duplicadas e a outra não contém resposta correta. Olhem lá ou eu estou equivocada. Estou com dúvidas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
joelson



Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 36

MensagemAssunto: Re: Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia   Qua Fev 24, 2016 8:06 am

AV 1 AV2



1 c 1 c
2 b 2 c
3 d 3 c
4 c 4 d
5 a 5 b
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedagogia 7º semestre Av1 e Av2 de Ensino História e Geografia
» Av1 - Pedagogia - Ensino de História e Geografia 7° semestre
» Avaliações Virtuais - PEDAGOGIA - 5º SEMESTRE - Organização dos Espaços Escolares
» Av 1 pedagogia 3º semestre
» Avaliações Virtuais 1 e 2 - Pedagogia 6º semestre

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: