Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 DEFICIENCIA FISICA E PSICOMOTRICIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rosimaya



Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/09/2014
Idade : 39

MensagemAssunto: DEFICIENCIA FISICA E PSICOMOTRICIDADE   Qua Dez 09, 2015 1:10 pm



Segundo o IBGE quanto de pessoas com deficiência física temos no Brasil?

Alternativas:

a)16,7%
b)48,1%
c)8,3%
d)4,1%
e)22,9%
2)
Segundo o conceito de deficiência física, quais são os sistemas que acabam tendo perdas ou anormalidades:

Alternativas:

a)sistema sensorial; Sistema ósteo-articular,; Sistema muscular
b)sistema nervoso; sistema dos membros inferiores; sistema cardiovascular;
c)sistema sensorial; sistema dos membros inferiores; sistema cardiovascular;
d)Sistema ósteo-articular; Sistema muscular; sistema nervoso;
e)sistema dos membros superiores; sistema nervoso; sistema cardiovascular;
3)
Quais são as dificuldades que as pessoas com deficiência física apresentam no contexto escolar?

Alternativas:

a)coordenação dos braços; redução da capacidade motora; problemas de fala;
b)
coordenação dos braços; dificuldade de ouvir; problemas nas observações ;

c)problemas sensoriais; problemas de pensar; problemas no escrever;
d)
dificuldades no andar; dificuldades de saltar; dificuldade no escrever;

e)todas as opções estão corretas.
4)
Relacione a coluna 1 com a coluna 2 referente aos danos motores no Deficiente Físico

No caso da hemiplegia (Figura 4), é quando é afetado apenas um lado do corpo e na monoplegia (Figura 5) quando um membro é afetado.

COLUNA 1

I - diplegia
II – triplegia
III – quadriplegia
IV - hemiplegia
V – monoplegia

COLUNA 2

( ) comprometimento de três membros
( ) comprometimento de mesmo grau nos quatro membros
( ) um membro é afetado.
( ) comprometimento dos quatro membros
( ) afetado apenas um lado do corpo

Alternativas:

a)II; III; V; I; IV;
b)III;II;I;V;IV;
c)II;III;V;IV;I;
d)II;IV;I;V;III
e)V;IV;I;II;III;
5)
A acadêmica Marcela de Lara do curso de Educação Física da Unopar de Londrina, realizou um estágio na escola Positivo e no seu Plano de Curso tinha que trabalhar com uma criança com paralisia cerebral, onde na qual a criança apresentava uma perturbação da coordenação, com uma importante instabilidade de equilíbrio. Dessa forma, ajude a aluna Marcela de Lara assinalando qual o tipo de paralisia cerebral que a aluna tem:

Alternativas:

a)espástica;
b)atetoide;
c)atáxica;
d)hipotônica;
e)Discinética;



Aponte abaixo a fala de Rubens Alves (2000) sobre a reflexão do corpo:

Alternativas:

a)
Os corpos, que diferem da condição aceita como normal pela sociedade, enfrentam muitas barreiras pela sua condição de “diferente”;

b)
É preciso que tenhamos o direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de ser iguais quando a diferença nos inferioriza”.

c)
O corpo é o lugar fantástico onde mora, adormecido, um universo inteiro.

d)
O homem é fruto de um processo evolutivo que vive entre outros seres viventes, com características diferentes e transforma o conhecimento de maneira diferente por meio da corporeidade na contextualização de substituir a ideia de ser corpo por viver o corpo.

e)
O século XXI é marcado por uma libertação do corpo historicamente dividido; o ser humano passa a ser não somente um corpo biologicamente, mas sim um corpo biosubjetivo-social.

2)
Qual dos tipos da teoria da inteligência que o professor de pedagogia pode utilizar para contribuir para que o aluno com deficiência física consiga melhorar sua capacidade de perceber o mundo visual?

Alternativas:

a)linguística;
b)musical;
c)lógico matemática;
d)espacial;
e)cinestésica;
3)
Na Escola Francisco de Assis, o aluno com Deficiência Física teve dificuldade no entendimento da informação dada pelo professor de Matemática. A partir disso, assinale abaixo o aspecto da medida de acessibilidade proposta por Sassaki (2006) que o professor não conseguiu contextualizar no ensino junto ao aluno com deficiência física.

Alternativas:

a)arquitetônica;
b)comunicacional;
c)metodológica;
d)instrumental;
e)programática;
4)
Relacione a coluna 1 com a coluna 2 referente aos pontos metodológicos importantees no trabalho junto ao Deficiente Físico

COLUNA 1

No decorrer das aulas junto ao aluno com Deficiência Física à necessidade de organizar os conteúdos de acordo com a funcionalidade e características do indivíduo. Para que isso ocorra devemos ter alguns cuidados no planejamento dos conteúdos assim como também das unidades.

I - Memória e Processo Cognitivo
II – Ambiente
III – Problemas com Declínio Cinestésico
IV - Sensações da Pele
V - Orientações Didáticas

COLUNA 2

( ) Disponibilizar espaços adequado e acessível
( ) Declínios de sensibilidade ao toque e a pressão
( ) Anotar informações
( ) Duração da aula
( ) Amenizados por meio de estímulos

Alternativas:

a)IV;II;I;V;III;
b)III;II;I;V;IV;
c)II;III;V;IV;I;
d)II;IV;I;V;III
e)V;IV;I;II;III;
5)
Leia as afirmativas seguintes e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) o corpo é algo que proporciona expressão, vida e sentimentos.
( ) De um ponto de vista real e prático as experiência do corpo no mundo não acrescenta em nada no processo de inclusão..
( ) O corpo, num contexto humano, participa individualmente no mundo social tendo relação direta com os deveres, direitos e do conjunto de valores que a sociedade estabelece.
( ) o corpo não tem relação nenhuma com o aspecto cultural e social (DAÓLIO, 1995).
( ) A sociedade facilita que o corpo deficiente tenha espaço e autonomia na construção do ser no ambiente.

Alternativas:

a)VFVFF;
b)FFVVV;
c)VFVFV;
d)FFFVF
e)VFVVF
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
DEFICIENCIA FISICA E PSICOMOTRICIDADE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
» AV 2 EDUCAÇÂO FíSICA ESCOLAR E PSICOMOTRICIDADE 6º SEMESTRE 2016
» av 1 av 2 educação fisica 6 semestre pedagogia
» trabalho sobre a tematica ritmo de educaaçao fisica
» trabalho sobre a tematica ritmo de educaaçao fisica

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: