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 CURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA LISTA 1; LISTA 2

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AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 19
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: CURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA LISTA 1; LISTA 2   Dom Nov 22, 2015 3:55 pm

LISTA 1

1)(Fafeod-MG) Qual é a alternativa que melhor define o acento tônico?
Alternativas:
• a)maior intensidade silábica.
• b)sílaba tônica associada a sinal gráfico.
• c)sinal gráfico, marcando a sílaba de maior intensidade.
• d)sinal gráfico, marcando a intensidade silábica.

2)(UFPA) Na pronúncia do grupo de palavras
Sábia/ sabiá
Fábrica/ fabrica
Secretária/ secretaria
a mudança de significado é condicionada:
Alternativas:
• a)pela nasalidade.
• b)pelo deslocamento do acento tônico.
• c)pela alternância do timbre vocálico.
• d)pelo ambiente sonoro.
• e)pelas consoantes oclusivas.

3)Complete as lacunas com a alternativa correta, segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
“Muitos famosos compareceram à _________. O ator Otavio _________ disse estar emocionado com o _________ da _________. “É a primeira vez que interpreto um ______”- disse ele.
Alternativas:
• a)estréia/ Muller/ apoio/ plateia/ herói.
• b)estréia/ Müller/ apóio/ plateia/ herói
• c)estreia/ Müller/ apoio/ platéia/ heroi.
• d)estreia/ Muller/ apóio/ platéia/ herói.
• e)estreia/ Müller/ apoio/ plateia/ herói.

4)(Mack-SP) As palavras está e será acentuam-se por serem:
Alternativas:
• a)terminadas pela vogal tônica a.
• b)oxítonas terminadas em a.
• c)monossílabas tônicas em a.
• d)oxítonas e monossílabas átonas em a.

5)(Puccamp-SP) “Apenas na Amazônia os sertanistas estão no encalço de 22 tribos que se embrenharam na floresta para fugir dos brancos. O trabalho da Funai desenvolve-se em nove frentes, que permitem, até agora, a aproximação com cinco novos grupos indígenas.”
As palavras destacadas são acentuadas pelas mesmas razões que justificam os acentos das seguintes palavras, respectivamente:
Alternativas:
• a)área, lá, saída.
• b)índios, dendê, inquérito.
• c)parabéns, ânimo, herói.
• d)Antônio, três, íris.

6)(UNIT-MG) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo:

“O __________ do chefe de gabinete não teve a ________de ofender o _______do prédio”.
Alternativas:
• a)acessor/ intensão/ ascensorista.
• b)ascessor/ intenção/ ascensorista.
• c)assessor/ intenção/ ascensorista.
• d)assessor/ intensão/ ascensorista.

7)(UNIR-RO) Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:
Alternativas:
• a)Ignácio – até.
• b)Fantástico – histórias.
• c)Tecnológicos – básicos.
• d)Vídeo – público.
• e)Impossível – rápidas.

8- (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “ninguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
Alternativas:
• a)hífen, também, impossível.
• b)armazém, útil, açúcar.
• c)têm, anéis, éter.
• d)há, impossível, crítico.
• e)pólen, magnólias, nós.

9)Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
Alternativas:
• a)juíza – urubú – item – tórax.
• b)ímã – virús – interíni – nínha.
• c)polén – lons – paúl – bônus.
• d)climax – saci – almôço – caráter.
• e)amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo).

10)Dentre os termos porque, por que, por quê e porquê, assinale a alternativa que completa corretamente as frases a seguir.

____________você não respondeu a meu chamado?
As crianças não foram hoje à escola ____________?
Desconhecemos muitas vezes o ____________ de tanta maldade.
Ele corria ____________ não queria chegar atrasado ao colégio.
Alternativas:
• a)Por que. Por quê. Porquê. Porque.
• b)Porque. Porquê. Porquê. Porque.
• c)Por que. Porque. Por quê. Porquê.
• d)Porque. Porque. Por quê. Por quê.

RESPOSTAS LISTA 1: A B E B B C C B E A

LISTA 2

1)(Fatec-SP) Leia, atentamente, o trecho extraído de Memórias Póstumas de Brás Cubas, abaixo transcrito:
"(...) a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto., mas um defunto autor, para quem a campa foi um berço (...)"
Identifique a classificação morfológica de autor e de defunto:
I. No primeiro caso, autor é substantivo e defunto é adjetivo.
II. No segundo caso, defunto é substantivo e autor é adjetivo.
III. Em ambos os casos, temos substantivos compostos.
Agora, identifique a alternativa CORRETA:
Alternativas:
• a)Todas estão corretas.
• b)I e III estão corretas.
• c)II e III estão corretas.
• d)I e II estão corretas.
• e)Todas estão incorretas.

2)(PUC-RJ) Em qual frase há erro quanto ao uso do artigo:
Alternativas:
• a)Nem todas opiniões são valiosas.
• b)Andou por todo Portugal.
• c)Leu todos os dez romances do escritor.
• d)Disse-me que conhece todo o Brasil.
• e)Ela lê o jornal.

3)(PUCCAMP- SP) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:
Dois artigos _______ por um jornalista que foi _______ grandes vítimas de um episódio envolvendo parlamentares, bem esclarecem em que medida a impunidade é um desrespeito aos ________ deste país.
Alternativas:
• a)recéns-publicados, um dos, cidadãos.
• b)recéns-publicados, uma das, cidadãos.
• c)recém-publicados, um dos, cidadões.
• d)recém-publicados, uma das, cidadãos.
• e)recém-publicados, um de, cidadãos.

4)Complete as lacunas com eu ou mim:
Não há desentendimentos entre _________ e ti.
O plano era para _______ desistir.
É triste para _______ aceitar isso.
Saímos ele e _________.
Deixem _________ explicar o que houve.

Alternativas:
• a)mim, eu, eu, eu, eu.
• b)eu, eu, mim, mim, me.
• c)mim, eu, mim, mim, eu.
• d)mim, eu, mim, mim, me.
• e)eu, mim, eu, mim, eu.

5)(ESPM-SP modificado) Leia o texto a seguir:
Futurolândia
George Jetson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se The Satelite, e foi criada pela empresa norte-americana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-falante; e na maior, com um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resultado é absolutamente inovador.
(Revista Carta Capital, 19 mar. 1997)
Quanto ao termo bacana e polido, podemos afirmar que são, respectivamente:
Alternativas:
• a)um substantivo e um advérbio.
• b)um adjetivo e um substantivo.
• c)adjetivos.
• d)um verbo e um adjetivo.
• e)um pronome e um adjetivo.

6)(Unifor-CE) A questão a seguir se baseia no seguinte texto:
Se fizermos uma comparação com os índios, poderemos dizer que os civilizados são uma sociedade sofrida. O índio, por sua vez, estacionou no tempo e no espaço. O mesmo arco que ele faz hoje, seus antepassados faziam há mil anos. Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade. O índio em sua tribo tem um lugar estável e tranquilo. É totalmente livre, sem precisar dar satisfações a quem quer que seja. Toda a estabilidade tribal, toda a sua coesão mergulha nas águas de um mundo mítico. Que diferença enorme entre as duas humanidades: uma tranquila, em que o homem é dono de todos os seus atos; outra, uma sociedade em explosão, em que é preciso um aparato, um sistema repressivo para poder manter a ordem e a paz dentro da sociedade. Se um indivíduo der um grito no centro de São Paulo, uma radiopatrulha poderá levá-lo preso.
Se um índio der um tremendo berro no meio da aldeia, ninguém olhará para ele, nem irá perguntar por que ele gritou. O índio é um homem livre.
(Orlando Vilas Boas)
No seguinte trecho: “Se eles pararam nesse sentido, evoluíram quanto ao comportamento do homem dentro de sua sociedade”.
Assinale a alternativa em que as formas verbais simples grifadas na frase acima estão corretamente substituídas por formas verbais compostas.
Alternativas:
• a)tiverem parado - haveriam evoluído
• b)haverão parado - terão evoluído
• c)tivessem parado - teriam evoluído
• d)têm parado - haviam evoluído
• e)haviam parado - tenham evoluído

7)(PUC-RJ) Indique a série que corresponde às formas apropriadas para os enunciados abaixo:
I. As diferenças existentes entre homens e mulheres_______ ser um fato indiscutível.   1. parece  2. parecem
II. Alguns cientistas, desenvolvendo uma nova pesquisa sobre a estrutura do cérebro, os efeitos dos hormônios e a psicologia infantil, ________que as diferenças entre homens e mulheres não se devem apenas à educação.
3. propõe  4. propõem

III. ___________ diferenças cerebrais condicionadoras das aptidões tidas como tipicamente masculinas ou femininas.
5. Haveria  6. Haveriam

IV. _____________  ainda pesquisadores que consideram os machos mais agressivos, em virtude de sua constituição hormonal.
7. Existe  8. Existem

V. Como sempre, discute-se se é a força da Biologia, ou meramente a Educação, que _________sobre o comportamento humano.
9. predomina 10. Predominam
Alternativas:
• a)2, 4, 5, 8, 9
• b)1, 4, 6, 8, 9
• c)2, 4, 6, 7, 10
• d)2, 3, 5, 8, 10
• e)2, 4, 6, 7, 9

8- (UFU-MG) - Em todas as alternativas a palavra em destaque indica circunstância de tempo, EXCETO:
Alternativas:
• a)"Mas já estavam atrasados para a peixada de Mestre Manuel e o jeito, daí a pouco, foi despertar Quincas." (J. Amado).
• b)"Ao seu lado, solidários na dor e na cabeça, vagabundos diversos faziam coro às suas lamentações e suspiros. Já tivera conhecimento da notícia, compreendeu Curió ao ver a cena." (J. Amado).
• c)"Chegara o tempo do merecido descanso. Já poderia falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, esposo e pai." (J. Amado)
• d)"Mas Eduardo tampouco estava de acordo e era uma opinião de peso, já que o comerciante concorda em dividir as despesas do enterro." (J. Amado)
• e)"A pergunta coçava-lhe a garganta, não resistiu: - O padre já veio?." (J. Amado)

9)(IME - modificado) "Não é o homem um mundo pequeno que está dentro do mundo grande, mas é um mundo grande que está dentro do pequeno. Baste por prova o coração humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstro indômito, chegando às areias, para; as árvores, onde as põem, não se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrário, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar para, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambição ou apetite o falta: tudo confunde e como é maior que o mundo, não cabe nele".
(Padre Antônio Vieira)
Observe as palavras indicadas no texto: "por"; "indômito"; "as"; "para". Identifique a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras:
Alternativas:
• a)verbo - substantivo - pronome – preposição
• b)preposição - substantivo - artigo – verbo
• c)preposição - adjetivo - pronome – verbo
• d)preposição - adjetivo - artigo – preposição
• e)verbo - adjetivo - artigo – verbo


10)"Os enfermeiros cuidaram bem dos pacientes, por conseguinte o diretor do hospital lhes ofereceu um belíssimo jantar." A conjunção que substitui o termo sublinhado é:
Alternativas:
• a)conquanto
• b)porquanto
• c)logo
• d)entretanto
• e)todavia

RESPOSTAS LISTA 2: D B D A C C A D C C

FORAM AS DUAS LISTAS SEM ERROS... Cool Cool Cool Cool Cool
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