Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Chay



Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2015

MensagemAssunto: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Qua Nov 18, 2015 4:38 pm

1)Junqueira Filho enfatiza a importância do acompanhamento do professor na educação da criança a partir das linguagens geradoras. Sobre aspectos desse tema, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) O processo de seleção e articulação dos conteúdos só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens das crianças.

( ) Essa concepção orienta o trabalho realizado no âmbito da educação não formal, em importantes momentos de seleção e articulação de conteúdos.

( ) Para Junqueira Filho, linguagem geradora é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber.

( ) Os temas-assuntos-linguagens emergem como prioritários na interação das crianças com as linguagens escolhidas pela professora a partir de diálogos estabelecidos na reunião de professores e coordenadores pedagógicos.

Alternativas:

   a)F, F, V, V
   b) V, F, V, F
   c)V, V, F, F
   d)F, V, V, V

2)De acordo com o texto de estudo qual é a definição de protagonismo compartilhado? Assinale a resposta correta;

Alternativas:

   a) O trabalho em conjunto entre o professor e gestor, na eliminação das barreiras produzidas pelos espaços físicos escolares e pela ausência dos recursos.
   b)As propostas planejadas pelo professor que exigem as atividades em grupos na sala de aula, quando os alunos interagem entre si.
   c)O ato de compartilhar materiais escolares entre os alunos, o que favorece a ação solidária no grupo.
   d)A relação entre professor aluno, onde há participação de ambos nas decisões a serem tomadas que inclui também os assuntos a serem ensinados.

3) Reggio Emília é uma cidade Italiana cujo trabalho realizado na educação infantil tem sido referência nas escolas aqui no Brasil. Sobre esta abordagem de trabalho assinale a alternativa correta:

Alternativas:

   a) Loris Malaguzzi, não recebeu influencia teórica para idealizar seu trabalho criou sua própria teoria.
   b)Piaget foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília, que prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
   c)Um aspecto relevante na proposta pedagógica da escola é a valorização da representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promoverem a aprendizagem da criança.
   d)A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho individual e autônomo, com enfoque didático tradicional

4)Sobre as ações didáticas do professor de Reggio Emília e os aspectos que envolvem o dia a dia na escola, analise as alternativas:

I - Os resultados obtidos pelas crianças de Reggio Emília em suas experiências em grupo e seus projetos, são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.

II - Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades.

III - Na abordagem de Reggio Emilia, a escola deve ser silenciosa, disciplinada e os professores devem conferir os procedimentos para não sair da rotina.

IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

   a) I e II
   b) I, II e III
   c) I, II e IV
   d) II, III e IV

5) da autenticidade necessária a um projeto escolar, o professor deve:

I - Avaliar os alunos no final do processo, atribuindo notas, visto ser extremamente complicado a avaliação no percurso;

II – Considerar que o problema a ser resolvido deve ser relevante para os alunos e ter caráter real, que traga aprendizagens significativas

III - Compreender sua responsabilidade social e investir na interação e no compartilhamento das decisões;

IV – Acompanhar parcialmente as ações das crianças, deixando-as trabalharem sozinhas, decidirem as ações, se organizarem com materiais, evitando interagir ou mediar situações.

Alternativas:

   a)Estão corretas as alternativas I e II.
   b)Estão corretas as alternativas I e IV.
   c)Estão corretas as alternativas II e III.
   d)Estão corretas as alternativas III e IV
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Chay



Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/11/2015

MensagemAssunto: Re: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Qua Nov 18, 2015 4:50 pm

Alguém sabe a resposta ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rosangela-ssa



Mensagens : 19
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: Re: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Dom Nov 22, 2015 3:20 pm

1B
2D
3C
4C
5C

Foram sem erros..... Very Happy Very Happy Very Happy cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Respostas Av 2 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Provas virtuais AV1 e AV2 Práticas pedagógicas interdisciplinar: escola e sociedade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: