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 Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas

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liawrage

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MensagemAssunto: Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas   Sex Nov 13, 2015 6:20 am

1) (Enem) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.
Alternativas:

a)seres vivos podem ser criados em laboratório.
b)a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
c)seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
d)o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.
e)vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.
2) (Fatec) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese proteica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos:
Alternativas:

a)heterótrofos anaeróbicos > heterótrofos aeróbicos > autótrofos.
b) heterótrofos anaeróbicos > autótrofos > heterótrofos aeróbicos.
c)heterótrofos aeróbicos > autótrofos > heterótrofos anaeróbicos.
d)autótrofos > heterótrofos anaeróbicos > heterótrofos aeróbicos.
e)autótrofos > heterótrofos aeróbicos > heterótrofos anaeróbicos.
3)
(Enem) A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma Cerrado. Segundo ambientalistas, o Cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto.


A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.

I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do Cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o Cerrado brasileiro se transformará em deserto.

II - Sabe-se que a eventual extinção do bioma Cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.
III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma Cerrado.

É correto o que se afirma:

Alternativas:

a) apenas em III.
b) apenas em II.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.
4) (Enem) A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida em seu território e o dever de conservá-la utilizando-se dela de forma sustentável. A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a
Alternativas:

a) extinção de várias espécies ter ocorrido em larga escala.
b) alta biodiversidade no país impedir a sua conservação.
c) grande extensão de nosso território dificultar a sua fiscalização.
d) utilização de espécies nativas de forma sustentável ser utópica.
e) classificação taxonômica de novas espécies ocorrer de forma lenta.
5) (Enem) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
Alternativas:

a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
b) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
c) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
d) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.
6) (Fuvest) As mitocôndrias são consideradas as “casas de força” das células vivas. Tal analogia refere-se ao fato de as mitocôndrias:
Alternativas:

a) estocarem moléculas de ATP produzidas na digestão de alimentos.
b) produzirem ATP a partir da energia liberada na síntese de amido ou de glicogênio.
c) produzirem ATP com utilização de energia liberada na oxidação de moléculas orgânicas.
d) serem capazes de absorver energia luminosa utilizada na síntese de ATP.
e) consumirem moléculas de ATP na síntese de glicogênio ou de amido a partir de glicose.
7)
(Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

Alternativas:

a) Não possuem material genético.
b) Possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
c) Possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.
d) Possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.
e) Possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.
Cool
(UPE) A pandemia de gripe de 2009 (inicialmente designada como gripe suína e, em abril de 2009, como gripe A) é um surto global de uma variante de gripe suína, cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março de 2009, vindo a espalhar-se pelo mundo. O vírus foi identificado como Influenza A subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.

Fonte – pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_suína

Sobre os vírus, assinale a alternativa correta.
Alternativas:

a) Os vírus são organismos acelulares, com metabolismo próprio, formados por uma cápsula de proteínas – o capsídeo.
b) A medida profilática mais eficiente no combate às infecções virais, como a da gripe AH1N1 A, é o uso de antibióticos que estimulam nosso organismo a produzir interferon.
c) Os novos vírus formados são semelhantes ao original, pois não são capazes de sofrer mutações.
d) Sua reprodução ocorre no interior da célula hospedeira; fora desta não possuem metabolismo e permanecem inertes, razão por que são denominados parasitas intracelulares obrigatórios.
e) Os vírus contêm, no interior do capsídeo, DNA e RNA. O conjunto formado pelo capsídeo e pelo ácido nucleico é denominado de cápsula proteica.
9)
(Enem) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

Alternativas:

a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
10)
(Unifor-CE) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.

II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.

III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

A primeira Lei de Mendel está expressa em:
Alternativas:

a) I, somente.
b) II, somente.
c) II e III, somente.
d) I e II, somente.
e) I, II e III.
11)
(UFRR) Com relação a organismos transgênicos, a alternativa correta é:

Alternativas:

a) Possuem parte da informação genética de outro ser vivo.
b) Animais transgênicos são produzidos a partir de aprimoramento de determinadas qualidades na espécie.
c) Organismos transgênicos são aqueles que recebem o DNA da mesma espécie.
d) Sofrem mudanças nas características fenotípicas ao longo da vida.
e) A alteração genética de animais e plantas não interfere na evolução natural das espécies.
12)
(PUC) "Muito se tem falado sobre os transgênicos e praticamente todo mundo tem alguma opinião sobre o assunto. Mas, este tema não pode progredir na base do ser contra ou a favor, porque suas implicações são muito sérias. Nenhum cientista deixa de reconhecer o poder da tecnologia do DNA. O problema está em algumas de suas aplicações, implicações e incertezas. Isto envolve a natureza, a saúde humana e a economia." ("Revista Galileu", Nov/2003).

Sobre os OGM (organismos geneticamente modificados), é correto afirmar:
Alternativas:

a) Vários tipos de alimentos, como grãos, leite e ovos, além de servirem para a alimentação, podem ser usados para produzir remédios, produtos químicos, plásticos e combustíveis, oportunizando melhores condições ambientais e sociais, regulamentados pelas normas de biossegurança.
b) Os defensores dos OGM enumeram a capacidade de aumento da produtividade agrícola, redução do uso de agrotóxicos, tornar os alimentos mais nutritivos e saudáveis e criar novos tipos de terapias e medicamentos, favorecendo toda a população mundial.
c) A poluição genética, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, o aumento do uso de agrotóxicos e a perda da fertilidade natural do solo são os principais riscos ambientais, porém o uso dos OGM tornaria os pequenos agricultores independentes em relação às empresas fornecedoras de sementes.
d) A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) é um agente de controle biológico encontrado no solo, que produz uma toxina contra lagartas. A transferência do gene Bt para as variedades de milho, algodão, fumo, batata e soja as torna resistentes a certos tipos de insetos, além de mais nutritivos.
e) OGM são produtos obtidos pela transferência de gene entre espécies similares ou diferentes, podendo misturar o DNA de microrganismos, de plantas, de animais e do homem.
13)
(UERJ - adaptado) Células adultas removidas de tecidos normais de uma pessoa podem ser infectadas com certos tipos de retrovírus ou com adenovírus geneticamente modificados, a fim de produzir as denominadas células-tronco induzidas. Essa manipulação é feita com a introdução, no genoma viral, de cerca de quatro genes retirados de células embrionárias humanas, tornando a célula adulta indiferenciada. O uso terapêutico de células-tronco induzidas, no entanto, ainda sofre restrições. Observe a tabela a seguir:

CONSEQUÊNCIAS DO USO DE CÉLULAS-TRONCO EM GERAL

1. Regeneração de qualquer tecido

2. Regeneração de poucos tecidos

3. Indução impossível de outras doenças

4. Indução possível de outras doenças

5. Compatibilidade imunológica

6. Rejeição imunológica

Células-tronco induzidas originárias de um paciente, se usadas nele próprio, apresentariam as consequências identificadas pelos números:

Alternativas:

a) 1, 4 e 5.
b) 1, 3 e 6.
c) 2, 3 e 5.
d) 2, 4 e 6.
e) 2, 3 e 6.
14)
(Mack-adaptado) Observe, abaixo, o esquema de um sistema funcional humano.

Figura 1 - Sistema funcional humano



Fonte: Disponível em: <projetomedicina.com.br/site/attachments>. Acesso em: 23 mai. 2015

Utilizando as informações desse esquema e outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, não está correto afirmar que:

Alternativas:

a) O sistema atua na regulação da pressão sanguínea.
b) O sistema excretor é constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
c) Pela artéria renal, o sangue provém do coração, rico em excretas.
d) A presença de glicose no ureter pode indicar disfunção pancreática.
e) O órgão que filtra o sangue produz o hormônio antidiurético.
15)
(Fuvest) Qual das seguintes situações pode levar o organismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico por muitos anos, até mesmo pelo resto de sua vida?

Alternativas:

a)Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação.
b) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação.
c)Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente.
d)Inoculação, no organismo da criança, de soro sanguíneo obtido de um animal imunizado contra o agente.
e) Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.
16)
(UEPG-adaptado) Órgãos que fazem parte do aparelho reprodutor feminino interno:

I. clitóris

II. uretra

III. útero

IV. ovidutos

V. epidídimo

Estão corretos:
Alternativas:

a) Os itens I, III e IV.
b) Os itens III e IV.
c) Somente o item III.
d) Os itens II e III.
e) Os itens III, IV e V.
17) (Upe) De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas sofrem de obesidade. A cirurgia bariátrica tem sido utilizada no tratamento da obesidade mórbida, que acomete pessoas com o índice de massa corporal (IMC) superior a 40. Uma das técnicas desse tipo de cirurgia é denominada de Capella, que liga o estômago ao fim do intestino delgado. Qual das alternativas abaixo apresenta justificativa correta quanto ao procedimento denominado Capella?
Alternativas:

a) Ao se diminuir o percurso no intestino delgado, limita-se a absorção dos alimentos que acontece principalmente nessa região.
b) O alimento que chega ao intestino já foi completamente digerido no estômago.
c)A proximidade com o intestino grosso promoverá uma maior recuperação d’água no bolo alimentar e consequentemente maior sensação de saciedade.
d)A ação do suco pancreático é otimizada pelo menor tamanho do intestino delgado.
e)A absorção de carboidratos no estômago é preservada, no entanto a absorção no intestino grosso é eliminada.
18)
(Enem) A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.

Figura 2 - cadeia alimentar aquática



Fonte: Disponível em: < http://soumaisenem.com.br/biologia/ecologia/ecologia-fluxo-de-energia-na-cadeia-alimentar>. Acesso em: 23 mai. 2015.

Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

Alternativas:

a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.
b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal.
c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos.
d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.
e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.
19)
(Ufes) Na cadeia alimentar presente no trecho da música a seguir, faltou mencionar:

O autor da natureza

(...)

Admiro demais o beija-flor

Que com medo de cobra inimiga

Só constrói o seu ninho na urtiga

Recebendo lição do Criador

Observo a coragem do condor

Que nos montes rochosos come a presa

Urubu empregado na limpeza

Como é triste a vida do abutre

Quando encontra um morto é que se nutre

Quanto é grande e suprema a natureza

(...)

Zé Vicente da Paraíba, Passarinho do

Norte e Bráulio Tavares.

Alternativas:

a) O produtor e o decompositor.
b) O produtor e o compositor terciário.
c) O consumidor secundário e o decompositor.
d)O consumidor primário e o consumidor secundário.
e)O consumidor primário e o consumidor terciário.
20) (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
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rosinha



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MensagemAssunto: Re: Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas   Seg Nov 16, 2015 10:07 am

1D.2B.3A.4C.5B.6C.7C.8D.9E.10D.11A.12E.13A.14E.15E.16B.17A.18A.19A.20B

TODAS CORRETASSSSSSS
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liawrage

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MensagemAssunto: Re: Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas   Qua Nov 18, 2015 6:17 am

obrigadaaaaaa
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liawrage

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MensagemAssunto: Re: Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas   Qua Nov 18, 2015 6:29 am

conseguiu fazer as outras??????
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MensagemAssunto: Re: Estudo Dirigido 1 - Ciencias Biologicas - Ed1 Ciencias Biologicas   

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