Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
GikGraciela

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/03/2015

MensagemAssunto: Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens   Sex Nov 06, 2015 3:25 pm

1)
Junqueira Filho enfatiza a importância do acompanhamento do professor na educação da criança a partir das linguagens geradoras. Sobre aspectos desse tema, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) O processo de seleção e articulação dos conteúdos só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens das crianças.

( ) Essa concepção orienta o trabalho realizado no âmbito da educação não formal, em importantes momentos de seleção e articulação de conteúdos.

( ) Para Junqueira Filho, linguagem geradora é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber.

( ) Os temas-assuntos-linguagens emergem como prioritários na interação das crianças com as linguagens escolhidas pela professora a partir de diálogos estabelecidos na reunião de professores e coordenadores pedagógicos.

Alternativas:

a)
F, F, V, V

b)
V, F, V, F

c)
V, V, F, F

d)
F, V, V, V

2)
De acordo com o texto de estudo qual é a definição de protagonismo compartilhado? Assinale a resposta correta;

Alternativas:

a)
O trabalho em conjunto entre o professor e gestor, na eliminação das barreiras produzidas pelos espaços físicos escolares e pela ausência dos recursos.

b)
As propostas planejadas pelo professor que exigem as atividades em grupos na sala de aula, quando os alunos interagem entre si.

c)
O ato de compartilhar materiais escolares entre os alunos, o que favorece a ação solidária no grupo.

d)
A relação entre professor aluno, onde há participação de ambos nas decisões a serem tomadas que inclui também os assuntos a serem ensinados.

3)
Reggio Emília é uma cidade Italiana cujo trabalho realizado na educação infantil tem sido referência nas escolas aqui no Brasil. Sobre esta abordagem de trabalho assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Loris Malaguzzi, não recebeu influencia teórica para idealizar seu trabalho criou sua própria teoria.

b)
Piaget foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília, que prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.

c)
Um aspecto relevante na proposta pedagógica da escola é a valorização da representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promoverem a aprendizagem da criança.

d)
A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho individual e autônomo, com enfoque didático tradicional

4)
Sobre as ações didáticas do professor de Reggio Emília e os aspectos que envolvem o dia a dia na escola, analise as alternativas:

I - Os resultados obtidos pelas crianças de Reggio Emília em suas experiências em grupo e seus projetos, são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.

II - Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades.

III - Na abordagem de Reggio Emilia, a escola deve ser silenciosa, disciplinada e os professores devem conferir os procedimentos para não sair da rotina.

IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
I, II e III

c)
I, II e IV

d)
II, III e IV

5)
Diante da autenticidade necessária a um projeto escolar, o professor deve:

I - Avaliar os alunos no final do processo, atribuindo notas, visto ser extremamente complicado a avaliação no percurso;

II – Considerar que o problema a ser resolvido deve ser relevante para os alunos e ter caráter real, que traga aprendizagens significativas

III - Compreender sua responsabilidade social e investir na interação e no compartilhamento das decisões;

IV – Acompanhar parcialmente as ações das crianças, deixando-as trabalharem sozinhas, decidirem as ações, se organizarem com materiais, evitando interagir ou mediar situações.

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas I e IV.

c)
Estão corretas as alternativas II e III.

d)
Estão corretas as alternativas III e IV
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Respostas Av 2 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Provas virtuais AV1 e AV2 Práticas pedagógicas interdisciplinar: escola e sociedade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: