Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV1 AV2 Prática Pedagógica Interdiciplinar: Infância e suas Linguagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa



Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/09/2014

MensagemAssunto: AV1 AV2 Prática Pedagógica Interdiciplinar: Infância e suas Linguagens   Qui Nov 05, 2015 8:27 am

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1 05/12/2015

1)O ensino e a aprendizagem estão presentes em todos os momentos de nossa vida e durante toda a vida do ser humano, por meio da educação. Sobre esse processo assinale a alternativa correta.

Alternativas:

• a)Há no mínimo três tipos de educação que acontecem em diferentes contextos. A educação formal é institucionalizada, regida por documentos oficiais e legais.
• b)A educação informal acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino.
• c)A educação não formal acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
• d)A educação informal é organizada e planejada para momentos específicos em espaços institucionalizados. Esses momentos são marcados pela interação, participação e trocas.


2)O educador deve sempre pensar o dia a dia da escola como um espaço de constantes reflexões e ações sobre a formação do ser social. Para a verdadeira formação, na infância trabalhamos com os princípios básicos da Educação Infantil que são:
Alternativas:
• a)Ético da sensibilidade e criatividade; Político dos direitos da cidadania e democracia: Estético da autonomia.
• b)Ético do direito à ordem democrática; Político da criatividade e ludicidade: Estético da sensibilidade
• c)Ético da autonomia e solidariedade; Político dos direitos da cidadania e democracia: Estético da sensibilidade.
• d)Ético da autonomia e solidariedade; Político do respeito ao bem comum e diferentes culturas: Estético da sensibilidade


3)Sobre os aspectos básicos de organização das ações e do espaço pedagógico na educação infantil, analise as alternativas:

I - A roda de conversa é um momento valioso para a aprendizagem no início da aula pois contempla os princípios da educação infantil e a criança pode participar democraticamente expressando-se.
II - A arte como uma das linguagens da infância possui posição de destaque nos espaços educativos e pode ser trabalhada de forma interdisciplinar.
III - A metodologia da roda de conversa possui eficácia nas ações planejadas e executadas em espaços educativos formais, devendo ser restrita à escola.
IV - O professor de educação infantil deve sensibilizar a criança com a linguagem da arte ainda que ele próprio não esteja sensibilizado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
• a)I e II
• b)I, II e III
• c)I, II e IV
• d)II, III e IV

4)Deve-se considerar que, tanto no espaço educativo formal quanto não formal, o educador busque prezar a condição de participação da criança nas situações que lhe dizem respeito. Sobre a participação infantil assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

(F ) A natureza humana é essencialmente lúdica. Segundo o texto de estudo, o adulto não sente necessidade de brincar, mas a criança sim.
(V ) Nos momentos lúdicos a criança aprende observando a atitude do educador, resolvendo situações problemas e exercendo a ética infantil na sua participação e exercício da sua autonomia e responsabilidade.
(V ) A criança precisa participar ativamente na organização dos espaços lúdicos, pois esses espaço dizem respeito à criança e essa participação é parte do exercício de sua cidadania.
(V ) O brincar e a participação política devem ser indissociáveis na formação da criança. Trabalhar esses dois aspectos é atualmente uma das orientações necessárias para a conquista da emancipação social.

Alternativas:
• a)F, F, V, V
• b)V, F, V, F
• c)V, V, F, F
• d)F, V, V, V

5)Sobre a participação infantil na fala de diferentes teóricos, o que afirma cada um deles? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:

• a)Para Huizinga, as crianças não imitam simplesmente os modelos adultos nessas brincadeiras, mas antes elaboram e enriquecem continuamente os modelos adultos para atender seus próprios interesses.
• b)Para Corsaro as crianças são capazes de intervir, fazer propostas e dar suas opiniões sobre os problemas da cidade, porque também vivem ali, como todo cidadão
• c)Para Tomás a criança não é mero receptor das influências a que está sujeita, é também um ator em contínuo desenvolvimento e com opinião própria
• d)Para Tonucci a conscientização é construída com o exercício constante do respeito aos outros e a si mesmo; da possibilidade de se discutir uma regra e mudá-la; da participação com a opinião e interferência efetiva na realidade.


AVALIAÇÃO VIRTUAL 2 05/12/2015

1)Junqueira Filho enfatiza a importância do acompanhamento do professor na educação da criança a partir das linguagens geradoras. Sobre aspectos desse tema, assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

(V ) O processo de seleção e articulação dos conteúdos só atingirá os desejos, interesses e necessidades das crianças, se realizado a partir da leitura articulada, pelo professor, das diferentes linguagens das crianças.
(F ) Essa concepção orienta o trabalho realizado no âmbito da educação não formal, em importantes momentos de seleção e articulação de conteúdos.
(V ) Para Junqueira Filho, linguagem geradora é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber.
(F ) Os temas-assuntos-linguagens emergem como prioritários na interação das crianças com as linguagens escolhidas pela professora a partir de diálogos estabelecidos na reunião de professores e coordenadores pedagógicos.

Alternativas:
• a)F, F, V, V
• b)V, F, V, F
• c)V, V, F, F
• d)F, V, V, V

2)De acordo com o texto de estudo qual é a definição de protagonismo compartilhado? Assinale a resposta correta;
Alternativas:

• a)O trabalho em conjunto entre o professor e gestor, na eliminação das barreiras produzidas pelos espaços físicos escolares e pela ausência dos recursos.
• b)As propostas planejadas pelo professor que exigem as atividades em grupos na sala de aula, quando os alunos interagem entre si.
• c)O ato de compartilhar materiais escolares entre os alunos, o que favorece a ação solidária no grupo.
• d) A relação entre professor aluno, onde há participação de ambos nas decisões a serem tomadas que inclui também os assuntos a serem ensinados.

3)Reggio Emília é uma cidade Italiana cujo trabalho realizado na educação infantil tem sido referência nas escolas aqui no Brasil. Sobre esta abordagem de trabalho assinale a alternativa correta:

Alternativas:

• a)Loris Malaguzzi, não recebeu influencia teórica para idealizar seu trabalho criou sua própria teoria.
• b)Piaget foi o principal responsável pela política educativa da rede de escolas infantis e creches de Reggio Emília, que prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
• c)Um aspecto relevante na proposta pedagógica da escola é a valorização da representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promoverem a aprendizagem da criança.
• d)A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho individual e autônomo, com enfoque didático tradicional

4)Sobre as ações didáticas do professor de Reggio Emília e os aspectos que envolvem o dia a dia na escola, analise as alternativas:

I - Os resultados obtidos pelas crianças de Reggio Emília em suas experiências em grupo e seus projetos, são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
II - Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades.
III - Na abordagem de Reggio Emilia, a escola deve ser silenciosa, disciplinada e os professores devem conferir os procedimentos para não sair da rotina.
IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
É correto o que se afirma em:

Alternativas:
• a) I e II
• b)I, II e III
• c)I, II e IV
• d)II, III e IV

5)Diante da autenticidade necessária a um projeto escolar, o professor deve:

I - Avaliar os alunos no final do processo, atribuindo notas, visto ser extremamente complicado a avaliação no percurso;
II – Considerar que o problema a ser resolvido deve ser relevante para os alunos e ter caráter real, que traga aprendizagens significativas
III - Compreender sua responsabilidade social e investir na interação e no compartilhamento das decisões;
IV – Acompanhar parcialmente as ações das crianças, deixando-as trabalharem sozinhas, decidirem as ações, se organizarem com materiais, evitando interagir ou mediar situações.

Alternativas:

• a)Estão corretas as alternativas I e II.
• b)Estão corretas as alternativas I e IV.
• c)Estão corretas as alternativas II e III.
• d)Estão corretas as alternativas III e IV

RESPOSTAS: AV1: 1A 2C 3A 4D 5C - AV2 1B 2D 3C 4C 5C Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
AV1 AV2 Prática Pedagógica Interdiciplinar: Infância e suas Linguagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Respostas Av 2 Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade
» Provas virtuais AV1 e AV2 Práticas pedagógicas interdisciplinar: escola e sociedade

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: