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 Av 1 e Av 2 - Pedagogia-Seminário Interdisciplinar VI

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denilsontota



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2015

MensagemAssunto: Av 1 e Av 2 - Pedagogia-Seminário Interdisciplinar VI   Seg Nov 02, 2015 4:22 pm

1)- Leia o enunciado a seguir:

De acordo com a Proposta Curricular do Curso Pedagogia (Guia de Percurso, 2010, p.32), dentre os objetivos do Estágio em instituições que desenvolvem atividades voltadas para a Educação Infantil, surge a possibilidade ao acadêmico do Curso de Pedagogia vivenciar, a partir da observação:

I - O exercício da experiência profissional.

II - A interpretação do modo de ser e de fazer, utilizado por cada profissional durante a realização de uma ação.

III - Propicia diferentes leituras: dele no lugar do professor; dele no lugar do aluno; dele em um contexto diferente e dele diante da própria situação.

IV - Um estrangeiro em terra estranha, que não percebe nuances que passa desapercebida por aqueles que ali vivem, na verdade, fica perdido nesse espaço.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

   a) I, II e IV estão corretas.
   b) II,III e IV estão corretas.
   c) III e IV estão corretas.
   d) I, II e III estão corretas.

2) Leia o enunciado a seguir:

A bagagem teórica torna-se suporte de interpretação do observado. De acordo com Pimenta (2010, p. 93) a prática não existe sem um mínimo de ingredientes teóricos, tais como:

I - Conhecimento da realidade.

II - Conhecimento da prática acumulada.

III - Conhecimento da teoria desvinculada da atividade prática.

IV - Dos meios, das técnicas utilizadas pela prática/transformação.

V - Da antecipação de objetivos ou resultados que se pretenda atingir.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

   a) I e III estão corretas.
   b) I, II e III estão corretas.
   c) III, IV e V estão corretas.
   d) I, II, IV e V estão corretas.

3) Ao tratar do estágio na educação infantil podemos afirmar que:

Alternativas:

   a) É um processo criador, de investigação, explicação, interpretação e intervenção na realidade através da docência que é entendida como a base da identidade do curso de formação.
   b) É um processo criador, de explicação, transmissão e reprodução dos conteúdos que foram aprendidos na universidade.
   c) É um processo de investigação, explicação, interpretação, porém sem intervenção na realidade.
   d) É um processo de investigação, porém não há intervenção na realidade.

4) O estágio curricular supõe além da observação e convivência, também a relação pedagógica entre alguém que já se considera um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno principiante na profissão. Sendo assim, é considerado:

Alternativas:

   a) Um processo que se esgota no cotidiano, porque auxilia na construção do conhecimento, haja vista que o conhecimento se dá por intermédio da pesquisa sobre a prática.
   b) Um processo que não se esgota no cotidiano, porque auxilia na construção do conhecimento, haja vista que o conhecimento se dá por intermédio da pesquisa sobre a prática.
   c) Um processo que não se esgota no cotidiano, porque auxilia na construção do conhecimento, haja vista que o conhecimento se dá por intermédio da cópia e reprodução de conteúdos aprendidos na universidade.
   d) Um processo que se esgota no cotidiano porque o conhecimento se dá por intermédio da pesquisa sobre a prática.

5) A Disciplina Estágio Obrigatório II, ao procurar contribuir com o acadêmico, do Curso de Pedagogia, diante da possibilidade de intervenção junto a espaços ligados a Educação Infantil, como forma de atuação, diante do exercício de integração entre teoria e prática, paralelamente apresenta a possibilidade do exercício de (o):

Alternativas:

   a) Planejamento.
   b) Reavaliação.
   c) Gestacional.
   d) Extensão.


Av 2                                                                                                                                                                              1) Ao analisarmos as diferentes funções que a creche no Brasil apresentou historicamente observamos, segundo Kramer (1987), que ao longo da história estiveram presentes várias tendências e tipos, sendo a primeira:

Alternativas:

   a) Assistencialista.
   b) Compensatória.
   c) Pré-alfabetização.
   d) Jardim.

2) A creche com função compensatória foi sendo criticada a partir do final da década de setenta, pelo fato de:

Alternativas:

   a) Ter um conceito pré-concebido de que faltava às crianças pobres, certos requisitos que as capacitasse para a possibilidade de conquistar o sucesso escolar.
   b) As crianças de menor poder aquisitivo, não poderiam se igualar às crianças mais favorecidas, gerando assim, uma igualdade do desempenho escolar. Porém, essa concepção acabava na verdade discriminando as crianças pobres.
   c) Atender apenas as crianças de maior poder aquisitivo, pois não previa a igualdade de direitos e nem mesmo a ascensão social.
   d) Não ter um conceito pré-concebido para às crianças pobres, no que tange o sucesso escolar.

3) Tendo como referência a política da educação infantil, vários educadores têm se interessado pelo estudo da criança de 0 a 5 anos. Tais estudos vêm demonstrando a importância desse período para o lançamento dos alicerces de um desenvolvimento integral, sadio e harmonioso da criança, bem como a conscientização de uma formação profissional comprometida com a nova proposta do ensino. Um documento que traz essa concepção podemos apontar:

Alternativas:

   a) O Regimento Escolar para os anos iniciais.
   b) O Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil.
   c) O calendário escolar.
   d) O Conselho Nacional da Educação Infantil.

4) Através de debates e manifestações os movimentos sociais já reivindicavam maior atenção do poder público para a questão da infância. Na época, sugeriam a implantação de políticas que viessem ao encontro dos anseios da comunidade garantindo o atendimento das crianças em creches e pré-escolas com profissionais qualificados para esse atendimento. Um dos autores que defendia a universalização da educação infantil é:

Alternativas:

   a) Katia Abud.
   b) Selva Guimarães Fonseca.
   c) Marcos Silva.
   d) Sonia Kramer.

5) O movimento em favor da Educação Infantil no Brasil adquiriu força a partir da Constituinte encarregada de elaborar e aprovar a Constituição de 05/10/1988. Surge posteriormente a Promulgação da LDB 9394/96, que reconhece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica e também o:

Alternativas:

   a) Parâmetros Curriculares Regionais.
   b) Diretrizes Nacionais Infantis.
   c) Projeto Político Pedagógico.
   d) Estatuto da Criança e do Adolescente.
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Cristal



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MensagemAssunto: RESPOSTA DA AV2 FOI SEM ERRO   Seg Nov 09, 2015 10:10 am

AV2; A,A,B,D,D
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Cristal



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MensagemAssunto: Re: Av 1 e Av 2 - Pedagogia-Seminário Interdisciplinar VI   Seg Nov 09, 2015 6:15 pm

Cristal escreveu:
AV2; A,A,B,D,D
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MensagemAssunto: Re: Av 1 e Av 2 - Pedagogia-Seminário Interdisciplinar VI   

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