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 Alguém respondeu a DP do Seminário VII

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patricionunes20



Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/09/2012

MensagemAssunto: Alguém respondeu a DP do Seminário VII   Sab Out 24, 2015 4:52 pm

AV1
1)
Muitas pessoas consideram que a criatividade trata-se de um momento de inspiração, no qual a pessoa cria algo de modo instantâneo. No entanto, os estudos científicos apresentados na web aula apontaram outros modos de compreender o processo criativo. Assim a partir do que estudamos assinale a resposta correta sobre como se caracteriza a criatividade:

Alternativas:

a)
A criatividade é decorrente de um trabalho mental que o sujeito realiza ao pensar, refletir na busca de uma solução sobre algo, etc. Tal esforço normalmente é decorrente de uma situação desafiadora. Por isso, na escola o professor para promover o desenvolvimento da criatividade do aluno necessita provocá-la, exercitá-la constantemente.

Alternativa assinalada
b)
A criatividade é genética, por isso temos sujeitos que nascem criativos e sujeitos que não nascem criativos.

c)
A criatividade pode ser aprendida por observação, não necessariamente precisa ser exercitada.

d)
As pessoas envolvidas com a arte são pessoas mais criativas do que de outras áreas, pois exercitam muito o pensamento abstrato.

2)
Imaginação criadora é o termo que Vygotsky (1982.31-32) utilizou para explicar um dos modos de funcionamento do cérebro humano. O autor ainda destaca que dentre os fatores que possibilitam o exercício da criação está a experiência social acumulada.

VYGOTSKY, L.S. Imaginación y el arte enlainfancia. Madri: Hispanicas, 1982.

Sobre a experiência social acumulada considere:

I – Uma criança ao fazer um desenho sobre a floresta expressa como conteúdo a vivência que acumulou sobre o tema.

II – Quando um artista faz uma cópia fiel da obra de outro artista está sendo tão criativo quanto o primeiro, pois ele também tem uma ação criativa a partir da experiência acumulada do outro.

III – O artista que pintou o quadro da Revolução Francesa, não esteve presente em tal embate. No entanto, o pintor escutou pessoas que participaram daquele momento histórico e a partir de tais relatos criou uma obra representativa a partir da experiência social acumulada.

Assinale a alternativa correta sobre a ação criativa resultante da experiência acumulada:

Alternativas:

a)
I e II

b)
I e III

Alternativa assinalada
c)
I, II e III

d)
Apenas II está correta

3)
Quando posto em atividade o cérebro humano não é um órgão que se limita a reproduzir impressões vividas, mas também realiza a atividade combinatória ou criadora. Tal processo se expressa através da imaginação. Sobre o processo da imaginação assinale F para Falso e V para Verdadeiro:

( ) Capacidade de criar imagens mentais que se combinam para representar uma experiência, situação, etc.

( ) Imaginar está relacionado apenas a percepção visual da pessoa sobre algo.

( ) A imaginação possibilita a pessoa saber sobre coisas que ela nunca vivenciou, mas ouviu falar, viu uma foto, etc. Por exemplo, eu não preciso colocar a mão no fogo para saber que o fogo queima, basta alguém me falar isso e eu imagino tal situação.

( ) A faculdade imaginativa está na base de qualquer processo de construção do conhecimento.

Alternativas:

a)
V, V, V, F

b)
F, V, F, V

c)
F, V, V, V

d)
V, F, V, V

Alternativa assinalada
4)
Se voltarmos à história, mais especificamente ao século XVIII, veremos que a capacidade de um sujeito criativo estava associada a concepções diferentes das que temos na sociedade contemporânea. Assinale abaixo a alternativa que responde corretamente as características relacionadas ao sujeito criativo do séc. XVIII:

:

Alternativas:

a)
Louco; irracional; fora dos padrões.

b)
Racional; gênio; intuitivo.

Alternativa assinalada
c)
Racional: sensível; intuitivo.

d)
Louco; racional; insensível.

5)
A criatividade é um tipo de habilidade humana cada vez mais valorizada, bem como exigida na contemporaneidade e em diferentes áreas. Sobre a criatividade presente em diferentes áreas, podemos afirmar:

I – Todas as áreas são beneficiadas e podem avançar a partir das ações de sujeitos criativos.

II - Os avanços tecnológicos em diferentes esferas marcaram a história da humanidade e foram decorrentes do esforço de sujeitos que se colocaram arduamente a criar, inventar e solucionar problemas.

III – A criatividade não depende do sujeito, mas do campo profissional no qual atua.

Alternativas:

a)
I e II

b)
II e III

c)
I, II e III

d)
Apenas I

Alternativa assinalada

AV2
1)
A criatividade considerada enquanto potencial humano é _______ de todos e por isso precisa ser estimulada em qualquer ambiente. Se nos referirmos às crianças que estão em instituições de educação infantil, tal _____ também se faz presente e precisa ser _______, com a inclusão de práticas, nas quais a criatividade infantil seja _________.

As palavras que completam corretamente as lacunas acima são respectivamente:

Alternativas:

a)
direito; obrigação; desrespeitado; desenvolvida

b)
direito; direito; respeitado; desenvolvida

c)
obrigação; favor; respeitado; desenvolvida

d)
direito; favor; respeitado; desenvolvida

2)
O desenvolvimento da criatividade na escola não se faz com a criança trilhando um caminho solitário, pelo contrário, educador, criança e objetos da cultura precisam estar juntos. Sobre a relação entre escola e criatividade da criança considere:

I- A inclusão de projetos na escola garante o ensino pautado na criatividade do aluno, desde que haja flexibilidade nos conteúdos de modo que o aluno também seja co-participante.

II- Muitas escolas na tentativa de organizar um ensino caracterizado pela promoção da criatividade organizam propostas com projetos muito bacanas. No entanto, se esses projetos não tiverem nenhuma identificação com o aluno, dado a rigidez com que são estruturados, não promoverão a criatividade.

III- As escolas que se preocupam principalmente em cumprir suas grades curriculares acabam por não desenvolver o potencial criativo da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
II e III

c)
I, II e III

d)
Apenas I

3)
Sobre a prática pedagógica criativa assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) Muitas vezes percebemos que os professores não integram em sua prática ações criativas, pois toda a estrutura da escola não deixa o educador ser autor de suas escolhas e com isso muitos sentem-se desanimados e se acomodam.

( ) Não podemos dizer que o professor é o único responsável pela falta da criatividade na escola, pois há um contexto interferindo nisso.

( ) Mesmo que o professor esteja numa escola que não o convoque ser criativo, deve buscar não ser acomodado e mesmo diante de tal desafio desenvolver ações criativas.

Alternativas:

a)
V, V, V

b)
F, V, F

c)
F, V, V

d)
V, F, V

4)
Quando as situações de aprendizagem são intencionalmente criadas na escola com vistas a estimular o potencial criativo, surge a dimensão educativa. Mas para que a criatividade de fato seja estimulada é preciso que seja mantido a _________ e ____________ da criança, com isso o educador está _________a criatividade infantil.

Alternativas:

a)
espontaneidade; desrespeito; desenvolvendo

b)
obrigatoriedade; direito; limitando

c)
espontaneidade; autoria; potencializando

d)
obrigatoriedade; favor; desenvolvendo

5)
Ao fazermos uma proposta para a educação básica infantil é relevante que se considere as necessidades da criança nesse momento do seu desenvolvimento. Sobre as ações do educador com relação à criança, considere e analise as afirmativas:

I – Devemos criar condições para dar voz à criança, ou seja, autorizá-la a se colocar com autoria em suas criações.

II – O modo como o educador intermedia uma ação da criança em nada interfere no desenvolvimento de seu potencial criativo.

III – Aprender e criar são ações que devem ser articuladas, pois se isso acontece, a criança desenvolve o prazer pela busca do conhecimento.

IV – O professor pode organizar situações criativas, mas o esforço para criar é de autoria da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II

b)
III e IV

c)
I, III e IV

d)
II, III e IV
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Amanda lima



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Data de inscrição : 09/04/2014

MensagemAssunto: respostas da avaliação seminario VII   Sex Out 30, 2015 5:22 pm

AV1 1A 2B 3D 4A 5A


AV2 1B 2C 3A 4C 5C

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