Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
liawrage

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 37
Localização : rio grande do sul

MensagemAssunto: Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre   Ter Out 20, 2015 9:21 am

Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II


1)A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre:

Alternativas:

a)
polarização e dispersão econômica

b)
elitização e popularização financeira

c)
homogeneização e diversidade cultural

d)
especialização e flexibilidade profissional

2)


A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:

Alternativas:

a)
defasagem salarial

b)
diversidade cultural

c)
associativismo sindical

d)
disparidade educacional

3)


Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:

Alternativas:

a)
integração étnica

b)
ação civilizadora

c)
cooperação militar

d)
proteção ambiental

4)
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. É elemento incluído na Lei nº 9.394/96 (LDB) pela Lei nº 10.639/03 como componente curricular:

Alternativas:

a)
o ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna.

b)
a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.

c)
o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.

d)
a história e cultura afro-brasileira e indígena.

5)
Observe a lei abaixo, depois responda:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras." (NR)

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Fernando Haddad

Quanto ao estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
limita-se às áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.

b)
é obrigatório apenas nos estabelecimentos educacionais privados.

c)
é obrigatório apenas para o ensino médio e facultativo no âmbito do ensino fundamental.

d)
os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
rosinha



Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 44
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: Re: Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre   Qua Nov 04, 2015 11:47 am

AV1
CBBDD
AV2
ABABA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
liawrage

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 23/06/2012
Idade : 37
Localização : rio grande do sul

MensagemAssunto: Re: Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre   Qua Nov 11, 2015 1:10 pm

Obrigada!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II do curso de educação fisica. 2º semestre
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» seminário Av1 prática 2
» Av 1 e 2- Políticas Públicas na Educação Básica 2°Semestre
» Operadores Bitwise – Matemática Lógica Aula 2 de 2
» [Scripts]Matemática Bruta
» Na União Soviética, a Euro 2012 assiste você!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: