Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Av 1 - Especialização em Gestão e Organização da Escola - As Atribuições do Supervisor Escolar no Espaço Educativo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Antonio Reis



Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/10/2015

MensagemAssunto: Av 1 - Especialização em Gestão e Organização da Escola - As Atribuições do Supervisor Escolar no Espaço Educativo   Seg Out 05, 2015 7:26 pm

1) Assinale a opção correta quanto à implantação da supervisão no Brasil.
Alternativas:

a)Somente foi oficializada com a Lei 5692/71, apoiada no Parecer do CFE nº 252 de 1969 que reformulou os cursos de Pedagogia criando as habilitações, a formar o especialista em educação.
b)Foi instituída no Brasil como Parecer do CFE nº 252 de 1969 que introduziu a formação do técnico em educação que agrupava várias funções, resultante da influência do modelo de administração clássica.
c)Já existia no Brasil desde o período jesuítico na figura de um reitor geral, a quem todos os professores e alunos deveriam obedecer. Cabia-lhes a função de somente assistir as aulas e ler os apontamentos dos alunos, com o objetivo de avaliar o aluno.
d)A ideia de supervisão surgiu no Brasil, com a instituição do cargo de prefeito dos estudos foi criado pelo alvará de Pombal, após a expulsão dos jesuítas e tinha a função de preparar os professores que eram leigos.
e)Passou a existir com a figura o inspetor geral na década de 1970, que era um agente específico com a responsabilidade de supervisionar todas as escolas, colégios, casas de educação, conferir diploma, autorizar abertura de escolas e revisava livros.

2) No contexto do sistema escolar brasileiro, existem diferentes pontos de vista e diferentes expressões da ação supervisora na educação, sendo que a manifestação de sua denominação traz a atribuição de sua identidade e o âmbito de atuação. Assinale a alternativa correta sobre a supervisão de ensino
Alternativas:

a)Supõe a atuação em âmbito de sistemas de ensino, extrapola. as atividades da escola e possui uma conotação mais ampla que envolve tanto a atuação em âmbito macro como micro.
b)Designa a função de supervisores que atuam diretamente nas escolas como parte do corpo gestor da instituição desenvolvendo serviços administrativos, de funcionamento geral e pedagógico.
c)É a expressão usada para designar a atuação de supervisores em instâncias intermediárias. Alguns estados adotam esse termo, como por exemplo, o Estado de São Paulo, Porém, essa função intermediária não se aplica a todos os estados brasileiros.
d)Comporta os sentidos da ação supervisora em aspectos mais específicos, como a coordenação pedagógica realizada em escolas e em processos educacionais em organizações não governamentais.
e)Corresponde à função de acompanhar o trabalho por área de conhecimento ou de um curso tanto na educação básica como superior. Destina-se a trabalhar com as questões pedagógicas de cursos.

3) Leia e analise as afirmativas.
I – A função supervisora tem sua atuação reconhecida e descrita na LDB 9394/96, sendo destituída a necessidade de explicitação dessa função nos sistemas de ensino ou nas escolas.
II – A função supervisora desponta como agente transformador, necessário para a superação dos desafios presentes no século XXI.
III - A função supervisora deve ser vista como a articuladora do projeto de educação onde se encontre em sistemas de ensino ou em organizações não governamentais.

Assinale a opção que contém somente as afirmativas corretas.
Alternativas:

a)estão corretas somente as alternativas I e II.
b)estão corretas somente as alternativas II e III.
c)estão corretas somente as alternativas I e III.
d)Todas as alternativas estão corretas.
e)Nenhuma alternativa está correta.

4) Leia e analise as afirmativas.
I – A partir dos anos 90, o contexto escolar, se vê imerso em uma contradição, apresentando-se como participante de uma estrutura excludente, na qual o Estado esvazia seu sentido e passa a reforçar a diferenciação pela focalização na escola, gerando a desagregação.
II - O momento histórico exige uma interpretação mais elaborada e uma nova política, para garantir, saber produzido historicamente pelas gerações passadas, sendo que esse saber serve como suporte para a produção de novos saberes. Essa é a função social da escola – a efetiva socialização do saber, sua real identidade.
III – A ação supervisora transformadora na escola, tem como ponto de partida uma “ampla visão” e, esta é coletiva, contrária a uma postura individualizada que tenta expressar a “supervisão”, numa concepção ingênua que é a de super herói.

Assinale a opção que contém somente as afirmativas corretas.
Alternativas:

a)estão corretas somente as alternativas I e II.
b)estão corretas somente as alternativas II e III.
c)estão corretas somente as alternativas I e III.
d)Todas as alternativas estão corretas.
e)Nenhuma alternativa está correta.

5) No contexto atual, o prefixo “super” da supervisão, não deve remeter a uma posição hierárquica superior. Esse profissional assume funções na escola que perpassam vários setores. Assinale a alternativa incorreta sobre essas funções.
Alternativas:

a)A visão sobre o processo de aprendizagem, expressa em sua essência uma “ampla visão” sobre os elementos de integração, coletividade, colaboração e companheirismo.
b)Assume a função de implementar, participar, articular e/ou assessorar uma prática pedagógica transformadora, tendo como base a clareza de sua historicidade e reconhecimento de seu papel, mediadas por atitudes concretas no cotidiano.
c)Enquanto corpo gestor numa secretaria, numa instância intermediária ou numa unidade de ensino, seu trabalho se pauta em indicadores de qualidade para estabelecer metas, na utilização de diálogo franco entre os seus e na integração dos interesses e necessidades da comunidade local.
d)Busca promover um ambiente de trabalho que estimule a iniciativa de ações transformadoras no espaço institucional com criatividade e valorização profissional.
e)Figura como um especialista em educação com o fim de exercer a função de controlador do processo de produção, como elemento mediador entre o sistema e a unidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Reis



Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/10/2015

MensagemAssunto: Respostas   Qui Out 15, 2015 7:39 pm

1-A
2-C
3-B
4-D
5-E
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Av 1 - Especialização em Gestão e Organização da Escola - As Atribuições do Supervisor Escolar no Espaço Educativo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Av 1 - Especialização em Gestão e Organização da Escola - As Atribuições do Supervisor Escolar no Espaço Educativo
» Av 2 - Pós - Especialização em Gestão e Organização da Escola - Avaliação Institucional e Avaliação da Aprendizagem do Espaço Escolar
» Pós em Gestão - disciplina :As atribuições do Supervisor Escolar no Espaço Educativo
» Correção errada AV 2 - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
» WA 1 - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO COTIDIANO DO ESPAÇO EDUCATIVO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: