Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AV 1 Avaliação da Aprendizagem e Ação docente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
gleyd Baldez



Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 43

MensagemAssunto: AV 1 Avaliação da Aprendizagem e Ação docente    Qui Set 17, 2015 4:59 am

1)
No Brasil, a educação básica passou a ser avaliada na década de 90, cabendo ao Inep, a organização de programas de avaliação. "A partir de 1995, o Brasil conseguiu implantar um sistema de avaliação e informação da educação por meio da reestruturação do Inep e com a realização de censos variados e testes de desempenho em todos os níveis de ensino" (COELHO, 2007, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n59/v16n59a05.pdf). Sobre a avaliação da educação básica é correto afirmar que:

I – A partir dos anos 90, a avaliação ganhou proporção nacional com a realização da avaliação educacional que concentra programas de avaliação em larga escala.

II – A avaliação educacional é a avaliação em termos mais gerais que engloba todas as formas de avaliação, como a avaliação em larga escala, que constitui a avaliação externa e a avaliação institucional.

III - A avaliação da aprendizagem escolar tem, nesse século, subsidiado os rumos da política educacional no Brasil, resultando em grandes programas educacionais, tais como a expansão do ensino de oito para nove anos.

Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas:

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas II e III.

c)
Estão corretas as alternativas I e III.

d)
Todas as alternativas estão corretas.

2)
A avaliação é a primeira ação concreta para se aderir às metas do compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC . "O novo índice, o Ideb, é um indicador de qualidade educacional, desenvolvido pelo INEP, que combina informações de desempenho obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), com informações sobre rendimento escolar (taxas de aprovação)" (COELHO, 2007, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n59/v16n59a05.pdf). Sobre o Ideb é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O Ideb foi criado em 2007 e é o primeiro indicador de qualidade educacional no Brasil. Envolve somente os resultados das avaliações em larga escala.

b)
O Ideb foi criado em 2007 e é o primeiro indicador de qualidade educacional no Brasil. Envolve somente o fluxo escolar, isto é, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declara no censo escolar.

c)
As médias de desempenho nas avaliações do Saeb são utilizadas para o cálculo do Ideb, sendo que esse constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação previsto no PDE.

d)
O Ideb é descrito em gráficos e constitui uma reedição de iniciativa já adotada na década de 70, que reúne, em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional.

3)
"É importante registrar que, desde 1995, o Saeb vem perseguindo de modo consequente esse aprimoramento. Essa aferição é muito importante para o gestor de políticas públicas mas, como ela não envolve explicação, não oferece subsídios de orientação específica para formulação de políticas públicas" (FRANCO, 2001, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n17/n17a09). Durante sua existência, O Saeb sofreu alterações, sendo correto afirmar que:

Alternativas:

a)
No ano de 2005, o Saeb foi reestruturado e passou a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Provinha Brasil.

b)
O Saeb é uma prova obrigatória para estudantes do ensino fundamental, de 5° e 9° anos, tanto da rede pública como da rede privada.

c)
O Saeb é uma prova obrigatória, realizada anualmente e aplicada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo utilizado como substituição de processo seletivo para ingresso no ensino superior em universidades federais.

d)
Em 2005 o Saeb passou a ser composto pela Aneb pela Anresc, também conhecida como Prova Brasil, sendo que ambas avaliam as habilidades em Língua Portuguesa, com foco na leitura e Matemática com foco na resolução de problemas.

4)
Além do Saeb e Prova Brasil, outros programas de avaliação foram implantados, dentre eles, a Provinha Brasil que "é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados" (FREITAG, ALMEIDA e ROSÁRIO, 2013, disponível: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n237/a04v94n237.pdf). Sobre a provinha Brasil é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
A Provinha Brasil é uma avaliação de alfabetização semelhante aos outros programas de avaliação em larga escala, porque não confere autonomia a professores e/ou gestores na sua aplicação e na utilização dos seus resultados, uma vez que fornece respostas diretamente ao INEP e MEC e por possuir uma metodologia de aplicação que contempla leitura de gráficos com interpretação dos resultados, reforçando, portanto, o seu caráter diagnóstico e não classificatório.

b)
A Provinha Brasil é uma avaliação de alfabetização que difere dos demais mecanismos avaliativos por conferir autonomia a professores e/ou gestores na sua aplicação e na utilização dos seus resultados, uma vez que fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, por possuir uma metodologia de aplicação que possibilita uma imediata leitura e interpretação dos resultados, reforçando, portanto, o seu caráter diagnóstico e não classificatório.

c)
A Provinha Brasil é uma avaliação aplicada ao quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, que difere dos demais mecanismos avaliativos por ser construída com questões dissertativas que confere autonomia aos estudantes para emitir suas respostas, repassando aos professores e/ou gestores resultados fidedignos, por possuir uma metodologia de aplicação com caráter diagnóstico e não classificatório, superando a aplicação de testes padronizados.

d)
A Provinha Brasil é uma avaliação aplicada ao nono ano do ensino fundamental, semelhante aos demais mecanismos avaliativos, sendo construída de questões dissertativas que confere autonomia aos estudantes para emitir suas respostas, repassando aos professores e/ou gestores resultados fidedignos, por possuir uma metodologia de aplicação com caráter diagnóstico e não classificatório, superando a aplicação de testes padronizados.

5)
Os programas de avaliação no Brasil estão "assumindo cada vez mais, uma posição de destaque, no cenário educacional da sociedade contemporânea. O grande desafio que temos e para o qual precisamos encontrar soluções é a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos. Os indicadores sociais e educacionais mostram que temos um longo caminho a trilhar, a construir, para "garantir" a aprendizagem" (WIEBUSCH, 2012, disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1599/140), sendo correto afirmar que:

I - A avaliação educacional é um sistema de informações que tem como objetivos fornecer diagnóstico e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais.

II – A avaliação em larga escala visa à melhoria da qualidade da educação e busca avaliar o desempenho dos alunos em determinados momentos da escolarização, por meio de fatores associados, testes de proficiência, questionários contextuais, diagnóstico do sistema de ensino.

III - O contexto nacional é marcado por programas de avaliação externa para os vários segmentos da educação escolar. Para a educação básica tem-se Provinha Brasil, Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB para o ensino fundamental e Exame nacional do Ensino Médio – ENEM.

Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas:

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas II e III.

c)
Estão corretas as alternativas I e III.

d)
Todas as alternativas estão corretas.

Respostas:
1-A
2-D
3-A
4-B
5-B
Ainda não enviei, mas tenho quase certeza. Alguém já fez?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
sueder



Mensagens : 74
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 43
Localização : Linhares Espirito Santo

MensagemAssunto: AV1 E AV2 Avaliação da aprendizagem e ação docente   Qui Set 17, 2015 12:47 pm

av1 AV2
A D
C A
D C
B B
D A
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
gleyd Baldez



Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 43

MensagemAssunto: obrigada. Ajudou muito   Qui Set 17, 2015 11:01 pm

Estava em dúvida naquelas que marquei diferente, visto ser uma matéria muito complexa e longa. Agradeço pois realmente as suas estão corretas e poderei realizar a Av1 E Av2 tranquila.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: AV 1 Avaliação da Aprendizagem e Ação docente    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV 1 Avaliação da Aprendizagem e Ação docente
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV1 Avaliação da aprendizagem e ação docente
» AV 1 E AV2 AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE
» Av1 e Av2 Avaliação da Aprendizagem e ação docente
» Av1 e Av2 Avaliação da Aprendizagem e ação docente
» AV1 e AV2 de Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente 5° e 6° semestre

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: