Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

  Av. 1 Matemática 7 periodo setembro 2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tay



Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/10/2013

MensagemAssunto: Av. 1 Matemática 7 periodo setembro 2015   Dom Set 06, 2015 4:30 pm

Olá alguém consegui responder a avaliação 1 de matemática? Deu erro As Questões são essas ai:

1 Para que o aluno tenha a oportunidade de aprender Matemática de maneira significativa, ou seja, de saber "fazer" matemática ao invés de meramente "reproduzir", é essencial que o professor:

Alternativas:

a)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo situações contextualizadas e desafiadoras.

Alternativa assinalada
b)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo exercícios de memorização a partir dos exemplos fornecidos durante as aulas.

c)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo exercícios formais de Matemática em graus gradativamente mais complexos.

d)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, deixando os estudantes livres para expressarem suas opiniões e estipularem o que desejam aprender em Matemática.

2)
A Matemática está presente no cotidiano do aluno. Dessa forma, compreender os conhecimentos que o aluno já possui à cerca da Matemática, conhecimentos estes oriundos de suas experiências, contribui para que o professor oriente sua própria prática em sala de aula. Nessa perspectiva, o "fazer Matemática" em sala de aula implica em:

Alternativas:

a)
reconhecer que os diferentes conhecimentos dos alunos, os quais ele traz consigo de seu cotidiano, precisam ser moldados num padrão formal próprio da Matemática.

b)
reconhecer os erros dos alunos em sala de aula como sendo provocados por conta dos equívocos aprendidos com a matemática extraescolar (aprendida no dia-a-dia de maneira informal).

c)
reconhecer e valorizar os resultados corretos que os alunos apresentam na resolução de exercícios em sala de aula.

Alternativa assinalada
d)
reconhecer e valorizar os diferentes conhecimentos dos alunos, os quais advém de suas experiências reais e cotidianas.

3)
A aprendizagem em Matemática é um processo que depende necessariamente:

I – Do próprio estudante, ou seja, da pessoa que aprende;

II – Da interação entre o sujeito que aprende com o saber;

III – Das relações estabelecidas pelo próprio sujeito que aprende.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I e II

Alternativa assinalada
b)
I e III

c)
II e III

d)
I, II e III

4)
Sobre a Resolução de Problemas, analise as afirmativas abaixo:

I – Entende-se que a Resolução de Problemas é uma perspectiva metodológica de ensino;

II – Contribui com o desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como, para a inserção social dos mesmos;

III – Aproxima a sala de aula da realidade dos alunos partindo dos desafios que os mesmos enfrentam no seu cotidiano;

IV – Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a resolução de problemas pode ser proposta no 5º ano, pois antes disso os estudantes são incapazes de analisar e resolver uma situação-problema.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I, II e III

b)
I, II e IV

Alternativa assinalada
c)
I, III e IV

d)
II, III e IV

5)
Na perspectiva da tendência metodológica de Resolução de Problemas, ao invés de um problema propriamente, é possível

I – apresentar aos alunos, ou pedir que estes escolham uma situação problemática para investigar;

II – propor aos alunos exercícios para fixar o conteúdo aprendido em sala de aula;

III – apresentar aos alunos, ou pedir que estes escolham um exercício para resolver.

É correto afirmar:

Alternativas:

a)
Apenas I está correto.

b)
Apenas II está correto.

c)
Apenas III está correto.

d)
Apenas I e III estão corretos.

Alternativa assinalada
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
rosinha



Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 44
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: Re: Av. 1 Matemática 7 periodo setembro 2015   Ter Set 08, 2015 8:15 am

oii eu fiz essa talvez te ajude

Uma das principais atribuições do professor de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é criar em sala de aula um ambiente propício para a aprendizagem matemática, com situações ricas, desafiadoras e contextualizadas, pois assim contribuirá para que o aluno:

Alternativas:

a)

se interesse pela Matemática e passe a desenvolver um caráter investigativo e reflexivo diante de situações matemáticas.
Alternativa assinalada
b)

se interesse pela Matemática e passe a aprimorar sua capacidade de reproduzir e treinar o que foi estudado nas aulas de Matemática.
c)

se interesse pela Matemática e passe a aprimorar sua capacidade de compreender e utilizar mecanicamente algoritmos exemplificados pelo professor.
d)

se interesse pela Matemática e passe a obter melhores desempenhos nas provas, reproduzindo os exemplos fornecidos pelo professor.

2)

O "Fazer Matemática" pode ser compreendido como:

Alternativas:

a)

Resolver com rapidez e agilidade operações matemáticas.
b)

A capacidade de alunos com grande facilidade de aprendizagem em Matemática em descobrir novos conceitos nessa área.
c)

O aluno buscar caminhos próprios de resolução quando diante de situações matemáticas.
Alternativa assinalada
d)

Os alunos explicitarem o que querem aprender e o professor acatar a todas as sugestões dos alunos para planejar suas aulas.

3)

A aprendizagem em Matemática é um processo que depende:

Alternativas:

a)

do aluno, da sua interação com o saber e das relações que ele estabelece, tudo isso sendo mediado pelo professor.
Alternativa assinalada
b)

do aluno, do professor e dos conceitos matemáticos estudados.
c)

do aluno, do professor e das situações rotineiras com as quais o aluno se envolve.
d)

do aluno, das situações rotineiras com as quais o aluno se envolve, não sendo necessária a presença do professor durante todo esse processo.

4)

A atual alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem em Matemática, a Resolução de Problemas, envolve:

Alternativas:

a)

Problemas em que devem ser envolvidos somente os conteúdos em estudo no momento.
b)

Situações problemáticas que podem ser resolvidas a partir de um processo investigativo, além dos problemas convencionais e rotineiros.
Alternativa assinalada
c)

Problemas em que são envolvidos diversos conceitos matemáticos já estudados pelo aluno, com o objetivo ímpar de avaliar o que ele realmente aprendeu.
d)

Muito além do caminho que o aluno percorreu para solucionar o problema, envolve o aluno ser capaz de obter a resposta exata. Apenas quando sua resposta para o problema é correta, podemos considerar que houve resolução de problema.

5)

Para que um trabalho na perspectiva de Resolução de Problemas possa ocorrer de maneira efetiva em sala de aula é essencial:

Alternativas:

a)

que os alunos não se sintam desafiados pela atividade, pois isso certamente levará os alunos a desistirem.
b)

que os alunos conheçam muito bem os conceitos abordados no problema ou na atividade proposta.
c)

que o professor não se envolva de maneira alguma na interação do aluno com o problema ou com a atividade proposta.
d)

que selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular o aluno a participar ativamente das atividades propostas pelo professor.

1-a
2-c
3-a
4-b
5-d
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Miciane



Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/09/2015

MensagemAssunto: gostaria de participar do grupo do whatsapp.   Seg Set 21, 2015 10:39 pm

Também estou no 7° período e gostaria de fazer parte do grupo do whatsapp, meu numero e 068 92325659 Boa noite queridos amigos. Smile Smile Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
andreia761



Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/05/2015

MensagemAssunto: 7° SEMETRE DE MATEMA´TICA 2015   Ter Set 29, 2015 8:12 pm

tay escreveu:
Olá alguém consegui responder a avaliação 1  de matemática? Deu erro As Questões são essas ai:

1 Para que o aluno tenha a oportunidade de aprender Matemática de maneira significativa, ou seja, de saber "fazer" matemática ao invés de meramente "reproduzir", é essencial que o professor:

Alternativas:

a)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo situações contextualizadas e desafiadoras.

Alternativa assinalada
b)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo exercícios de memorização a partir dos exemplos fornecidos durante as aulas.

c)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, propondo exercícios formais de Matemática em graus gradativamente mais complexos.

d)
crie em sala de aula um ambiente favorável para a aprendizagem em Matemática, deixando os estudantes livres para expressarem suas opiniões e estipularem o que desejam aprender em Matemática.

2)
A Matemática está presente no cotidiano do aluno. Dessa forma, compreender os conhecimentos que o aluno já possui à cerca da Matemática, conhecimentos estes oriundos de suas experiências, contribui para que o professor oriente sua própria prática em sala de aula. Nessa perspectiva, o "fazer Matemática" em sala de aula implica em:

Alternativas:

a)
reconhecer que os diferentes conhecimentos dos alunos, os quais ele traz consigo de seu cotidiano, precisam ser moldados num padrão formal próprio da Matemática.

b)
reconhecer os erros dos alunos em sala de aula como sendo provocados por conta dos equívocos aprendidos com a matemática extraescolar (aprendida no dia-a-dia de maneira informal).

c)
reconhecer e valorizar os resultados corretos que os alunos apresentam na resolução de exercícios em sala de aula.

Alternativa assinalada
d)
reconhecer e valorizar os diferentes conhecimentos dos alunos, os quais advém de suas experiências reais e cotidianas.

3)
A aprendizagem em Matemática é um processo que depende necessariamente:

I – Do próprio estudante, ou seja, da pessoa que aprende;

II – Da interação entre o sujeito que aprende com o saber;

III – Das relações estabelecidas pelo próprio sujeito que aprende.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I e II

Alternativa assinalada
b)
I e III

c)
II e III

d)
I, II e III

4)
Sobre a Resolução de Problemas, analise as afirmativas abaixo:

I – Entende-se que a Resolução de Problemas é uma perspectiva metodológica de ensino;

II – Contribui com o desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como, para a inserção social dos mesmos;

III – Aproxima a sala de aula da realidade dos alunos partindo dos desafios que os mesmos enfrentam no seu cotidiano;

IV – Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a resolução de problemas pode ser proposta no 5º ano, pois antes disso os estudantes são incapazes de analisar e resolver uma situação-problema.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I, II e III

b)
I, II e IV

Alternativa assinalada
c)
I, III e IV

d)
II, III e IV

5)
Na perspectiva da tendência metodológica de Resolução de Problemas, ao invés de um problema propriamente, é possível

I – apresentar aos alunos, ou pedir que estes escolham uma situação problemática para investigar;

II – propor aos alunos exercícios para fixar o conteúdo aprendido em sala de aula;

III – apresentar aos alunos, ou pedir que estes escolham um exercício para resolver.

É correto afirmar:

Alternativas:

a)
Apenas I está correto.

b)
Apenas II está correto.

c)
Apenas III está correto.

d)
Apenas I e III estão corretos.

Alternativa assinalada
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Av. 1 Matemática 7 periodo setembro 2015   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av. 1 Matemática 7 periodo setembro 2015
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Resposta da Av 1 e Av 2 Avaliação de Matemática 7º Periodo
» AV2 ENSINO DE MATEMÁTICA
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Matemática / 7° semestre
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Operadores Bitwise – Matemática Lógica Aula 2 de 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: