Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Ensino de Ciências e Saúde Infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
rosinha



Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 44
Localização : santa catarina

MensagemAssunto: Ensino de Ciências e Saúde Infantil   Sex Set 04, 2015 10:17 am

AV1
O construtivismo é fundamentado nas ideias da psicologia cognitiva e se propagou no Brasil durante a década de 1980. Sobre os fundamentos do ensino construtivista, analise as afirmativas que se seguem:

I – Na perspectiva construtivista, os professores precisam conhecer as concepções prévias dos alunos para o processo de ensino-aprendizagem.

II – O construtivismo mostra o professor como o construtor do conhecimento do aluno, mediando as atividades de ensino e transmitindo conhecimento.

III – Um dos fundamentos do construtivismo é que o conhecimento nunca está totalmente pronto.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)

As afirmativas I e II estão corretas.
b)

As afirmativas I e III estão corretas.
c)

As afirmativas II e III estão corretas.
d)

As afirmativas I, II e III estão corretas.

2)

Os professores que ministram aula nas séries iniciais têm normalmente uma formação multidisciplinar, para atuarem nas diferentes disciplinas que precisam lecionar. No ensino de ciências naturais, muitas vezes os conteúdos científicos gerem dúvidas e precisam de uma maior atenção do professor em sua formação. Sobre o professor e o ensino de ciências nas séries iniciais, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)

É importante para o professor reconhecer que sua formação não se encerra na graduação, mas é preciso que seja contínua, para conseguir lidar com eventuais dúvidas que os alunos possam ter.
b)

O professor de ciências deve dominar todos os conteúdos e diante das dúvidas dos alunos estar preparado para esclarece-las, com informações que auxiliem o aluno no processo de aprendizagem.
c)

É necessário que o professor saiba que o conhecimento científico é um conhecimento verdadeiro, imutável, dinâmico, que se precisa de um conhecimento apurado do professor.
d)

Cabe ao professor entender que o aluno precisa de um conhecimento profundo sobre ciências, assim deve buscar proporcionar aos alunos, desde as séries iniciais, ferramentas de ensino-aprendizagem que possibilitem aos alunos um grande conhecimento científico.

3)

O conhecimento científico produzido pelos pesquisadores das áreas de ciências, considerado por alguns autores como o "saber sábio", não se encontram nos livros didáticos e demais materiais de divulgação escolar, exatamente conforme socializado dentre a comunidade científica. Esse conhecimento, que chamamos cientifico, passa por um processo para ser adequado ao ensino, não somente das Séries Inicias, mas também para as demais séries da Educação Básica. Assinale a afirmativa CORRETA, que representa o nome desse processo:

Alternativas:

a)

Dinâmica construtivista.
b)

Transposição científica
c)

Dinâmica científica.
d)

Transposição didática.

4)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos oficiais de ensino, em âmbito nacional, apesar de não serem mais utilizados por alguns estados na elaboração dos currículos.

Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de ciências são organizados em três eixos. Assinale a alternativa que representa os três eixos.

Alternativas:

a)

Ambiente, Corpo humano e Saúde, Recursos Tecnológicos.
b)

Meio ambiente, Corpo humano, Planeta Terra.
c)

Educação ambiental, Saúde e Educação sexual, Tecnologias.
d)

Seres Vivos, Ser humano e Saúde, Planeta Terra.

5)

O ensino por meio de atividades de investigação realizadas pelos alunos tem sido bastante defendido nas últimas décadas. Nesta proposta de ensino o professor, para ministrar um conteúdo, parte de um problema. Para realizar a investigação os alunos desenvolvem uma série de atividades que serão orientadas pelo professor, na tentativa de solucionar o problema proposto. Sobre o ensino por investigação, marque V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Durante a elaboração das hipóteses o professor apresenta suas ideias para que os alunos possam discutir em grupo.

( ) A anotação dos dados de um experimento auxilia os alunos a testarem as hipóteses levantadas e permitem aos alunos realizarem a observação e também aprendem como se registram os dados.

( ) As pesquisas bibliográficas sugeridas pelo professor auxiliam na compreensão dos dados obtidos.

( ) Antes das discussões que iram ocorrer na conclusão, os alunos devem produzir um texto sobre o conteúdo abordado no processo investigativo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas:

a)

F – V – F – V.
b)

V – F – V – V.
c)

F – V – V – V.
d)

V – V – F – F.
AV2

1)

Em 1986, ocorreu no Canadá a Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, onde reconheceu-se que a promoção da saúde deveria ser o novo paradigma adotado pelos países participantes, como uma alternativa para a resolução dos crescentes problemas de saúde. Nessa conferência definiu-se que a promoção da saúde como:

Alternativas:

a)

O processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle do processo.
b)

O processo de capacitação do indivíduo para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle do processo.
c)

O processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma menor participação no controle dos processos.
d)

O processo de capacitação do indivíduo para atuar na manutenção da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma menor participação no controle dos processos.

2)

A educação em saúde na escola é o processo pelo qual se pretende colaborar na formação de uma consciência crítica no escolar. A promoção da saúde no âmbito escolar tem três componentes principais, são eles:

Alternativas:

a)

Serviços de saúde que atendam o aluno; preocupação com a merenda escolar e a provisão de serviços de saúde.
b)

A educação em saúde com a provisão de saúde; A criação de serviços de saúde e a provisão de educação para saúde.
c)

Serviços de saúde que atendam o aluno; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.
d)

A educação em saúde com um enfoque integral; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.

3)

O crescimento do ser humano e geneticamente determinado, porém os fatores que atuam na aprendizagem são determinados pelas relações e pelo meio onde ele cresce e se desenvolve, assim se conclui que:

Alternativas:

a)

O meio ao qual se pertence é o fator menos preponderante no aprendizado.
b)

O meio ao qual se pertence não é preponderante no aprendizado.
c)

O meio ao qual se pertence é o fator preponderante no aprendizado.
d)

O meio ao qual se pertence e o fator preponderante no processo de crescimento.

4)

A orientação sexual e a prevenção nas escolas são temas que pedem políticas públicas, com parcerias entre governo e Organizações não governamentais. Isso significa incluir ações específicas como:

Alternativas:

a)

Promover uma maior liberdade ao jovem.
b)

Promover uma maior proximidade com os pais.
c)

Ações para uma capacitação mais qualificada dos alunos.
d)

Diminuir a linguagem sexual entre os jovens.

5)

Educar para a sexualidade não é tarefa das mais simples, na medida em que não se reduz meramente à transmissão de informações de um sujeito que sabe para outro que aprende. Sobre a sexualidade em relação ao ser humano, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)

Sexualidade é algo constituinte do ser humano.
b)

Sexualidade não está relacionada ao âmbito privado.
c)

A Sexualidade tem pouca influência da cultura.
d)

A Sexualidade não tem influência dos pais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Ensino de Ciências e Saúde Infantil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil
» av1 av 2 5 periodo ensino da matematica na educacao infantil
» Prova de ensino da matemática na ed inf 5 período.
» Ensino de Matemática AV1 e AV2 do 7 Período
» Respostas das av de Ensino de matematica na educação infantil -AV 01 e AV02

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: